Troy Kotsur levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pela sua interpretação no filme “No Ritmo do Coração”. Uma vitória linda que merece muita comemoração!
A indústria do entretenimento ainda acha aceitável escalar atores sem deficiência para interpretar papéis de personagens com deficiência – já ouviu falar em creep face? A conquista de Troy vai dar o recado e abrir muitos caminhos para atores e profissionais do entretenimento que têm não só surdez, como quaisquer outras deficiências. Afinal, os 15% da população mundial que é PCD não se vê representado no cinema, nas séries, nos filmes ou nos times e equipes que fazem a mágica acontecer…
MELHOR FILME: NO RITMO DO CORAÇÃO
Quando fui assistir a esse filme pela primeira vez, achei que encontraria mais uma história cheia de viés anti-tecnologia e pró-língua de sinais acima de todas as coisas e como único caminho possível para pessoas surdas.
Mordi a língua! A cena em que a mãe diz para a filha ouvinte que rezou muito para que ela nascesse surda e recebe como resposta um “Credo, por que?” é inesquecível. O diálogo entre as duas é uma ponte entre som e silêncio, e me fez entender o motivo da reza da mãe para que sua filha fosse igual a ela. Tocante.
O filme é envolvente e me fez chorar várias vezes. Senti a dor de cada um dos personagens, com seus diferentes desafios e vivências relacionadas à deficiência auditiva. No Ritmo do Coração dá uma boa aula sobre capacitismo (o da sociedade e o da própria pessoa surda) e mostra com humor várias facetas do preconceito que surdos costumam ter contra os ouvintes.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: NO RITMO DO CORAÇÃO
É de arrepiar ver tantos prêmios para esse filme. Depois da indicação de “O som do silêncio” em 2021, achei que ficaríamos um bom tempo sem ver a surdez como tema em Hollywood de novo. “No Ritmo do Coração” faturou 3 das estatuetas mais importantes do Oscar 2022 e colocou a surdez na história.
Agora aguardamos ansiosamente um filme que tenha como pano de fundo os desafios enfrentados por surdos que ouvem. Já pensou?
Audible na Netflix
Outro indicado ao Oscar desse ano foi o documentário Audible. A Netflix me convidou para fazer um conteúdo sobre o doc e batemos recorde de visualização: 750.000 pessoas assistiram ao Reels no Instagram. Vem ver!
Ver essa foto no Instagram
Dicas de filmes sobre surdez
Temos um ótimo post com várias dicas de filmes, documentários e séries cuja temática é a surdez.
SEJA MEMBRO DO GRUPO SURDOS QUE OUVEM
Torne-se membro do Grupo com 22.200 pessoas com deficiência auditiva – você deve ser Apoiador do Crônicas da Surdez para ter acesso a ele e aos grupos exclusivos de WhatsApp.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 23.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS SOBRE SURDEZ
- Curso Online para Pais e Mães de Crianças com Perda Auditiva
- Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho
- Guia do Implante Coclear – Dr. Luciano Moreira, Otorrino
- Como decidi fazer um implante coclear no meu bebê
- Qual é a melhor marca de implante coclear?
- Implante coclear em bebês e crianças: o que os pais precisam saber
- Jornada do implante coclear de Paula Pfeifer: da cirurgia à ativação
No Comments