Menu
Livros

Livros sobre capacitismo

O capacitismo é todo tipo de preconceito e discriminação direcionado a pessoas com deficiência – seja velado ou escancarado. Este tema passou a ser uma reflexão constante na minha vida depois que minha amiga Lau Patron me apresentou a ele!

Desde que comecei a entender o assunto de uma maneira mais aprofundada, adquiri inúmeros livros sobre capacitismo. A maioria deles, em versão e-book. Compartilho com vocês os que recomendo, para aqueles que estão em busca de bibliografia sobre isso. A ideia é que este post esteja sempre em constante mutação – irei adicionando aqui as minhas novas aquisições e descobertas!!

Longe da Árvore

Longe da Árvore, o famoso livro de Andrew Solomon, é leitura inicial obrigatória.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

The Power of Disability

The Power of Disability mostra que as pessoas com deficiência são uma força invisível que moldaram a história e foram fundamentais para o crescimento da liberdade e o nascimento da democracia.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

Being Heumann

Você assistiu ao documentário Crip Camp, no Netflix? Judith Heumann é uma respeitada ativista dos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos. No livro Being Heumann, ela conta a sua história, que se entrelaça com a aprovação da ADA nos EUA.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

Disability Invisibility

O livro Disability Invisibility foi escrito por outra respeitada e conhecida ativista dos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos, Alice Wong. Ele conta várias histórias sobre PCDs.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

Undoing Ableism

Ungoing Ableism fala sobre como ensinar sobre deficiências para crianças de 12 anos.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

Academic Ableism

Academic Ableism fala sobre o capacitismo se manifesta no ensino superior.

Para saber sobre o livro, clique aqui.

71 Leões

Li o livro 71 Leões, da Lau Patron, num vôo para os Estados Unidos. É o tipo de livro que tira a nossa alma do lugar – eu me emocionei infinitas vezes durante a leitura.

Para ler sobre o livro, clique aqui.

Vídeo Capacitismo X Surdez

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

Sem comentários

    Escreva um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.