Aparelhos Auditivos Deficiência Auditiva

Coisas que ninguém conta sobre aparelho auditivo

Alguns sortudos transformam seus aparelhos auditivos em melhores amigos com uma semana de uso. A maioria das pessoas com deficiência auditiva leva um tempo até se acostumar ao uso e a gostar do novo modo de ouvir o mundo. Usei aparelhos auditivos por muitos anos até fazer o meu primeiro implante coclear, e relembrar várias coisas sobre essa fase me fez voltar no tempo e raciocinar sobre as coisas que ninguém conta sobre aparelho auditivo.

Coisas que ninguém conta sobre aparelho auditivo

  1. Tem muita gente muito boa nesse mercado, mas também tem muito picareta! Peça indicação a quem já usa antes de sair comprando…
  2. Amplificador baratinho NÃO é aparelho auditivo! E tem que se ache muito esperto porque comprou “aparelho auditivo de R$300“. Peloamor…
  3. O molde do aparelho não pode machucar a ponto de doer. Se dói, tem que refazer. Se incomoda um pouco, tente passar óleo mineral nele antes de pôr no ouvido!
  4. Não é você nem o vizinho que sabem qual o aparelho auditivo certo para o seu caso, mas sim um fonoaudiólogo especializado no assunto! E nem todos são…
  5. Você não conseguirá comprar o resultado que terá ao usá-los, portanto, não se apegue à falsa ideia de que só o “top de linha” resolveria o seu problema!
  6. Você sofrerá influência massiva de propagandas de aparelhos “discretíssimos e invisíveis”. A surdez aparece mais que qualquer aparelho, ok?
  7. Antigamente todos eram bege e sem graça. Hoje você os encontra nas mais variadas cores – e ainda pode personalizá-los com adesivos!
  8. Você precisa testar pelo menos 3 aparelhos de 3 marcas diferentes antes de comprar o seu. Se não fizer isso, não venha reclamar depois…
  9. O SUS fornece aparelhos auditivos.
  10. Você precisará ser estrategista: ter pilhas em vários lugares, estojinhos para guardar seus aparelhos fora do alcance do cachorro…
  11. O seu otorrino não pode lhe indicar onde comprar aparelhos na cara dura – é contra o código de ética do CFM – mas você pode perguntar a ele quais locais ele confia/indica
  12. As pessoas não dão a importância que no inicio você vai achar que elas dão para as suas orelhas. Relaxe! A maioria dos olhares é apenas de curiosidade.
  13. Vai ser um parto de trigêmeos descobrir preço de aparelho auditivo. Por isso, fizemos esse post no qual quem comprou conta quanto pagou. Clique aqui e leia!
  14. Você vai chorar de emoção várias vezes ao perceber sons que já havia esquecido!
  15. A sigla AASI significa aparelho de amplificação sonora individual, popularmente conhecido como aparelho auditivo!
  16. Aparelhos auditivos podem salvar o seu cérebro
  17. Quando você se acostuma a eles, ouvir passa a ser tão natural que você pode até entrar no chuveiro usando-os! Cuidado! 
  18. Em média quem precisa de AASI demora 7 anos até começar a usá-los (não faça isso!!!)
  19. Quem ouve é o cérebro – o aparelho auditivo apenas ajuda o som a chegar até ele!
  20. É muito bom quando o aparelho auditivo passa a ser uma extensão da gente! Nossos melhores amigos que nos ajudam em todos os momentos!

 

Abaixo, as opiniões de alguns membros do Grupo Crônicas da Surdez no Facebook sobre o assunto!

Everton

Você começa a falar mais baixo e só nota quando quem ouve normal começa a se sentir surdo: “O que você disse? Fala mais alto!”

Paulo

  1. Aparelho auditivo pode ser um porre na hora do sexo, com microfonias e quedas (se for selvagem, melhor tirar antes de começar )
  2. Aparelho auditivo é uma ferramenta que auxilia, mas não resolve. Guardadas as devidas comparações, é igual filho: tem que botar no desumidificador, tem gastos com pilhas, tem que trocar molde, manter limpo, etc
  3.  Vai chamar a atenção de todo mundo que estiver ao seu redor. Se acostume com isso. Não vivo mais sem ele

Isabella

Existem várias marcas que possuem a mesma tecnologia dentro de um mesmo fabricante com diferenças significativas de valores

Tatiana

Tem horas que cansam as orelhas! Parecem que estão pesando 10 kg (os coitados não pesam quase nada) principalmente depois de um dia inteiro cansativo usando…

Gilson

Que eu nem me lembro que estou usando e principalmente, nem lembro que sou surdo!

