Deficiência Auditiva Histórias dos Leitores

Mensagem da Joice: surda oralizada e matemática

20141231_200353

 

 

“Oi Paula!

Meu nome é Joice, tenho 22 anos e tenho perda neurossensorial bilateral severa e uso prótese auditiva nos dois ouvidos desde os 5 anos de idade. Eu aprendi a fazer leitura labial desde pequena, o que ma auxilia muito quanto eu não entendo o que as pessoas falam ou quando vou nadar.

Assim como você e muitas leitoras, cresci sendo tratada como uma criança normal que tinha um probleminha de audição. Nunca vi como uma barreira que me impedisse de ter minha própria autonomia. Tanto é que eu frequentei escola pública a minha vida toda e estou para concluir minha graduação em Licenciatura em Matemática na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, só queria compartilhar com você o quanto fiquei feliz ao descobrir seu blog, de saber que não estou sozinha nessa!
Quero muito ser professora universitária e vou lutar por isso, ao terminar a graduação seguirei no mestrado em Educação Matemática. Assim como você, quero fazer minha parte em ajudar as pessoas e mostrar que somos capazes de vencer na vida.  Por isso tudo na vida se obtém através de força de vontade e dedicação, essa foi a filosofia de vida que sempre levei comigo como sendo uma deficiente auditiva. Graças a Deus nunca sofri preconceito por causa disso e tenho muitos amigos verdadeiros que sempre me ajudaram. Além do apoio fundamental da família.
Eu só queria ter conhecido seu blog antes para ter descoberto tantos recursos tecnológicos que fazem muita diferença na nossa vida diária. Só agora que obtive o sistema FM e a prótese auditiva que sempre ganhei do SUS. Se eu tivesse conhecido seu blog antes eu teria conhecido aquele despertador que quase te matou do coração no primeiro dia que você usou e aquele óculos de legenda da Sony e tantos outros, como os direitos que temos e não estamos usufruindo (Passe-Livre, por exemplo). Por isso nunca deixe esse blog morrer e continue fazendo diferenças na vida das pessoas como tem feito. Obrigada! Um beijo no coração”
80 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

6 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.