Advanced Bionics Aparelhos Auditivos Destaques Implante Coclear Publicidade

Naída Link: a solução para usuários bimodais IC + AASI

Meu nome é Juliana Teixeira Moreira e já contei minha história para o Crônicas da Surdez duas vezes: aqui e aqui.  Desta vez, vim falar sobre minhas impressões a respeito do Naída Link.

Tenho perda profunda no ouvido direito e severa a profunda no ouvido esquerdo. Desde os três anos de idade usei aparelho auditivo em ambos os ouvidos. Em fevereiro do ano passado fiz o implante coclear no pior ouvido, ativando um mês depois. Imediatamente após a ativação, utilizei apenas o implante coclear, deixando de usar o aparelho no “ouvido bom” para estimular o lado implantado.

Algumas semanas depois, retomei o uso do aparelho e estranhei muito: achava os sons do aparelho auditivo extremamente baixos e abafados em relação ao ouvido biônico. Os sons em cada ouvido eram percebidos em timbres diferentes, então os lados estavam “brigando”. Dei um tempo para que o cérebro se acostumasse, iniciando, daí, uma saga rumo a uma audição bilateral mais confortável.

Foi bem difícil de ser bimodal logo no início: gostava de ficar apenas de AASI ou apenas de IC, os dois juntos não funcionavam bem. Eu não conseguia aproveitar os recursos dos aparelhos. Um exemplo é que, se eu usasse o direcionamento de microfone do implante coclear, o aparelho continuaria capturando os sons de uma direção que eu não gostaria.

Outra dificuldade percebida no início é que, a cada mapeamento feito no IC, eu sentia a necessidade de ajustar também o aparelho auditivo, procedimento feito por um audiologista à parte e que não possuía informação alguma sobre como o processador de fala está configurado.

Phonak Naída™ Link

 

Por esses e outros motivos pensei em desistir do aparelho auditivo e me tornar implantada bilateral, mas esperei pelo Naída Link, da Phonak, devido ao seu sincronismo com o implante da Advanced Bionics.

Em janeiro deste ano tive a oportunidade de experimentar o Naída Link, e venho usando desde então. A dupla com o IC Naída Q90 da AB funciona muito bem. Na minha opinião, é um casamento tão perfeito que desisti de implantar o lado esquerdo.

Não consigo abrir mão dos graves mais naturais do aparelho auditivo. Também preciso da resposta sonora que o IC me dá no ouvido direito, que não tinha resposta alguma com AASI. A dobradinha deu certo porque ambos os aparelhos possuem os mesmos recursos e também compartilham os mesmos acessórios. Além disso, o audiologista do implante coclear enxerga as configurações do aparelho auditivo, e vice-versa, permitindo mapeamento e programações mais eficientes e compatíveis.

 

Compilot

 

Estou viciada em ouvir música. Fico o tempo quase todo com o Spotify aberto. Passo o dia explorando playlists. O Compilot transfere os áudios, sem fio, para meus ouvidos. Nunca ouvir músicas foi tão bom e agradável. Já entendo a letra de muitas músicas nacionais, e também de algumas internacionais na língua inglesa. Percebo o som de cada instrumento. Percebo as batidas. Cada dia descubro novas músicas, novos cantores e bandas; cada dia uma nova surpresa sonora.

 

Roger Pen

 

O laboratório de treinamento do local onde eu trabalho é extremamente ruidoso devido ao ar condicionado. Ainda que seja um ambiente pequeno, os ouvintes preferem que os instrutores utilizem microfones para que possam entendê-los. Nessa situação utilizo o Roger Pen no pescoço do instrutor. Consigo ouvir claramente a sua voz nos dois ouvidos, sem perder nenhum detalhe da aula. Antes disso, eu evitava ao máximo treinamentos presenciais e procurava por ensinos à distância, em plataformas online. Hoje, tenho o prazer de assistir aulas presencialmente; me tornei mais sociável. O Roger Pen também me é muito útil em reuniões. Costumo deixá-lo no centro da mesa, para que ele capture as falas e enfatize em meus ouvidos.

 

Graças a esses acessórios, cada vez chego menos exausta em casa, dependo cada vez menos de leitura labial e minha produtividade no trabalho melhorou muito. O Naída Link e o IC Naída Q90 compartilham vários recursos, e eu utilizo com muita frequência dois deles: DuoPhone e StereoZoom. Hoje não sei como consegui viver sem eles.

 

DuoPhone

 

Achei sensacional este recurso. Na verdade, foi o que mais gostei até agora. Antes do Naída Link, quando precisava utilizar o telefone convencional, eu simplesmente soltava a antena do IC para não ouvir os sons de fundo, e focava apenas no som do AASI.

Com o Duophone eu não preciso fazer isso, porque a ligação telefônica é transmitida para os dois ouvidos ao mesmo tempo. Isso é extremamente útil porque, recebendo o som nos dois ouvidos, tenho uma melhor discriminação. Apesar das vantagens dos acessórios RogerPen e Compilot, nem sempre os temos em mãos. Ou estão com a carga cheia. Ou o telefone possui bluetooth. E com o DuoPhone preciso apenas entrar no programa que ele está ativado.

 

StereoZoom

 

Sabe aquela situação chata de estar em um restaurante, ou em uma roda de amigos, e que precisamos prestar atenção ao som que está à nossa frente, e que queremos ignorar os sons que vem por trás? Uso esse recurso para isso, ele direciona os microfones dos meus aparelhos para o que estiver à minha frente, suavizando os sons ao fundo. Ir a lugares barulhentos para ver os amigos deixou de ser desagradável 🙂

Se há uma palavra que resume a audição bimodal com Naída Link e IC Naída Q90, essa palavra é: harmonia. Os dois ouvidos trabalham juntos, os sons não “brigam”, os recursos funcionam muito bem. Os acessórios são compatíveis.

Agradeço imensamente à Phonak e à Advanced Bionics por essa experiência! 🙂

 

Phonak Naída™ Link jà está à venda

Advanced Bionics está orgulhosa em anunciar que o Phonak Naída™ Link, da nova Solução Auditiva Bimodal Naída, está disponível para vendas no Brasil. O aparelho auditivo Naída™ Link e o processador de som Naída CI da Advanced Bionics tem a habilidade única de se comunicar um com o outro e compartilhar ferramentas automáticas, controles e acessórios. Como resultado, os usuários podem vivenciar uma audição melhorada e sem esforço em todos os lugares. Além disso, essa nova solução auditiva também oferece ferramentas adicionais para tornar os ajustes bimodais mais fáceis e eficientes do que nunca.

O Phonak Naída™ Link, da Solução Auditiva Bimodal Naída, poderá ser encontrado nos pontos de atendimento Audium e Phonak de todo Brasil. Durante a campanha de lançamento, que se estenderá até dia 31 de julho de 2017, os usuários da Advanced Bionics terão condições especiais para adquirir o Naída Link.

Maiores informações, clique aqui.

12 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 34 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Deixe seu comentário