Menu
Aparelhos Auditivos / Surdez / Surdos Que Ouvem

Aparelhos auditivos chineses: comprar ou não comprar?

As pessoas começaram a falar sobre aparelhos auditivos chineses há tempos. A maior dúvida é: comprar ou não comprar? Primeiro, saiba que aparelhos auditivos baratos – que custam entre R$200 e R$500 – definitivamente NÃO SÃO aparelhos auditivos. São meros amplificadores de péssima qualidade com poder de amplificar quase nada.

A título comparativo, são a mesma coisa que óculos de grau de camelô, só que muito pior.

Hoje em dia não faltam anúncios na internet cujo objetivo é dar um golpe em pessoas com deficiência auditiva, e eles vão de remédios que ‘curam’ ou ‘melhoram’ zumbido até esses amplificadores vagabundos.

Em tempo: existem, nos EUA, os PSAPs (personal sound amplifiers). Não confunda com essas porcarias anunciadas em sites brasileiros que são importadas da China por 5 dólares e vendidas aqui com promessas milagrosas e mentirosas.

O caminho para ouvir melhor é tratar a sua surdez

Tudo começa com uma consulta a um médico otorrinolaringologista. Depois, você fará uma audiometria com uma fonoaudióloga. Não adianta querer pular essas etapas porque não existem atalhos no caminho da reabilitação auditiva, ok?

E o único profissional habilitado para indicar qual é o melhor aparelho auditivo para o seu caso é um fonoaudiólogo com vasta experiência no assunto. Dono de lojinha de amplificador auditivo na internet não tem formação em Fonoaudiologia, ok, pessoal?

Não tem dinheiro para comprar aparelho auditivo?

O SUS fornece aparelhos auditivos gratuitos – e são das mesmas marcas e fabricantes dos aparelhos auditivos vendidos em lojas.

Artigo da Forbes

Sobre a Revolução dos Hearables

Uma fonoaudióloga explica o caso

Como sei que muita gente vai cair nesse conto do vigário, resolvi chamar minha consultora para assuntos fonoaudiológicos Mirella Horiuti, do Não Escuto, para investigar o caso e saber a sua opinião.

Esses produtos são aparelhos auditivos mesmo?

Agora estão surgindo alguns sites na internet com venda de “aparelhos auditivos” chineses com preços muito baixos (15 dólares ou menos).

Fica aqui o alerta: todos os aparelhos auditivos comercializados no Brasil necessitam de REGISTRO na ANVISA pois é esse órgão governamental brasileiro que controla a qualidade e procedência destes produtos de saúde. Em nenhum destes sites encontrei o número deste registro e o responsável técnico por eles no Brasil.

Então de duas, uma…. ou não são aparelhos auditivos ou são e estão sendo vendidos sem o conhecimento da ANVISA. Sinceramente, não sei o que é pior…

Tive a curiosidade de entrar nesses sites e procurar pelas características técnicas desses produtos. Em primeiro lugar,  todos que vi são analógicos e portanto não reduzem ruído de ambiente, controlam microfonia (apito), etc.

Mas ao procurar as características técnicas… voiláuns tem ganho de 4 dB (qualquer aparelho auditivo tem ganho de no mínimo 30 dB) e outros tem uma resposta de frequência tão pequena que não atingem praticamente nenhum grau de perda auditiva.

A maioria nem menciona a medição de ruído do microfone (em geral tem um valor em torno de 10 a 17 dB, nos aparelhos auditivos).

Achei um produto com  30 e outro com 25 dB, o que significa que são microfones muito ruidosos no seu funcionamento e dependendo do grau de perda auditiva, o paciente vai ouvir o “aparelho auditivo” trabalhar.

Além disso, notei que eles usam classificações diferentes dos fabricantes de aparelhos auditivos: termos como Sensibilidade (Sensitivity) e não usam como referência nenhuma forma de medição padronizada (IEC 118-7, IEC 118-0 ou ANSI S3.22-2003).

Ou seja, não conseguimos validar as informações. O que isso significa: simples, que não podemos  confiar nessas informações. E a pergunta que não quer calar…

Será que vale a pena comprar?

A resposta é simples: NÃO.

