Acessibilidade Deficiência Auditiva Tecnologia

Mais dicas de app para surdos

Vamos começar a semana com mais umas dicas de app que facilitam a vida de surdos? A tecnologia está aí para isso! Com aparelhos auditivos, implante coclear, um smartphone na mão e acesso à internet, você pode fazer muitas coisas legais.

Dragon Dictation

Captura de tela inteira 31012016 185620.bmp

 

Aplicativo grátis que ‘ouve’ o que uma pessoa está falando e traduz em palavras. Não é perfeito mas pode ajudar muito a entender o que o interlocutor está dizendo. É uma boa mão na roda para ter no smartphone.

Netflix

Captura de tela inteira 31012016 185640.bmp

Todo morador do planeta Terra conhece o Netflix – você paga uma merreca por mês e tem acesso a milhares de filmes e séries legendados para assistir 24hs por dia. Aprendi a ler lábios em inglês assistindo seriados americanos, e acho que nada melhor para aprender inglês do que ter acesso a filmes e séries com legendas. Você aumenta seu vocabulário, aprende a pronunciar corretamente as palavras e de quebra ainda aprende a ler lábios em outra língua. Fora toda a programação em espanhol e francês. Tem que ter, tanto no celular quanto no tablet e na TV de casa.

Tap Tap

CRONICAS SURDEZ APP.bmp

O app Tap Tap custa 3 dólares e ajuda pessoas que não ouvem bem a detectar sons como portas, detectores de fumaça, campainhas, interfones, etc. Ao detectar esses sons, o app faz seu smartphone vibrar e piscar – você pode controlar a sensibilidade dele. Perfeito para pessoas com deficiência auditiva que moram sozinhas.

 

Louder TV

CRONICAS SURDEZ.bmp

O app Louder TV custa 9,99 dólares e foi criado por um cara que disse que quando ia visitar a avó conseguia ouvir a TV dela antes mesmo de subir as escadas, de tão alta. Ele foi feito para funcionar como um amplificador pessoal: usando headphones com o aplicativo você assiste à TV com sua família sem perfurar os tímpanos alheios.

Play it Down

CRONICAS SURDEZ.bmp-001

Muitas vezes quem convive com uma pessoa idosa se sente frustrado quando a perda auditiva começa a dar as caras. Para entender melhor o que o seu familiar com perda auditiva está passando, o app Play It Down acessa arquivos de músicas do seu smartphone e as toca como se estivessem sendo ouvidas por uma pessoa com deficiência auditiva. Permite ajustar a perda auditiva por idade – e vai até ‘testar’ a sua audição lhe dizendo a ‘idade’ dos seus ouvidos. E se você estiver num ambiente barulhento, serve como medidor de decibéis, inclusive.

54 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

8 Comentários

  • comprei um aparelho novo de celular moto g4 plus,muito bom porém pra mim está sendo um grande problema o fono para ouvir a pessoa falando quando se encosta no ouvido é muito baixo e eu não consigo entender direito,estava acostumado com o nokia n8 ele era alto ouvia bem mas fui assaltado e levaram ele ai comprei esse motorola moto g 4 plus achando que seria melhor,porém não consultei sobre esse detalhe,já tenho uma pessoa que quer ficar com ele,porém não sei qual seria o melhor prá mim nesse aspecto você poderia me ajudar nesse sentido indicando algum bom para mim,uso aparelho auditivo nos dois ouvidos,mas tiro o mesmo para atender a ligação.

  • Ola, tenho um macete rápido para entender o que se fala atraves do celular, sem ser é claro , o aplicativo pago Dragon, que nao sei se serve para longos textos e tem distancia limitada de quem fala.
    O macete aqui creio que muitos usem no dia a dia. Abre-se o bloco de notas, clica em + e toque no microfone ,devidamente inserido no canto esquerdo do tabulador , no teclado do celular, e falando ao mesmo de uma certa distancia, aguarde dois segundos ou menos que o texto sairá na tela do bloco de notas automaticamente, salve se quiser que fique escrito , como por exemplo um endereço completo.
    Voce pode usar também no espaço de enviar msg do zapp, é so apagar depois se naõ for para endereçar a alguem, mas cuidado para nao enviar por engano.

  • Olá Paula, parabéns pelo trabalho.

    O pessoal da Hand Talk, start-up de uma garotada brasileira, está com um app muito interessante, inclusive premiado pela ONU.

    Vale a pena dar uma olhada.

    Abs

  • BOM DIA
    Paula, qual destes aplicativo eu consigo a legendo no telefone , quando alguém me ligar ?

    obrigado

    att
    Marcos Franco

  • Oi Paula! Parabéns pelas dicas, adorei. Tenho perda auditiva bilateral severa profunda de nascença, e uma das coisas que mais sinto falta é de um app que trabalhe em conjunto com o WhatsApp para fazer leitura de áudios… O que mais recebo são estes, e sempre demoro (nas vezes em que consigo entender algo) para traduzir. Sabe algum assim?

    Ótima semana! Bjo!

Deixe seu comentário