Acessibilidade Deficiência Auditiva Tecnologia

Mais dicas de app para surdos

Vamos começar a semana com mais umas dicas de app que facilitam a vida de surdos? A tecnologia está aí para isso! Com aparelhos auditivos, implante coclear, um smartphone na mão e acesso à internet, você pode fazer muitas coisas legais.

Dragon Dictation

Captura de tela inteira 31012016 185620.bmp

 

Aplicativo grátis que ‘ouve’ o que uma pessoa está falando e traduz em palavras. Não é perfeito mas pode ajudar muito a entender o que o interlocutor está dizendo. É uma boa mão na roda para ter no smartphone.

Netflix

Captura de tela inteira 31012016 185640.bmp

Todo morador do planeta Terra conhece o Netflix – você paga uma merreca por mês e tem acesso a milhares de filmes e séries legendados para assistir 24hs por dia. Aprendi a ler lábios em inglês assistindo seriados americanos, e acho que nada melhor para aprender inglês do que ter acesso a filmes e séries com legendas. Você aumenta seu vocabulário, aprende a pronunciar corretamente as palavras e de quebra ainda aprende a ler lábios em outra língua. Fora toda a programação em espanhol e francês. Tem que ter, tanto no celular quanto no tablet e na TV de casa.

Tap Tap

CRONICAS SURDEZ APP.bmp

O app Tap Tap custa 3 dólares e ajuda pessoas que não ouvem bem a detectar sons como portas, detectores de fumaça, campainhas, interfones, etc. Ao detectar esses sons, o app faz seu smartphone vibrar e piscar – você pode controlar a sensibilidade dele. Perfeito para pessoas com deficiência auditiva que moram sozinhas.

 

Louder TV

CRONICAS SURDEZ.bmp

O app Louder TV custa 9,99 dólares e foi criado por um cara que disse que quando ia visitar a avó conseguia ouvir a TV dela antes mesmo de subir as escadas, de tão alta. Ele foi feito para funcionar como um amplificador pessoal: usando headphones com o aplicativo você assiste à TV com sua família sem perfurar os tímpanos alheios.

Play it Down

CRONICAS SURDEZ.bmp-001

Muitas vezes quem convive com uma pessoa idosa se sente frustrado quando a perda auditiva começa a dar as caras. Para entender melhor o que o seu familiar com perda auditiva está passando, o app Play It Down acessa arquivos de músicas do seu smartphone e as toca como se estivessem sendo ouvidas por uma pessoa com deficiência auditiva. Permite ajustar a perda auditiva por idade – e vai até ‘testar’ a sua audição lhe dizendo a ‘idade’ dos seus ouvidos. E se você estiver num ambiente barulhento, serve como medidor de decibéis, inclusive.

56 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

8 Comentários

  • comprei um aparelho novo de celular moto g4 plus,muito bom porém pra mim está sendo um grande problema o fono para ouvir a pessoa falando quando se encosta no ouvido é muito baixo e eu não consigo entender direito,estava acostumado com o nokia n8 ele era alto ouvia bem mas fui assaltado e levaram ele ai comprei esse motorola moto g 4 plus achando que seria melhor,porém não consultei sobre esse detalhe,já tenho uma pessoa que quer ficar com ele,porém não sei qual seria o melhor prá mim nesse aspecto você poderia me ajudar nesse sentido indicando algum bom para mim,uso aparelho auditivo nos dois ouvidos,mas tiro o mesmo para atender a ligação.

  • Ola, tenho um macete rápido para entender o que se fala atraves do celular, sem ser é claro , o aplicativo pago Dragon, que nao sei se serve para longos textos e tem distancia limitada de quem fala.
    O macete aqui creio que muitos usem no dia a dia. Abre-se o bloco de notas, clica em + e toque no microfone ,devidamente inserido no canto esquerdo do tabulador , no teclado do celular, e falando ao mesmo de uma certa distancia, aguarde dois segundos ou menos que o texto sairá na tela do bloco de notas automaticamente, salve se quiser que fique escrito , como por exemplo um endereço completo.
    Voce pode usar também no espaço de enviar msg do zapp, é so apagar depois se naõ for para endereçar a alguem, mas cuidado para nao enviar por engano.

  • Olá Paula, parabéns pelo trabalho.

    O pessoal da Hand Talk, start-up de uma garotada brasileira, está com um app muito interessante, inclusive premiado pela ONU.

    Vale a pena dar uma olhada.

    Abs

  • BOM DIA
    Paula, qual destes aplicativo eu consigo a legendo no telefone , quando alguém me ligar ?

    obrigado

    att
    Marcos Franco

  • Oi Paula! Parabéns pelas dicas, adorei. Tenho perda auditiva bilateral severa profunda de nascença, e uma das coisas que mais sinto falta é de um app que trabalhe em conjunto com o WhatsApp para fazer leitura de áudios… O que mais recebo são estes, e sempre demoro (nas vezes em que consigo entender algo) para traduzir. Sabe algum assim?

    Ótima semana! Bjo!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.