Larissa

Para as mamães de implantados: preparem o bolso, acessórios são muito caros… Mas vale cada centavo!!!
Não vai ser nada fácil no início! Seu baby não vai querer usar, vai ficar muito irritado, e se for igual ao meu caso vai até jogar dentro da privada hehehe, mas com o tempo ele não vai querer ficar nenhum minuto sem os implantes!Insista com bastante terapias, atividades e brincadeiras para que ele possa aprender com naturalidade e seja legal para ele também.

Natasha

Que quando o som parece diferente pode ser o protetor de cera meio entupidinho. Que a garantia das pilhas tem limite de pilhas. Me surpreendi com isso ao acabar com minhas cartelas ainda faltando um ano de pilha “grátis”

Tati

Diferentemente de óculos, em que a adaptação é muito mais rápida, a adaptação ao AASI (mesmo pra quem já é usuário há bastante tempo), pode ser um processo longo e que requer muita paciência

Glaucia

Você vai esquecer que está usando e vai tomar banho com eles…rsrsrs!

Felizia

Antes do blog Crônicas da Surdez muita gente (muita gente mesmo) vivia no armário da deficiência auditiva? Se você chegou até aqui saiba que nosso grupo está crescendo e divulgando muita coisa boa sobre acessibilidade e tecnologia para todas as idades!

Maria

1-Você fala mais baixo que o normal
2- A microfonia incomoda
3- Vai ser insuportável tirar uma soneca com o aparelho

Rosaura

Quando você não compreende o que a pessoa diz e ela solta uma dessas: “Você está usando aparelho?”

Dalva

As pessoas pensam: “Mas se tá com aparelhos por que não entende o que se fala?”
Que aquela coceirinha no ouvido pode ser uma inflamação.
Podem pedir pra experimentar (já me pediram)
Que a pilha dura poucos dias e que temos que ter umas de reserva

Cássia

Que no inverno parece que colocamos pedras de gelo no ouvido ao acordar

Glaucy

Vamos ser felizes independentemente da deficiência auditiva! Temos que aproveitar as oportunidades vida deixando a vergonha de lado. Para algumas pessoas é difícil a adaptação e a aceitação mas o que importa é fazer valer a nosso favor de ser feliz!! Adoro esse grupo pois tem historias emocionantes. Ah Paula, se não fosse você criar esse blog acredito que todos estariam desmotivados. Você nos dá muita motivação e alegria. Eu faço o uso diário do aparelho auditivo, nem sinto que estou usando. Uso desde os quatro anos de idade e hoje com 41 nem sinto e sou feliz ,sempre de bem com a vida!!!

Samanta

Que se você usa óculos e aparelho  ao mesmo tempo sua orelha é projetada para frente ficando parecida com a do dumbo. Ela fica sobrecarregada,é muita informação para uma orelha. Às vezes até cansa a pobre da orelha.

Ana Lúcia

Que os moldes do aparelho podem causar coceira, mas de tanto que eu gosto dos aparelhos que coço com aparelho e tudo!!

Stela

As tuas orelhas são intocáveis! Odeio quando encostam nelas e  o aparelho dá microfonia! Não vivo sem meus aparelhinhos!

 

 

66 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

3 Comentários

  • Bom a cada experiência uma história nova, um livro a se contar.
    Quando eu recebi meu aparelho auditivo pelo SUS depois de 2 anos na fila de espera foi como receber uma vida nova.
    Poder ouvir os sons dos pássaros catando, o barulho do ar condicionado e entender as falas do som ou da televisão foi como o bebê aprendendo a andar. Coisas que há muito tempo eu nem sabia mais como é.
    Alguém de olhar o tempo todo sem saber porque está carregando algo na orelha, ou achar que era fone de ouvido kkkk. Já perdi as contas em ria só de pensar o que eles pudessem estar pensando. Eu nem me importava com isso, pois o mais importante naquele momento era ouvir.
    E a dimensão de sons que você tem que se abituar -se. Com tempo tudo ia se encaixando e você descobre que não consegue mais viver sem aqueles aparelhinhos no ouvido.
    Pois ouvir é tão bom como namorar!
    E hoje tudo isso faz parte da minha vida.