Os motivos para não comprar “aparelhos auditivos” chineses são vários:

  • produto sem procedência e garantia,
  • são simplesmente amplificadores (em geral fracos) com formato de aparelho auditivo;
  • sem  atendimento fonoaudiológico;
  • mas o MAIS IMPORTANTE: você pode estar comprando algo que vai prejudicar sua audição! Como não sabemos o quanto estes “aparelhos auditivos” podem aumentar de verdade pois não temos dados técnicos confiáveis, podemos ter uma amplificação excessiva e assim piorar ainda mais a audição”

Valeu, Mirella!

Dica para NÃO cair em golpes

Ao entrar no site de uma ‘loja’ que vende esses produtos no Brasil, procure pelo CNPJ da empresa.

Você verá que, quando encontrar, os CNAES não tem nada a ver com comércio de aparelhos auditivos. A mais famosa tem CNAES (código nacional de atividade econômica) de marketing direto, promoção de vendas, tratamento de dados. E essa ainda coloca o CNAE no site, porque a maioria nem isso faz.

Os sites são obscuros, você não encontra endereços, telefones, nada. Nas redes sociais, eles publicam reviews falsos, com fotos de bancos de imagem e nunca mostram a @ do ‘consumidor’. É tudo fake, do início ao fim, pronto para dar um golpe em você. Quem não deve não teme e nem se esconde, certo?

Portanto, se ainda tem dúvidas, faça o teste: faça perguntas sobre tudo o que foi escrito aí acima no WhatsApp ou Instagram dessas lojas. Você será bloqueado por eles no ato. A especialidade dessas pessoas é passar a conversa em quem NÃO TEM informação sobre surdez e aparelhos auditivos e está desesperado por uma ‘solução milagrosa’. E barata.

Com a saúde auditiva dos outros – e com a sua – não se brinca.

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

43 Comments

  • Ivan Fábio Crocco
    17/11/2021 at 01:26

    Deram a informação de que o sus fornece o aparelho só não falaram que esse aparelho vai precisar de manutenção que será feita pela loja que forneceu o aparelho para o sus e essas mesmas lojas vão te cobrar pela manutenção periódica e ainda vão inventar e empurrar um monte de novidades par o seu aparelho tudo isso para tomar o seu pouco dinheiro ou seja não fica muito longe da vigarice do aparelho chinês.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      17/11/2021 at 12:13

      Tem alguma informação desencontrada aí. SUgiro que você se torne membro no nosso grupo no Facebook para sanar suas dúvidas e conversar com outras pessoas que obtiveram seus aparelhos do SUS. Abraço

      Reply
  • Jacque
    08/01/2021 at 20:12

    Mt esclarecedor o funcionamento…porém, fui analisar vários e nao achei NENHUM com ganho inferior a 30dB …. e a moça ai em cima fala q eles tem ganho de 4 dB apenas….. nos q ela procurou…… acho q ela procurou POUCO entao.

    Reply
  • rodrigo oliveira
    22/09/2017 at 10:57

    Quero agradecer a toda a equipe desse site por todos conselhos que foram valiosos para mim. Tenho perda auditiva desde criança, mas realmente só aceitei meu problema depois dos 20 anos de idade. Comprei dois aparelhos da Siemens em 2006 modelo intracanal, mas não foram bons para mim. Não imaginava na época que o modelo maior RIC (receptor no canal seria muito melhor). Desacreditado com os primeiros aparelhos auditivos, os quais custaram 3000 reais cada, desisti de minha audição e resolvi viver a vida sem cuidar de minha saude auditiva. Foi um grande erro, pois a falta de informação somada ao desânimo roubaram anos preciosos de felicidade com a família e os amigos. Hoje as coisas estão muito mais modernas. Há poucos meses atrás resolvi fazer outro teste na siemens, mas pedi um aparelho mais forte, sem me importar com a beleza !! , pois sempre queremos esconder nossos problemas dos outros. ME surpreendi !!! Comprei os aparelhos RIC e minha vida realmente mudou. Televisão mais baixa, voz mais baixa, mais tranquilo, aumento da autoestima. Digo que vale a pena investir na saude auditiva. A surdez traz grande cansaço físico e mental, isolamento e depressão. Escreverei em breve. Muito grato por esse site.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      25/09/2017 at 13:54

      Fico muito feliz por você!
      Venha para o nosso grupo no Facebook, de mesmo nome do site, somos mais de 6500 pessoas com deficiencia auditiva lá!

