Aparelhos Auditivos Deficiência Auditiva Destaques Publicidade Reabilitação auditiva

Aquaris: aparelho auditivo à prova d’água

Aparelho auditivo à prova d’água é o sonho de consumo de todo surdo que usa tecnologia para voltar a ouvir. Em janeiro deste ano, o Gerson Amaral escreveu um post aqui no site sobre a Vergonha de Usar Aparelho Auditivo. Quem lembra? Hoje, ele voltou para dividir conosco suas impressões sobre o AASI Aquaris.

“Para quem estava desde os 17 anos de idade sem ouvir sons agudos, o aparelho auditivo me permitiu voltar a ouvir – e isso foi incrível”.

Apesar de feliz com a novidade, o uso do aparelho auditivo trouxe uma nova preocupação para mim. Sou praticante amador de surf e mountain bike, e me via obrigado a tirar os aparelhos cada vez que chovia ou que precisava entrar na água. Ao tirar o aparelho auditivo, ficava muito inseguro e preocupado em fazer leitura labial para entender o que as pessoas falavam. Esse esforço em ouvir não me permitia manter a concentração nos treinos ou nas competições e, eventualmente, piorava o meu relacionamento com os colegas.

Com o apoio da Sivantos, tive a oportunidade de adquirir um aparelho auditivo à prova d’água, o Aquaris, com tecnologia Siemens. Além de ser à prova d’água, o aparelho é resistente à poeira e a impactos – qualidades conseguidas graças a um conjunto de inovações, como uma cápsula especial com gaveta de bateria selada, uma membrana de microfone impermeável e uma cobertura protetora. O acessório sports clip, por sua vez, segura o aparelho de forma eficiente, mesmo quando estou me movimentando – o que possibilita a prática de esportes.

Passei à utilizá-lo e foi incrível: além da excelente qualidade do som, a tecnologia Siemens faz toda a diferença no quesito conforto. Sem contar que posso ficar com ele em qualquer situação: no meu dia a dia ou dentro da água! Durante muito tempo fiquei só imaginando como seria o som que meu filho Miguel faria dentro d’água. Hoje, graças ao Aquaris, sou capaz de ouvi-lo gargalhar em qualquer ambiente. Poderei ensiná-lo a surfar. É, sem dúvida, a realização de um sonho.

Agradeço à Sivantos pelo voto de confiança e a oportunidade de poder estar ouvindo dentro d’água, nos dias de chuva, sem ter quer tirar os aparelhos auditivos. Minha auto – estima e vida social estão sempre em alta, ainda mais agora que posso entrar na água com meu filho Miguel do Amaral e  ouvi-lo. Bora treinar para competição. 😉

*Neste vídeo, vocês podem ver como foram feitos os testes em laboratório do Aquaris! Muito legal!

26 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 34 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

2 Comentários

Deixe seu comentário