Menu
Acessibilidade / Surdez / Surdos Que Ouvem

ACESSIBILIDADE para SURDOS: verdades e MENTIRAS

acessibilidade para surdos

Acessibilidade para surdos precisa englobar TODOS os surdos. Ao contrário do que os vendedores de tecnologias caríssimas de acessibilidade mentem por aí, no Brasil e no mundo, a maioria dos surdos NÃO usa Libras (língua de sinais). É vergonhoso constatar que são usados dados de uma reunião qualquer da Federação Internacional dos Surdos (Sinalizados) feita há 20 anos, enquanto temos dados oficiais da Organização Mundial de Saúde de 2021.

clube dos surdos que ouvem

Quantos surdos há no mundo?

Segundo a OMS (gráfico abaixo) publicou no Relatório Mundial da Audição em 2021, 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum grau de surdez (perda auditiva). Entretanto, ao contrário do que os vendedores de tecnologias de acessibilidade dizem por aí, apenas ínfima minoria desta população é composta por possíveis usuários de língua de sinais. Veja no gráfico: apenas 12,6 milhões de pessoas no mundo tem surdez profunda. Destas, mais de 1 milhão é usuária de implante coclear.

quantos surdos existem no mundo

O que é acessibilidade para surdos?

Acessibilidade para surdos engloba legendas (sem erros de português e de preferência feitas por um estenotipista, já que as legendas feitas por inteligência artificial são cheias de erros e delays) e intérprete de Língua de Sinais (um ser humano, já que a inteligência artificial não é capaz de reproduzir expressões faciais e nem fazer a interpretação em tempo real).

Acessibilidade para surdos

Antes de contratar serviços de acessibilidade para surdos, CONVERSE COM PESSOAS SURDAS. Talvez você nao conheça o lema do movimento das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós sem nós!”. As pessoas surdas (oralizadas e sinalizadas) são a sua fonte de informação mais precisa, e os melhores consultores nesse quesito. Pergunte diretamente aos interessados se você quer investir tempo e recursos em acessibilidade para surdos. Dessa forma, você fornece acessibilidade para TODOS os surdos e não gasta dinheiro à toa com recursos que, muitas vezes, não ajudam ninguém.

É verdade que a maioria dos surdos é analfabeta?

É mentira que a maioria das pessoas surdas é analfabeta e não compreende o português. Pòr “surdos” entende-se quaisquer pessoas com qualquer grau de surdez. O que os vendedores de tecnologias de acessibilidade insistem em fazer, para confundir as empresas e a sociedade em geral, é dar a entender que “surdos” são apenas as pessoas que se comunicam exclusivamente pela Língua de Sinais. Esse tipo de comunicação, além de mentirosa, é também capacitista, pois quer der a entender para todas as pessoas que surdez é sinônimo de analfabetismo.

É verdade que Libras é a segunda língua oficial do Brasil?

É mentira que Libras seja a segunda língua oficial do Brasil. Ela é reconhecida por lei como forma de comunicação e expressão da comunidade surda sinalizada. Porém, a Constituição do Brasil não foi emendada: no Artigo XIII, a única língua mencionada como “língua oficial” do país é o português. A própria lei de Libras deixa bem claro que a Libras NÃO substitui a modalidade escrita da língua portuguesa – basta ler o Parágrafo Único da própria Lei que trata disso.

A maioria dos surdos usa Libras?

No Brasil, a maioria dos surdos NÃO usa Libras, como você pode comprovar pelo gráfico lançado pelo IBGE em 2021. Esse gráfico contém dados da Pesquisa Nacional em Saúde feita pelo IBGE.

maioria dos surdos NÃO usa libras

É verdade que há 10 milhões de surdos no Brasil?

Não é verdade que há 10 milhões de surdos no Brasil e muito menos que 10% da população brasileira é surda. Há 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2019.

É verdade que você torna o seu site ‘acessível a surdos’ com um avatar de Libras?

Não é verdade que o seu site vai se tornar “acessível a surdos” com um avatar de Libras. Um avatar desses fornece acessibilidade apenas para a parcela da população de pessoas surdas que se comunica através de língua de sinais. Ou seja, seu site vai se tornar acessível a surdos sinalizados, que são a MINORIA desta população. Para que o seu site seja “acessível a surdos“, ou seja, a TODOS os surdos, além disso (interpretação em Libras) os seus conteúdos em vídeo devem ter legendas e a sua central de atendimento deve oferecer posssibilidade de contato por escrito (email, chat, WhatsApp).

Leia Mais

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva da América Latina. São 22 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM