Site icon Crônicas da Surdez – Surdos Que Ouvem – por Paula Pfeifer

Implante coclear pode passar no detector de metais?

implante coclear detector metal

Quem tem implante coclear PODE passar no detector de metais – seja em aeroportos, seja em portas giratórias de bancos. Eu imagino que você chegou até aqui porque alguém te disse que não pode, então vamos aos fatos! 🙂

Minha experiência pessoal

Sou usuária de implante coclear desde 2013. No início, eu também acreditei que não podia. Que iria apitar, eu seria barrada, que desprogramaria meu implante, que eu sentiria uma sensação esquisita na cabeça, blablabla.

Por causa disso, várias vezes me estressei para entrar em bancos ou pegar um voo. Até que um dia cansei e decidi testar por minha conta e risco. Obviamente, nada aconteceu. Nada apitou e o meu implante não desconfigurou.

De 2013 para cá, já peguei dezenas de voos nacionais e internacionais – para países que variam entre EUA e Emirados Árabes – e sempre passei pelos detectores e scanners de segurança com os dois implantes, inclusive ligados. De novo: nada aconteceu.

Temos um grupo com 20.000 membros no Facebook chamado Surdos Que Ouvem, e quase todos os dias alguém pergunta lá se pode ou não pode passar pelo detector de metais usando implante coclear ou aparelho auditivo. Os argumentos sempre são: “O médico disse que não pode, a fono disse que não pode, fulano disse que não pode!“.

Hoje recebi da Maria de Menicucci, implantada e membro muito ativa do grupo, uma informação preciosa: os links de cada uma das marcas de implante coclear que existem no mundo nos quais as próprias marcas quebram esse mito. Obrigada, Maria!

Abaixo você pode ler o manual da marca de implante coclear que você usa e matar a charada.

Advanced Bionics

Detectores de metal e scanners de segurança não estragam seu implante e nem o processador de som. Pode ser que ative o alarme.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Cochlear

Você PODE passar pelos detectores de metal ou scanners de segurança com seu implante coclear ligado. Seu dispositivo não interfere nos sistemas de navegação e comunicação do avião.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Medel

You can walk through the metal detector with one, or even two, audio processors.

Tradução: você pode passar pelo detector de metais usando um ou dois implantes cocleares.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Oticon Medical

You can walk through the metal detector with or without processors.

Tradução: você pode passar pelo detector de metais com ou sem o seu implante coclear.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Então era fake news…?

Não diria isso, mas sim que são orientações antigas que atravessaram décadas sem serem questionadas.

Aqui no Brasil você vai encontrar até placas nos detectores dizendo que é proibida a passagem de usuários de implante coclear, o que não faz o menor sentido.

É lógico que as marcas  informam que pode ser que apite quando você passar pois elas têm que ser responsáveis e avisar que pode ser que exista essa possibilidade. Faça o teste você mesmo e livre-se de perrengue desnecessário.

Por questões de segurança

Muita gente desliga os processadores para passar pelos detectores por se sentir mais seguro assim. As marcas dizem que algumas pessoas podem ouvir sons desagradáveis com os ICs ligados ao passar (nunca aconteceu comigo).

Lendo os manuais você verá que nenhum deles fala em possibilidade de desprogramar o implante coclear ao passar por detectores ou scanners.

Leve sempre com você o seu RG de PCD (é o ÚNICO documento oficial que comprova a sua deficiência) e leve também a sua carteirinha de implantado fornecida pela marca do seu implante (não tem validade legal nenhuma mas serve pelo menos para mostrar caso seja preciso). Há quem seja tão precavido que tenha sempre consigo (digitalizado ou em papel) um laudo médico com CID que informe sobre o implante também.

REDES SOCIAIS CRÔNICAS DA SURDEZ – SURDOS QUE OUVEM

Sair da versão mobile