      Reply
  • Carlos Alves
    27/08/2017 at 23:40

    Tenho perda auditiva moderada. Tentei (me sinto um idiota depois disso) fazer uma pesquisa de especificações técnicas e preços de aparelhos auditivos. Há muita publicidade convidando a “vítima” a comparecer ao revendedor ou até mesmo para o revendedor mandar alguém à sua casa. Quanto às informaçoes técnicas, há pouquíssimas publicações e artigos médicos independentes, mas que abordam somente o que é perda auditiva , suas origens e métodos de tratamento. N?o definem os parâmetros que devem ser levados em conta para que o deficiente auditivo saiba o que fazer. E quanto aos preços, não há nada, nada mesmo. Ou seja, o consumidor não tem acesso a qualquer informação relevante para que possa tomar uma decisão.

    Respeito, mas não concordo plenamente com um comentário acima sobre o registro obrigatório na ANVISA. Todos e quaisquer medicamentos, órteses e próteses devem ter registro e acesso público naquela Agência. Qualquer um pode consultar, no site da ANVISA, tudo, até a bula completa dos medicamentos mais complexos e super caros. Mas não achei nem uma linha sobre especificações técnicas de aparelhos auditivos.

    Alguém duvida de que sonegar informações sobre a saúde da população é crime? . Não estou sendo agressivo nem movido por frustração. É um assunto de interesse público, e deve ser tratado como tal. É estranho, aparentemente ilegal e uma afronta aos milhões de brasileiros que sofrem ou sofrerão algum dia de perda auditiva. e com esse quadro perverso estão condenados à surdez completa. Isso é suficientemente grave para que o Ministério Público promova uma investigação que resulte num inquérito criminal, puna os culpados e estabeleça o que deve ser feito dentro da Lei. Alguém duvida de que sonegar informações sobre a saúde da população é crime? É um assunto de interesse público, e deve ser tratado como tal.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      28/08/2017 at 12:11

      Carlos,

      As informações não são sonegadas. O Conselho Federal de Fonoaudiologia PROÍBE que os preços sejam divulgados.
      Quem sabe você os contata e tenta descobrir o motivo?
      Bjs

      Reply
      • Valeria
        16/01/2021 at 18:54

        O motivo é que é muito caro. Só rico pode comprar. Então vc vai até um centro auditivo para que eles lhe convençam q vc deve comprar de qualquer jeito. Minha mãe foi em 2 desses lugares, um mais caro q o outro. Ela ganha salário mínimo e eu como sua única parente , ganho menos de R$ 100,00 a mais do q ela. Impossível pagar R$ 3.000,00 em cada aparelho.

        Reply
        • Pryscilla Cricio
          26/01/2021 at 17:54

          Olá Valeria,

          Tudo bem?

          Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 16.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

          https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

          E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

          https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

          Estamos te esperando!

          Abraços,

          Equipe Surdos Que Ouvem

          Reply
  • Rosana
    08/05/2017 at 12:42

    Entendo perfeitamente todos os comentários mas aqui vai os meus…..
    Comprei um aparelho de surdez para o meu pai em empresa autorizada no Brasil. Paguei uma fortuna, realmente uma fortuna. Imagine uma pessoa de 82 anos podendo comprar um aparelho! Pois bem, ele funcionou bem na primeira semana, na segunda fomos na empresa fazer os ajustes, após um mês tivemos que retornar e para nossa surpresa a conta do ajuste ficou em 500,00 , exatamente, quinhentos reais. No próximo mês ocorreu a mesma coisa, pois é, você tem que pagar uma manutenção caríssima.
    Por isso muita gente esta optando por comprar aparelhos Chineses, quebrou joga fora e compra outro.
    Se não fosse tão absurdo e tivessem mais opções, esta alternativa Chinesa não teriam tantos adeptos.

