O capacitismo é todo tipo de preconceito e discriminação direcionado a pessoas com deficiência – seja velado ou escancarado. Este tema passou a ser uma reflexão constante na minha vida depois que minha amiga Lau Patron me apresentou a ele!
Desde que comecei a entender o assunto de uma maneira mais aprofundada, adquiri inúmeros livros sobre capacitismo. A maioria deles, em versão e-book. Compartilho com vocês os que recomendo, para aqueles que estão em busca de bibliografia sobre isso. A ideia é que este post esteja sempre em constante mutação – irei adicionando aqui as minhas novas aquisições e descobertas!!
Longe da Árvore
Longe da Árvore, o famoso livro de Andrew Solomon, é leitura inicial obrigatória.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
The Power of Disability
The Power of Disability mostra que as pessoas com deficiência são uma força invisível que moldaram a história e foram fundamentais para o crescimento da liberdade e o nascimento da democracia.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
Being Heumann
Você assistiu ao documentário Crip Camp, no Netflix? Judith Heumann é uma respeitada ativista dos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos. No livro Being Heumann, ela conta a sua história, que se entrelaça com a aprovação da ADA nos EUA.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
Disability Invisibility
O livro Disability Invisibility foi escrito por outra respeitada e conhecida ativista dos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos, Alice Wong. Ele conta várias histórias sobre PCDs.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
Undoing Ableism
Ungoing Ableism fala sobre como ensinar sobre deficiências para crianças de 12 anos.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
Academic Ableism
Academic Ableism fala sobre o capacitismo se manifesta no ensino superior.
Para saber sobre o livro, clique aqui.
71 Leões
Li o livro 71 Leões, da Lau Patron, num vôo para os Estados Unidos. É o tipo de livro que tira a nossa alma do lugar – eu me emocionei infinitas vezes durante a leitura.
Para ler sobre o livro, clique aqui.
No Comments