Aparelhos Auditivos

Testando aparelhos auditivos

Você está testando aparelhos auditivos e quer saber o que é normal esperar nesse período? Fique calmo pois é uma experiência inédita para aqueles que estão fazendo isso pela primeira vez – e até mesmo quem já fez isso outras vezes na vida fica cheio de dúvidas. Fonte: Não Escuto por Mirella Horiuti

‘Em primeiro lugar, se você perdeu sua audição aos poucos ou de uma vez, vale a pena lembrar que ouvir com aparelho auditivo não será a mesma coisa. Costumo dizer que melhora mas não é um ouvido novo e nem biônico.

Mas o que é normal então?

Algumas coisas estão relacionadas com o grau de perda de audição e o percentual de discriminação vocal (ou seja, o quanto o paciente entende em situação ideal). Mas, de maneira geral, podemos elencar os seguintes itens:

A sua voz vai ficar diferente 

Muitas vezes a própria voz fica diferente ou então o paciente tem a sensação de estar falando muito alto mesmo falando numa intensidade normal. Isso é muito comum e geralmente depois de 2 dias de uso a sensação desaparece. Caso continue, anote e comunique seu fonoaudiólogo.

Tirar o aparelho é um alívio

É normal no início do teste sentir um alívio ao tirar o aparelho auditivo. O motivo é que não estamos acostumados a ter nada dentro dos ouvidos. Fique tranquilo! Mas se você sentir DOR… pare de usar imediatamente e avise seu fonoaudiólogo.

Você vai ouvir bem mas não PERFEITAMENTE

No silêncio, em situações com 1 ou 2 pessoas no máximo a performance deve ser entre 90 e 100%. Os aparelhos auditivos (desde que bem ajustados) devem amplificar os sons de forma que o paciente ouça de forma confortável. A audição deve ser combinada com a visão …então OLHE a boca do interlocutor. Isso vai melhorar mais ainda seu desempenho com os aparelhos auditivos.

Ambientes com ruído são mais difíceis para entender conversas

Ambientes com ruído ou várias pessoas falando ao mesmo tempo chamamos de ambientes desafiadores ou com competição. Imagine só.. seu cérebro está um bom tempo sem estímulo e escutar direito e agora, de uma hora para outra o som está chegando..tudo de uma vez!. Os aparelhos auditivos, de forma geral, tem suas limitações. Mas lembre-se pessoas com audição normal também tem dificuldades de entender em situações muito barulhentas ou com muitas pessoas falando. Então como resolver? Para MELHORAR esta situação os aparelhos auditivos de tecnologia intermediária tem um recurso chamado REDUTOR DE RUÍDO. Quando vc for testar um aparelho auditivo, pergunte ao seu fonoaudiólogo se seu aparelho tem isso e se vc pode escolher o grau de ação deste redutor ( minimo – redução entre 5 e 8 dB, médio -redução entre 9-15 e máximo – entre 18 e 24 dB, por exemplo). GARANTO que esse recurso faz a maior diferença em 99% dos casos muito mais que um monte de canais no seu aparelho auditivo.

Seu aparelho pode apitar

Isso pode acontecer, mesmo com ele bem encaixado. Quanto mais sofisticado seu aparelho auditivo, menos chance de apitar teremos. Mas, se sua perda auditiva é severa ou profunda e seu aparelho auditivo potente, há mais chance de microfonia.

Mas o mais importante:

  • Você DEVE perceber o benefício de usar seus aparelhos auditivos. E quem convive com você também!
  • Ficar com eles deve FACILITAR sua comunicação;
  • Se isso não estiver acontecendo, tem algo errado…MAS NÃO DESISTA! Explique para seu fonoaudiólogo o que está acontecendo. Ele vai identificar o problema e resolver.

Venha para o Grupo Crônicas da Surdez no Facebook

48 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

5 Comentários

  • Sou Audiologista e posso garantir que mesmo com perdas auditivas profundas, um bom aparelho auditivo com um molde de silicone permite ter um ótimo benefício sem feedback! A tecnologia que existe nos aparelhos de hoje me dia é fantástica. 🙂
    Parabéns pelo blog!

  • Olá, sou fonoaudiologo e atuo em audiologia há 8 anos. Acompanho seu blog e gostaria de parabeniza – lá pelos excelentes textos, e pela forma motivadora e esclarecedora como vc relata este “mundinho” da amplificação, ainda tão desconhecido e discriminado. Utilizo suas pastagens como uma forma de incentivo aos pacientes mais resistentes! Parabéns! !

  • Tenho acompanhado seu blog e adorado suas informações e sua forma de transmití-las, não só por aqui, mas também pelo seu livro e entrevistas. Muito bom.
    Já sou seu fã e do Dr.Luciano. Estou testando aparelhos auditivos e tem sido bom ler o que aparece por aqui. Também os comentários de todos. Obrigado e parabéns pelo ser trabalho e por você ser como é!!!

Deixe seu comentário