    Reply
  • Americo ribeiro printo
    01/05/2017 at 23:44

    Recebi dois aparelhos auditivos da firma vitasons, e percebi que não era compatível com a minha audição, porque são aparelhos chineses de péssimas qualidades vendidos por essas marfais dentro do nosso pais sem nenhuma fiscalização se tornam órgãos corruptos com nomes fantasias, que causam problemas futuros aos pacientes com percas auditivas só cadeias neles, porque esse pais com tantos ladroes no nosso parlamentos auditando leis para seus próprios benefícios. Ainda tem a coragem de dizer que nos violamos os seus direitos pôs são eles que violam os direito constitucional desta nação brasileira.

    Reply
  • joel
    18/10/2016 at 14:05

    e todo mundo mete o pau nestes aparelhos mas o governo nao ajuda em merda nenhuma quem nao tem condicoes de comprar e outra ese orgao anvisa e um mal carater sabe porque quando surgiu a pirola contra canser eles tentaram broqueala e se tivesem conseguido mt gente estaria morrendo ainda com cancer as pessoas metem o pau em tudo mas arregasar as mangas e ajudar quem nao tem condicoes nada de ajudar ja faz tres anos que estou na fila e nem uma ligacao recebi pra dizer espera mais ums dez anos que talvez vc consiga ganhar um aparelho do sus pra mim sao um bando de fdp so isto

    Reply
    • JOSE RICARDO LINDERMANN
      26/10/2016 at 20:01

      Ganhei um aparelho pelo SUS em SC. Vencida a garantia, o aparelho morreu. Tinha que entrar na fila de novo.Uma bela máfia controlada por uma única empresa no estado.
      Porque nenhuma empresa divulga seus preços? OUTRA MÁFIA NACIONAL.

      Reply
    • Patricia
      11/04/2019 at 14:52

      Concordo que os china nao sao como deveriam, porem no caso de minha mae fomos na clinica, fizemos um teste na fono, compramos um aparelho bem caro na epoca era o melhor da linha deles e para nossa infeliz surpresa é que em alguns poucos meses ela começou a perder audiçao e inflamar o unico ouvido que ainda ouvia, fomos em um outro fono que nos informou que o caso dela deveria primeiro uma cirurgia e tapar o timpano perfurado, depois colocar um aparelho, ou seja, o aparelho tapou o ouvido dela e criou infecçoes que agravou a perda dela.
      Porem a cururgia nao era garantia que ela ganharia ou se iria manter o que ouve, ela correria o risco de perder o pouco que tinha, e como a cirurgia do primeiro ouvido ela perdeu totalmente a audiçao optamos em nao fazer a cirurgia, pesquisando daqui e dali achei o amplificador auditivo listem up, sim nao é especifico p surdez, mas comprei p ver e foi a soluçao paleativa para ela, nao criou novas infecçoes e deu um ganho pequeno mas assim facilitou um pouco sua comunicaçao, ela usa como se fosse um radinho e hj ela praticamente nao escuta sem ele.

      Reply
    • Silvio Pereira
      08/01/2020 at 20:22

      Concordo com você, e até parece que aparelho de surdez é um luxo, e não saúde do cidadão, porque é só ver o preço que fica acessível, só pra quem ganha muito bém, caso contrário, ficamos na fila por vários anos. Opinião minha, A Michele Bolsonáro, que faz um belo trabalho voltado para deficientes, deveria olhar para esse lado com mais carinho. A surdez afasta você da convivência social, e de amigos. Isso não é luxo, é questão de saúde pública. Nem critico quem procura os aparelhos da China, sem recurso, vale qualquer coisa para melhorar sua condição. Infelizmente.

      Reply
      • Pryscilla Cricio
        04/08/2020 at 17:11

        Olá Silvio,

        Tudo bem?

        Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

        https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

        E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

        https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

        Estamos te esperando!

        Abraços,

        Equipe Surdos Que Ouvem

        Reply
  • José Olavo Assis
    17/09/2016 at 00:09

    Não gostei dos comentários. Os aparelhos vendidos no Brasil devem ser chineses. Na china existem aparelhos de US$ 14 e de US$ 200. Claro que um de 14 é bem pior que um de 200.

    Reply
  • […] APARELHOS AUDITIVOS CHINESES: COMPRAR OU NÃO COMPRAR? […]

    Reply
  • Maria Catarina Figueiredo
    20/02/2016 at 09:28

    Os amplificadores auditivos são muito caros , e os chineses não recomendados .Será que tem outra opção ?