  • No caso , não é comentário, é dica importante para usuário de aparelho auditivo.
    Como transpiro muito , e cansei de levar o aparelho para reparar, devido problema de suor em excesso, que infiltrava e causava danos, não adiantando colocar no desumidificador, pois isto é sempre à noite, e a infiltração com suor ocorria de dia( de muito calor), portanto causava sérios danos, mas acabei com este tipo de problema que ocorria até duas vezes por mês. Passei a revestir a aparelho com fita isolante, pois a tal capinha q existe com esta finalidade nunca achava, colocava no volume habitual e cobria ele todo , so deixando o microfone de fora , e na hora de desligar , levantava a capinha da fita isolante já colocada de modo a facilitar essa manobra , então abria e tirava a pilha, e NUNCA usava a chave liga desliga, que também desgastava e tinha manutenção periódica devido suor ou gasto.Resultado, ficava anos sem manutenção e sem corrosão , pois não saia da praia e arriscava entrar com água até o peito ( mas já tomei água de onda na cabeça, mas sem problema devido ao isolamento top. Chuvisco não era problema sem guarda chuva, já entrei no chuveiro distraído com aparelho várias vezes, sem problema ! rssss
    O pessoal da autorizada q já me conhecia, perguntava porque sumí da loja, isto quando ia comprar pilha.
    E gostaram muito da minha idéia , aí me diziam que existia uma capinha emborrachada para tal, mas naõ vendiam né, pois dava prejuízo na manutenção rssss. Fui um artista no uso de prótese auditiva, e comecei usar quando adolescente, quebrava toda hora, era voley ball, futebol( goleiro , é mole?).
    Hje não uso nada , e não ouço nada, surdo 1000%, pois quando me propuseram uma protese no IC que não era a prova dágua, ví que gastaria mensalmente o meu salário na manutenção( q soube é tudo carooo demais) desistí, pois pratico esporte nautico( vela), pratico caminhadas vigorosas( transpiro muito), faço uma musculaçãozinha( muito suor também) então usando o IC ou estragava o aparelho ou teria que tirar e continuar surdo , a metade das horas acordado. Na época desejava o Neptuno( 100% prova dágua) , mas pelo SUS nem pensar, tem que ser o que disponibilizam. Resultado ,sou muito ativo , mas infelizmente com Zero de audição.

  • Perdão.
    Meu comentário é uma filosofia de trabalho, seguimos uma política de aprender o que ensinamos, seguimos um programa imperfeito e por isso nossa tarefa é encoradora, porque é a busca da perfeição.

    A pessoa surda ouve pelos olhos, a letra é uma imagem, as letras formam palavras com vestimenta, cor, perfume, tudo em harmonia e ritmo.

    Numa figura pode ter a noção de tempo e espaço, logo sentimos se está inerte ou em movimento. Mas isso não tão natural assim. O instrutor deve ter a humildade de buscar informações e se manter atuante em seu laboratório da vida diária.

    O que nos motiva é ver aumentando a cada mês o número de pessoas surdas que entra em contato e se encanta com a possibilidade de comunicação somente via tela do celular ou de computadores.

    Maio foi o primeiro mês que ministramos treinamento de digitação, nessa atividade, vários gols são marcados, 01- escrever palavras, 02- escrever sentenças e orações completas, 03 -reescrever de própria compreensão do que acabou de escrever, um novo texto. 04- Ganha-se a oportunidade de fixar o uso mais corretamente possível da palavra escrita. 05- e por fim, a compreensão dos verdadeiros sentidos da palavras concreta, abstrata, e suas figuras no texto.

    Somente, trabalhando com tão maravilhosas e genias pessoas é que conhecemos os mistérios da vida, a razão de estar em férias na Terra.

    Grato por este espaço. Colocamo-nos à disposição no espaço do nosso blog.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.