Filmes

Deaf Teens, Hearing World: agora dá para assistir ao documentário britânico

Lembram que em fevereiro deste ano postei aqui sobre o documentário da BBC chamado “Deaf Teens, Hearing World“? Naquela época, a gente não podia assistir porque isso era permitido online somente para residentes do Reino Unido. O tempo passou, e um dia recebi um email do Renato Lamadrid, dizendo que ele tinha o vídeo e me passaria se eu quisesse. A esposa dele fez uma licenciatura e uma das disciplinas era Libras, e ela usou o documentário numa das aulas. Topei na hora, pois queria muito assistir. O único jeito que encontramos foi o seguinte: o Renato dividiu o vídeo em seis partes (devidamente legendadas, ufa!) e me mandou o link.

Como dizem no Rio Grande do Sul, me caiu os butiá do bolso. É muito interessante!!! Tem até mesmo uma dupla de gêmeos idênticos, sendo que um é surdo e o outro, ouvinte – a relação que eles desenvolveram é impressionante e de arrepiar. Me chamou a atenção quando uma surda de nascença que faz parte de uma família só de surdos disse que, quando você nasce surdo e alguém chega dizendo que pode ‘te transformar num ouvinte’, aquilo soa como uma agressão, uma ofensa. Isso me abriu os olhos. Há uma menina que fez implante coclear, um surdo que está tirando carteira de motorista…muitas situações do dia-a-dia sobre as quais já conversamos em posts do Crônicas, porém com uma visão diferente, pois são pessoas que moram em outro país – aliás, o país mais desenvolvido em termos de acessibilidade para deficientes auditivos.

CLIQUEM AQUI para baixar as seis partes e assistir a “Deaf Teens, Hearing World”! 

2 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

7 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.