    Reply
  • CARLOS PIRES
    21/01/2016 at 22:05

    No Brasil os aparelhos são controlado por uma máfia, fiz um orçamento e ficou em 11000,00 o par,
    e todas as clinicas pediam valores iguais.
    Porque não encontramos estes aparelhos para comprar em outros lugares no Brasil.
    Só eles vende, e assaltam que precisa.
    Não temos outra opção de compra, é um círculo fechado por eles.

    Reply
    • Vanessa
      22/03/2017 at 09:29

      Senti a mesma coisa, fiz um monte de orçamentos e os valores todos na mesma média, acabei nem comprando. Sei que tem tecnologia empregada,serviços…mas estamos falando de R$11,000,00 a 12000,00. meu muita coisa! to falando de um aparelho gente, não é um carro!

      Reply
  • Aline Bueno
    13/01/2016 at 21:44

    Olá meu avô tem problemas de audição, e gostaria de uma indicação de um aparelho com custo acessível… Obrigada

    Reply
  • Jose
    05/01/2016 at 10:26

    Eu tenho perda de audição leve, e fiquei assustado quando procurei aqui em Fortaleza as lojas de venda de aparelhos que giram em torno de R$3000 quiz saber o porque pois um aparelho tão minusculo não pode custar tão caro. Então eu descobri que voce compra o aparelho e fica amarrado ao fornecedor pois no preço está incluso manutenção e regulagens por um ano. pelo preço fiz a compra de 1 aparelho aqui no Brasil por R$ 160,00 estou aguardando chegar e ver o que acontece.

    Reply
  • Jonas
    20/12/2015 at 13:28

    Estou pesquisando sobre esses aparelhos. Fora as variação de preços que chegam a mais de 500% também descobri que parte dos preços se referem a comissões que são pagas para médicos indicarem os aparelhos. Não são todos que fazem isso. Mas é nojento e é uma prática hedionda. Já pagamos caro pelas consultas e exames seja dentro ou fora de convênios. Também descobri que o preço dos aparelhos fora do Brasil são bem mais baratos e as vezes menos da metade dos preços daqui. São também confiáveis tal como os que se vendem aqui. Ninguém precisa comprar nada de origem duvidosa mas também acho que não devemos alimentar essa máfia.

    Reply
    • Vanessa
      22/03/2017 at 09:30

      palavra certa. máfia;

      Reply
  • Eduardo Fernandez
    23/10/2015 at 18:43

    Estou perdendo a audição. Com o preço desses aparelhos vendidos no Brasil, vou ficar surdo. Não tenho condições de arcar com o custo de um, quanto mais de dois… Deus nos livre da ganância da medicina. Vou ter que aprender libras…

    Reply
    • Luiz
      11/11/2017 at 22:32

      Seu comentário foi o melhor de todos, estou na mesma situação kkkkkk

      Reply
  • Marcia Fernandez Pereira
    09/09/2015 at 22:28

    O mais importante vocês não fizeram, que seria comprar e testar, ouvir achismos e opiniões à partir de suposições não vale de nada. Melhor buscar informação com quem de fato comprou e usou.

    Reply
  • Leandro Korb
    02/02/2015 at 13:49

    Comprei o LOTUS 23P no Aliexpress, fiz a prótese com a Samira da Audire (Super recomendado), representante da Siemens em Florianopolis/SC e configurei com o Daniel Zamprogna CDO não tive problemas.

    Porém vamos lá, seremos taxados se colocar um valor muito alto e não terá garantia, gastei 1700 reais nos dois, pilha, exames, prótese e configuração.

    Recomendo? Sim e não, se você quer arriscar e chegar com a mercadoria extraviada, danificada,taxada e sem garantia, eu recomendo e muito! Eu não sofri nenhum destes problemas, porém poderia ter sofrido.
    Caso você fique com um pé atrás com todas estas possibilidades, eu não recomendo.

    Meu aparelho dura 30 dias cada pilha, por ser um aparelho simples, mas no geral muito bom e mais, original. Samira verificou os números de séries e realmente batem na Siemens!

    Outro detalhe, é importante conversar com os chineses, eles são bem prestativos e informam quando o aparelho é falsificado ou original, o meu vendedor, me deu com frete gratuito, economizei 150 reais.

