Menu
Audiometria / Surdez

Onde fazer AUDIOMETRIA no Rio de Janeiro: Equipe SONORA

Muita gente me escreve todos os dias perguntando onde fazer uma audiometria no Rio de Janeiro, seja em crianças ou em adultos. Talvez vocês ainda não saibam, mas sou casada com um médico otorrino especializado em surdez desde 2014  – o Dr. Luciano Moreira, que foi co-diretor executivo do projeto Surdos Que Ouvem, vencedor do Facebook Community Leadership Program em 2019.

Juntos, nós criamos a Equipe Sonora, que funciona no Rio de Janeiro desde 2016. A Equipe Sonora é um consultório especializado no diagnóstico e tratamento da perda auditiva, e realiza audiometria, exame BERA (com sedação e sem sedação feito no consultório), treinamento auditivo, mapeamento de fala, ativação e mapeamento de implante coclear e todos os exames relacionados à audição, bem como todas as cirurgias da audição (estapedectomia, tubinho de ventilação, implante coclear, timpanoplastia, etc).

Fazer uma audiometria 1x por ano é FUNDAMENTAL para monitorar a saúde auditiva das crianças, dos adultos e dos idosos. Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem a importância do checkup auditivo anual e as péssimas consequências da perda auditiva não tratada em qualquer idade. O diagnóstico precoce de qualquer grau de surdez salva vidas!

ONDE fazer AUDIOMETRIA no Rio de Janeiro?

Faça a sua audiometria no Rio de Janeiro na Equipe Sonora, liderada pelo médico otorrino especializado em surdez, otosclerose e cirurgias da audição Dr. Luciano Moreira, que fica no Copacabana Medical Center. Você pode entrar em contato com a clínica clicando aqui. As fonoaudiólogas que compõem a Equipe SONORA são especializadas em diagnóstico de perdas auditivas.

Onde fazer AUDIOMETRIA em outras cidades do Brasil

Criei o CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM para conectar pessoas com quaisquer graus de surdez dos quatro cantos do Brasil. Já somos quase 22.000 membros na maior comunidade digital de pessoas que usam aparelho auditivo e implante coclear da América Latina.

Uma das melhores coisas do Clube é que você pode pedir indicação de otorrinos e fonos de extrema confiança e especializados em surdez diretamente a pessoas que já são pacientes desses profissionais de saúde. Junte-se a nós para que a sua reabilitação auditiva não seja um caminho doloroso e solitário. A surdez é invisível, nós, não!

O que é a audiometria?

A audiometria é um exame realizado por fonoaudiólogo – de preferência especializado em audiologia e com vasta experiência em diagnóstico de perda auditiva – para avaliar a audição de uma pessoa. É um procedimento simples e indolor que mede a capacidade de uma pessoa ouvir sons de diferentes frequências e intensidades. Durante a audiometria, o paciente utiliza fones de ouvido e responde a sinais sonoros emitidos pelo equipamento. Com base nas respostas, é possível determinar o limiar auditivo de cada ouvido, ou seja, o menor nível de som que a pessoa é capaz de ouvir em diferentes frequências. 

Os testes auditivos gratuitos que podem ser realizados em apps e sites de vendedores de aparelhos auditivos NÃO substituem, de forma alguma, o exame de audiometria presencial feito no consultório por um fonoaudiólogo especializado.

5 motivos para fazer uma AUDIOMETRIA anual em CRIANÇAS:

  1. Rastreamento de problemas auditivos em idade precoce: A audiometria anual em crianças é essencial para rastrear problemas auditivos desde cedo. Detectar perdas auditivas ou outros distúrbios auditivos em idade precoce é crucial para um desenvolvimento adequado da fala, linguagem e habilidades de aprendizado.

  2. Avaliação do desenvolvimento da audição: A audiometria regular em crianças permite avaliar o desenvolvimento contínuo da audição ao longo dos anos. Isso é particularmente importante nos primeiros anos de vida, quando a audição desempenha um papel fundamental na aquisição da linguagem e no desenvolvimento cognitivo.
  3. Identificação de atrasos na fala e na linguagem: A perda auditiva não tratada em crianças pode levar a atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem. A audiometria anual ajuda a identificar a presença de perda auditiva e permite que intervenções adequadas sejam implementadas o mais cedo possível para minimizar os efeitos negativos no desenvolvimento.
  4. Monitoramento de condições auditivas crônicas: Algumas crianças podem ter condições auditivas crônicas, como infecções recorrentes no ouvido ou problemas congênitos. A audiometria anual permite monitorar essas condições ao longo do tempo e ajustar os tratamentos conforme necessário.
  5. Intervenção precoce em caso de problemas: A audiometria regular em crianças permite que qualquer problema auditivo seja identificado precocemente, facilitando a intervenção oportuna e o encaminhamento para outros profissionais, como fonoaudiólogos ou pediatras, para um tratamento abrangente.

O diagnóstico PRECOCE da perda auditiva

O diagnóstico precoce da perda auditiva tem papel fundamental na sua qualidade de vida. Quando a perda auditiva é identificada e tratada precocemente, é possível proporcionar intervenções adequadas, como o uso de aparelhos auditivos, indicação de implante coclear, indicação de cirurgias da audição e treinamento auditivo. Isso não apenas melhora a sua capacidade de comunicação e interação social, mas também ajuda a prevenir complicações adicionais, como o isolamento social, a depressão e a ansiedade.

Além disso, o diagnóstico precoce das perdas auditivas nas crianças é essencial para garantir o desenvolvimento adequado da fala, da linguagem e das habilidades acadêmicas. Crianças com perda auditiva não tratada correm o risco de experimentar atrasos significativos nessas áreas cruciais do desenvolvimento infantil. Com perda auditiva não se brinca!

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.