Aparelhos Auditivos Destaques

Desculpas para não usar aparelho auditivo

Você dá desculpas para não usar aparelho auditivo? Saiba que não está sozinho. Eu mesma fiz muito isso na vida – hoje acho engraçado, mas, na real, além de ser patético tem consequências sérias para a saúde. Está mais do que provado que o uso de aparelhos auditivos pode salvar o seu cérebro. Eu vivia dizendo que o molde me machucava, que o aparelho apitava, que o som estava me deixando zonza. Ou então jogava a culpa nas pessoas com as clássicas: “Você fala pra dentro!”, “Sua voz é muito fininha!”, “Sua voz é muito baixinha!”, “Vocês estão ouvindo a TV com um som muito baixo!”, “Fico estressada quando uso”, “Meu zumbido fica pior”…. Em resumo: quem nunca? Compilei as respostas que os leitores deram para esta pergunta lá na fanpage do Crônicas da Surdez, confiram!

As melhores desculpas

“Que o aparelho era ruim, pois me baseei no que usei quando era criança e não quis mais testar nenhum.”

“Eu escondi com cabelo o aparelho auditivo da minha filha quando viajei para uma cidade do interior de Minas Gerais. As pessoas perguntavam demais e já estava ficando chato, e quando eu explicava que ela era surda e tal eles tratavam ela diferente. Não sei se é bem uma desculpa, hoje eu já estou bem tranquilona em relação a esse tipo de situação!”

“Estou atacado de sinusite!!!”

“To meio gripado e tá tudo entupido! Não escuto nada!”

“Eu não costumo dizer que TENHO um problema de audição e sim que ESTOU com um problema!”

“O preço dos aparelhos auditivos e minha falta de recursos financeiros. Não é fácil manter um tratamento auditivo pra quem vive de baixa renda e pelo SUS, por aqui é uma fila enorme que preciso esperar um tempão por um atendimento das fonoaudiólogas!”

“Quando adolescente, que o molde estava machucando. Hoje, pode ficar na carne viva que não tiro.”

“Que não usaria aparelhos para não ficar dependente deles. Na minha ingênua cabecinha, enquanto eu conseguisse “me virar” sem eles, estaria estimulando meus outros sentidos a “interpretar o mundo”…

“No começo tinha vergonha sim todos ficavam me olhando. Puxava meus cabelos para tampar o aparelho. Mas aí eu fui vendo que ele era o meu ouvido e ele estava me ajudando. Agora não escondo de mais ninguém o meu abençoado aparelho auditivo. Até meu corte mudou, uso o corte Joãozinho. Que beleza!!”

E você? Conta pra gente qual é a desculpa que você costuma usar para não usar os seus aparelhos auditivos? Ou então, as desculpas que você costumava usar 😉

29 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 34 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

2 Comentários

  • Tinha vergonha de usar no colégio… Usava durante as aulas. Quando tocava pro intervalo, esperava todos descer pra poder tirar e descer. Kkkkkk a desculpa era de que tinha mais confiança em ouvir sem eles do que com eles. Hoje, apesar de ainda ouvir um pouco sem ele, amo meu AASI e estou bem adaptada.

Deixe seu comentário