    Não fui taxado e estou muito feliz com ele, embora ser um simples, quando este estragar irei importar novamente e serei feliz, vou correr todos os riscos sem nenhum medo.

    Reply
  • […] APARELHOS AUDITIVOS CHINESES: COMPRAR OU NÃO COMPRAR? […]

    Reply
    • Renata
      21/08/2016 at 23:11

      OIii Leandro, pode me passar por favor o vendedor que vc comprou ????

      Reply
      • Leandro Korb
        12/03/2018 at 18:39

        O Vendedor não existe mais, Aliexpress é tipo um mercado livre, com vários anunciantes, você tem que ver o feedback do mesmo.

        Desculpe a demora pra responder, não recebi notificação desta sua pergunta.

        Reply
  • Anamaria
    19/01/2015 at 18:49

    Pessoal
    Gostaria de compartilhar minha experiência após fazer uma consulta na Resound. Testei um Alera 7 pelo valor de 5 mil reais, mas optei por comprar um aparelho superior, Alera 9 61 usado pelo ebay. Enviei minha audiometria e recebi o aparelho programado com garantia de 6 meses e funcionando perfeitamente, pelo valor de pasmem – US400!!! Considero um abuso os valores cobrados nesse país e ainda sem opção de poder pagar pela regulagem apenas quando for preciso.

    Reply
    • Leandro Korb
      02/02/2015 at 13:55

      Anamaria, pode me passar o seu vendedor? Gostaria de adicioná-lo no meu favoritos pra casos futuros.

      Você foi taxada pela Alfândega?

      Reply
    • Renata
      21/08/2016 at 23:12

      Oi Ana Maria, pode me passar por favor vendedor que vc comprou?

      Reply
  • Dival
    17/01/2015 at 12:57

    Pessoal , pelo q lí no aliexpress, eles mesmo falam q nao e um aparelho auditivo, e sim um amplificador de som, que amplificara todo som em volta, e indicam para quem quer ouvir mais alto determinado som, algo assim.

    Reply
  • Dival
    17/01/2015 at 12:54

    pelo q lí no aqlliexpress, elesw mesmos faqlam

    Reply
  • claudio bento
    15/01/2015 at 10:02

    E isso ai, uma excelente matéria, sou deficiente auditivo e técnico eletrônico (utilizo dois AASI), já verifiquei um desse aparelhos sonoro, esses de caixa quadrada que é um simples amplificador de áudio, o problema dessas “porcaria” envia ao ouvido da pessoa todo tipo de ruído que existe e não faz a separação das frequência/áudio que realmente o deficiente precisa, que é retirar todo o ruído e destacar mais a fala (o meu AASI está configurado assim, essa pra mim é a melhor configuração).
    Se já existe uma certa dificuldade para o deficiente adaptar com os AASI corretos, imagine com essas “porcarias”, ai que não vai conseguir mesmo!!!

    Reply
    • Altair Bernardes
      03/10/2015 at 17:50

      Logicamente que aparelhos de $14,00 ou R$40,00 não irão funcionar adequadamente, agora é um absurdo os valores cobrados pelos aparelhos no Brasil, vamos para uma conta simples, aparelhos que são vendidos por R$700 á R$1.000 reais custam para as empresas de R$80,00 á R$150,00 e isso depende muito da cara do paciente ou seja situação financeira. Já vi caso de aparelhos TOPS que custas R$1,200 a R$1,400 serem vendidos por R$10.000 isso é pior que usar aparelho ruim é um roubo.

      Reply
      • Daniela
        04/12/2019 at 19:15

        Concordo totalmente com vc, e se é possível fabricarem a valores baixos, absurdo os valores cobrados aqui no Brasil, afinal TODOS os componentes são fabricados na China, então não há desculpa para os valores exorbitantes

        Reply
        • Pryscilla Cricio
          05/08/2020 at 18:27

          Olá Daniela,

          Tudo bem?

          Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

          https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

          E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

          https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

          Estamos te esperando!

          Abraços,

          Equipe Surdos Que Ouvem

          Reply
  • Eliana
    15/01/2015 at 08:33

    Eu comprei um desses aparelhos auditivos chineses. Realmente não vale a pena, amplifica muito pouco e o som fica “robotizado”.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.