Clipping Novidades Tecnologia

As novidades que vi no 13th International Conference on Cochlear Implants

O dia em que me atrevi a ir dar uma volta pelos stands dos fabricantes de IC no 13th International Conference on Cochlear Implants lá em Munique fui sabendo que iria voltar pro hotel suuuper recalcada. O engraçado de ter um implante coclear é que quando os novos lançamentos entram no mercado a gente fica desejando ardentemente, tipo usuário de iPhone quando a Apple lança um novo. Chegando ao stand da Cochlear – fui direto lá, afinal, sou usuária do N5 – e vi esse cartaz enorme que diz ‘as crianças de hoje acham que os fios pertencem à idade das trevas‘. Verdade verdadeira, hein?

 

foto 2v foto 4z

 

O que mais me interessava era pegar o Aqua+ na mão. Queria tocar, sentir, ver como era. Nunca comprei aquela outra opção de protetor de água que a marca possui, e acho que o Aqua+ é mil vezes melhor e mais prático, além de poder ser usado 50 vezes em vez de apenas uma só. O negócio é realmente muito legal, e vem com uma antena específica para entrar na água, mais protegida do que a antena comum. Dá para usar com o N5 e o N6. Já foi aprovado pelo FDA nos EUA, mas ainda aguarda liberação na Europa. E eu achando que só a Anvisa complicava a vida.. Enfim, ouvir debaixo d’água ou entrar no mar e na piscina ouvindo deve ser muito bom.

 

foto 1v foto 1z

 

Ah, o N6. Esperando ansiosamente por ele. Já aviso que o earhook do N6 é feito de um silicone (ou plástico mole) muito macio e totalmente diferente deste duro que vem com o N5. Ele também parece mais leve e o fiozinho que liga à antena parece ser mais curto. O controle remoto dele é diferente e o diferencial de ouro é a conexão bluetooth, que facilita muito a vida – já pensou que beleza poder atender telefone sem cabo de aúdio (para aqueles que gostam, como eu) e ficar livre de cabos?? Além disso tem o microfone inteligente que muda de programa conforme o ambiente e ele liga ao menor sinal de bateria, não precisa apertar os 3 segundos segurando enquanto aperta como acontece com o N5. Juntando tudo isso com o Aqua+, saí do stand suspirando profundamente pelos dois. Sem previsão de chegada no Brasil ainda, aguardando liberação da Anvisa (e isso pode demoraaaar).

 

foto 2z

 

O Neptune, da Advanced Bionics, dentro de um AquaCase. A demonstração foi feita dentro de um aquário. No dia em que fui lá a Medel havia lançado seu mais novo produto, o Sonnet. Seria legal se os responsáveis por essas marcas no Brasil entrassem em contato comigo para explicar em detalhes como esses produtos funcionam, já que muitos leitores do blog são ou querem ser usuários. Como sou usuária do N5, acabo me focando mais nele.


foto 4v foto 3v

 

Imaginem uma perua (oi!!) vendo essas capinhas para N5 e N6 em novíssimas cores todas cravejadas de cristais Swarosvki! Foi de parar o coraçãozinho. A que veio no meu kit é um cinza escuro que acho feioso e nunca usei, rsrsrs. Alguém tem a de zebra ou a de onça?

foto 5z

 

Por último, no stand de um fabricante que se estou lembrada era de microscópio ou algo assim, uma reprodução do que é feito durante a cirurgia do IC. Bacana de ver o ‘furinho’ que precisa ser feito para colocar a parte interna. Até tinha colocado essa foto na fanpage do Crônicas no Facebook e acabei tirando porque uma turma anti-IC usou a pobre da foto para falar mal do implante, como se ela fosse absurda. Ah, me poupe. Não tenho paciência nenhuma pra isso. Qualquer cirurgia é assim, ora bolas. Acho instigante ver de perto algo tão pequeno e que transforma as vidas das pessoas de um jeito gigantesco – quem teve sua vida transformada ao voltar a ouvir entende o que estou dizendo.

foto 1

 

Fico por aqui aguardando ansiosamente a chegada do N6 e do Aqua+ no Brasil. 🙂

33 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

5 Comentários

  • Paula, PARABÉNS pelo blog!!!!!!!
    Tenho 12 anos e uso o IC da Medel. Estou louca pela capinha para entrar na água! Tomara que a empresa te responda. Vou esperar!!!! Uma coisa é que não sei se faço o IC do outro ouvido. Será? Você vai fazer???
    Bj, Isabela

  • Bom saber o tamanho progresso que se apresenta para o nosso problema. Pena que usando os AAsi estou a anos luz de tudo isso

  • Paula q tudo maravilhoso, hein? Eu não me importo com capinhas coloridas ou q venham com estampas de oncinha mas meu sonho é de poder entrar no mar com aparelho e tudo e tomar aquele banhaço podendo ouvir tudo ao meu redor……

  • Oi Paula querida !

    Acompanhei sua viagem pelo Facebook e vi q foi maravilhosa!E ainda mais no aspecto pessoal , com seu pedido de casamento !! Muitas felicidades !! Realmente o Ic mudou toda sua vida #muitofelizporvc <3<3
    Como vc sabe , sou usuária do Naida , da Advanced Bionics.Moro nos EUA. Estou aguardando a FDA liberar o AcquaCase , q e esta caixinha a prova d'agua para o NAIDA.
    o NEPTUNE e' um processador muito utilizado aqui nos EUA por crianças , bebes e por adultos , neste ultimo mais como um processador reserva , já que aqui alguns estados o convenio oferece 2 por ouvido (!).O NEPTUNE e um IC 100% a prova d'agua , maravilhoso …
    bjks

  • Tem mais feiras como essa em outros locais?? Qual é a feira que apresenta os lançamentos (data e local).
    Tenho um filho (trigemeo de duas meninas) que tem 4 anos, fez IC UNILATERAL com 1 ano e 4 meses. Vai fazer agora IC do lado direito em Bauru daqui a uns 20 dias.
    Gostaria de obter mais informaçoes sobre esses lançamentos.
    Grato

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.