Como o livro Crônicas da Surdez te ajudou?

Como o livro Crônicas da Surdez te ajudou IV

egl

 

“Sou mãe de Thaís, uma adolescente de 13 anos, deficiente auditiva em decorrência de rubéola congênita. Ela é oralizada e sempre estudou em escola “normal”.

Comecei a acompanhar o blog “Crônicas da Surdez” há alguns anos. Quando soube que Paula iria lançar o livro, fiquei ansiosa por ler. Durante toda a leitura fiquei bastante emocionada, pois em vários trechos vi minha filha. É verdade que ri também, pois de forma muito humorada, a autora consegue essa proeza.

Depois do “Crônicas da Surdez”, por exemplo, minha filha passou a usar atendimento especial em filas, o que antes não acontecia. Eu, como mãe e parceira da vida de Thaís, nunca tinha pensado como era difícil para ela ler vários lábios ao mesmo tempo, quando conversa com um grande número de pessoas. Comecei a ver isso depois da leitura do livro.

Considero esse livro essencial para quem é ou tem alguém do convívio social com deficiência auditiva, pois além de mostrar a importância da aceitação e enfrentamento da surdez, conscientiza sobre direitos e mostra como é possível ser um vencedor na vida, apesar de não ouvir ou ouvir pouco. E sem o sentimento de pena, preconceito com si próprio ou com o outro ou autocomiseração. A mensagem que o livro deixa pra mim, lembra as palavras de Nietzsche: “aquilo que não me mata, só me fortalece”.

Parabéns e obrigada por tudo, Paula!!!

Eglantine Vilar

40 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.