Deficiência Auditiva

Famosos que têm deficiência auditiva

Você sabe quem são os famosos que têm deficiência auditiva e usam – ou não – aparelhos auditivos? Fonte: AARP

halle

Halle Berry, vencedora do Oscar, perdeu 80% da audição no ouvido esquerdo após ser vítima de violência doméstica.

holy

 

A atriz Holly Hunter é totalmente surda no ouvido esquerdo.

 

jodie

 

A atriz Jodie Foster tem deficiência auditiva e usa aparelhos auditivos, inclusive já foi vista várias vezes em fotos usando-os.

 

robert

 

O ator Robert Redford perdeu 60% da audição no ouvido esquedo após uma infecção no ouvido durante a filmagem do filme All is Lost.

 

bill

 

O ex presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, tem perda auditiva nas frequências agudas e usa aparelhos auditivos intracanal.

 

pete

 

Pete Townsend, guitarrista da banda The Who, atribui a sua surdez e zumbido aos longos de exposição a música altíssima nos shows e ensaios, além do uso incessante de fones de ouvido no volume máximo.

 

rob

 

O ator Rob Lowe é outro surdo unilateral famoso, que perdeu a audição no ouvido direito quando era bebê. Ele diz sentir muita dificuldade em ambientes ruidosos e que vive num mundo mono, mas adoraria viver num mundo stereo.

jane

 

Jane Lynch, da série Glee, é surda no ouvido direito. Descobriu aos sete anos, brincando com o irmão, que ficava alternando o rádio entre um ouvido e outro, quando ela comentou que ele não podia fazer isso, já que só se ouvia com um ouvido.

Entre para o Grupo Crônicas da Surdez no Facebook

180 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

17 Comentários

  • Não fazia ideia que esses atores tinham deficiência auditiva, eu descobri com 22 anos que tinha uma perda severa no ouvido esquerdo (tenho schwanoma), antes eu preferia esconder das pessoas e ate de mim mesma que tinha essa deficiência (ainda me acostumando com a palavra ), hj tenho 27 e agora sim estou começando a aceitar e o que você escreve está me ajudando, obrigada!!

  • Vamos escutar U2 com a canção Staring At The Sun, uma sensível canção que trata do zumbido também sofrida pelos vocalistas. Quem sabe não dominamos por 3min esse maldito “inseto”.

  • Oi meu nome é Gilda e eu fo perdendo a audição dos dois ouvidos não to ouvindo mais tv e nem as pessoas que fala baixo vou ter que usar aparelho mais até chegar o aparelho vou ter que conviver com isso pq vai demorar muito pelo o sus demora muito e eu não tenho condições financeiras pra comprar um to ansiosa e no mesmo tempo triste…

  • paula, me chamo rosa. comecei a perder audiçao com 25 anos. hoje tenho 55 ja perdi toda audiçao do ouvido direito, sem o aparelho no ouvido esquerdo nao ouço nada. vivo em depressao, achando que o resto de audiçao do ouvido esquerdo pode acabar a qualquer momento. tenho muita vontade fazer implante coclear, mais nao tenho condiçoes financeiras. a fonodiologa do sus disse que pode fazer pelo sus so quando perder toda audiçao. enquanto isso isso, vivo ansiosa e depressiva na expectativa de quando vai acabar. beijos

  • Gostei muito parabéns!
    …Tenho surdez moderada e não me adaptei ainda com o uso de aparelhos, talvez pelo complexo. Vejo poucas pessoas usando aparelhos auditivos, bem diferente dos óculos e tal, bem que os aparelhos podiam ser mais comuns …de qualquer forma obrigada pelo carinho.. ;(

    • Os aparelhos auditivos da atualidade são muitos complexos e desenvolvidos, vale a pena pesquisar muitos centros auditivos que fazem simulações e testes com os aparelhos, de forma gratuita.

  • Muito interessante. Gostaria de aproveitar e acrescentar mais um à lista : Paul Stanley, guitarrista do Kiss nasceu com microtia de um dos ouvidos.
    Pra quem não reconhece pelo nome, é o que usa uma maquiagem com uma estrela no olho.

  • Amo o seu trabalho! Depois que a conheci, não consigo mais deixar de acompanhar. Fico impressionada com tanta lucidez, inteligência e sensibilidade.
    A minha filha tem perda bilateral neurosensorial, nasceu assim. Ela tem 8 anos e usa o aasi desde os 4 anos. Fazemos acompanhamento médico, e faço questão de estar sempre por perto.
    Ela fala, ler e escreve perfeitamente bem; é honra ao mérito 3 anos seguidos na escola de regime militar. Fará uso do FM apenas em algumas situações.
    Resumindo… encontrei o crônicas na Internet, quando tudo era muito novo e assustador; comecei acompanhar e entender um pouco mais.
    Percebi que através dos seus relatos os meus medos ficaram menores e essa confiança passo para ela.
    Paula, você não tem idéia do quanto nos ajuda diariamente.
    Deus realmente sabe o que faz!
    Você não veio a esse mundo a passeio.
    Só tenho gratidão por você!
    Espero um dia poder conhecê -lá. Bjus

  • Muito bom ter essas informações, a gente não pensa que acontece com os outros.
    Sou estudante de fonoaudiologia, e há um ano meio desenvolvi um zumbido, confesso que me chateou bastante. Hoje procuro conviver melhor com isso.

Deixe seu comentário