Menu
Surdos Que Ouvem / Deficiência Auditiva / Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva

MEU FILHO É SURDO: curso para pais de crianças com surdez

Meu filho é surdo, e agora? Onde buscar informação de qualidade para compreender esse universo novo – e assustador – para a maioria dos pais de crianças com qualquer grau de perda auditiva? Os pais que acabam de receber o diagnóstico de algum grau de surdez dos seus bebês e crianças precisam de muita ajuda e acolhimento.

Não é nada fácil receber essa notícia, ainda mais quando é a primeira vez que alguém da família tem deficiência auditiva. Lembre-se que a jornada começa com a orientação de um médico otorrinolaringologista especializado em surdez.

Meu filho é surdo, e agora?

O Crônicas da Surdez se dedica há 13 anos a desmitificar a surdez e mostrar tudo o que a medicina e a tecnologia são capazes de fazer pelos bebês e crianças que têm deficiência auditiva.

Estamos em 2022 e a chance de que o seu filho surdo possa ouvir, falar e se desenvolver plenamente é muito grande. Mas nem todo mundo sabe que é preciso agir rápido caso essa seja a sua escolha, e a rapidez na busca pela reabilitação auditiva para as crianças só acontece quando se tem acesso à informação de qualidade. 

Por isso, decidimos criar um Curso Online para Pais de Bebês e Crianças com Perda Auditiva com aulas de altíssima qualidade, dadas por quem décadas de experiência real no assunto. Eu (Paula Pfeifer) e o Dr. Luciano Moreira juntamos um time de fonoaudiólogas, psicóloga, assistente social e mãe de surdos que ouvem para dar aos nossos alunos um conteúdo de valor inestimável.

Com esse curso, poderemos ajudar todas as famílias que nos procuram todos os dias e que estão nos quatro cantos do mundo! Além disso, também poderemos conectar centenas de famílias de crianças com deficiência auditiva e colocá-las em contato direto umas com as outras, para que troquem experiências e tirem infinitas dúvidas.

Quantos surdos existem no mundo?

Fique tranquilo: vocês não são a única família lidando com a surdez. Há 1,5 BILHÃO de pessoas hoje, segundo a OMS divulgou no Relatório Mundial da Audição de 2021, com algum grau de surdez. Aliás, a surdez tem graus: leve, moderado, severo e profundo.

quantos surdos existem no mundo

Fuja de pessoas tendenciosas que vão tentar lhe fazer acreditar que TODO surdo “tem que” usar Libras, que a língua de sinais é a ‘língua natural’ de todos os surdos, que o seu filho “deve” estudar numa escola bilíngue, e por aí vai. Segundo o IBGE divulgou em 2021, a maioria das pessoas com algum grau de surdez no Brasil NÃO usa Libras. O curioso sobre a surdez é que a mídia e os lobistas não lidam com dados, apenas com… achismos.

A reabilitação auditiva é capaz de ajudar a maioria absoluta dos casos de surdez hoje, e o SUS possui uma das melhores políticas públicas de saúde auditiva do mundo. Você consegue ótimos aparelhos auditivos gratuitos no SUS e o SUS também faz a cirurgia do implante coclear. No Brasil, os planos de saúde cobrem a cirurgia de implante coclear, mas não são obrigados a fornecer aparelhos auditivos.

todo surdo usa libras

O diagnóstico de surdez assusta muito

Esse momento inicial é muito doloroso e sofrido para os pais, que precisam mergulhar num mundo novo assustador e têm milhões de perguntas, medos e inseguranças. Muitos estão fora das grandes cidades e não têm acesso a profissionais especializados em surdez.

Além disso, buscar informação apenas com profissionais de saúde deixa os pais com a sensação de que ainda falta alguma opinião importante: a opinião de quem já passou por isso. E ter contato com quem tem um filho com deficiência auditiva e já passou pela jornada da surdez é fundamental.

Foi pensando em todos os desafios que os pais que acabam de descobrir que o seu filho é surdo enfrentam – e também nos pais que já têm o diagnóstico há algum tempo, mas ainda se sentem perdidos e confusos – que eu e o Dr. Luciano Moreira convidamos fonoaudiólogas, uma psicóloga, uma assistente social e uma mãe de surdos que ouvem para que se juntassem a nós na criação de mais de 30 aulas.

Como sei se esse curso é para mim?

O curso é indicado para:

  • Pais que acabaram de receber o diagnóstico de surdez (ou receberam há pouco tempo) do seu bebê ou criança e se sentem perdidos neste mundo novo
  • Pais que estão inseguros quanto a seguir o caminho da reabilitação auditiva
  • Pais que receberam o diagnóstico há pouco tempo mas já decidiram seguir o caminho da reabilitação auditiva

Como me inscrevo? Onde leio tudo sobre o curso?

Para saber todos os detalhes sobre o curso e fazer sua inscrição, clique aqui.

O processo para fazer um bebê ou criança com perda auditiva ouvir melhor ou voltar a ouvir, chamado “reabilitação auditiva”, é um processo que envolve a tecnologia, idas a médicos e a especialistas, e muitas questões emocionais ligadas à autoestima e até mesmo à vergonha.

Tornando-se aluno do nosso curso, você terá:

  • 30 aulas que você pode assistir onde, quando e quantas vezes quiser
  • Acesso vitalício às aulas no Udemy

CONTEÚDO DO CURSO

Módulo 1

Aula 01: Meu Filho é Surdo! E Agora?

Aula 02: O Susto e as Emoções Envolvidas

Aula 03: Causas, Tipos e Graus de Surdez

Aula 04: Tratamento das Perdas Auditivas Leves e Moderadas

Aula 05: Tratamento das Perdas Auditivas Severas e Profundas

Aula 06: O Papel dos Pais na Estimulação da Linguagem

Aula 07: A Importância da Autoestima na Criança Surda

Aula 08: Direitos da Criança Surda

Aula 09: Implante Coclear

Módulo 2

Aula 10: Para os Pais Que Estão Iniciando a Jornada da Surdez

Aula 11: Não Tenha Vergonha Que Seu Filho Use Aparelho Auditivo

Aula 12: Atitudes Que Você Deve Evitar Pelo Bem do Seu Filho

Aula 13: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 1

Aula 14: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 2

Aula 15: Como Lidar Com o Bullying

Aula 16: A Nova Geração de Surdos Que Ouvem

Aula 17: Estratégias Para Vencer as Dificuldades Práticas do Dia-a-Dia

Aula 18: Como Lidar com a Curiosidade das Outras Pessoas

Aula 19: O Que Você Pode Fazer Pelos Outros Pais

Aula 20: Aparelhos Auditivos

Aula 21: Autoadvocacia e tecnologias em sala de aula

Aulas Extras

Aula 22: Introdução ao Capacitismo

Aula 23: Perguntas e Respostas da Psicóloga, Parte I

Aula 24: Perguntas e Respostas da Psicóloga, Parte II

Aula 25: Será que meu filho vai falar?

Aula 26: Perguntas e Respostas com a Fonoaudióloga Reabilitadora

Aula 27: Perguntas e Respostas sobre implante coclear

Aula 28: Perguntas e Respostas sobre surdez com Dr. Luciano Moreira

Aula 29: Perguntas e Respostas sobre implante coclear com Dr. Luciano Moreira

Aula 30: Futuro anticapacitista com Lau Patron

Aula 31: Capacitismo e Surdez com Paula Pfeifer

FAÇA SUA INSCRIÇÃO E SEJA ALUNO

PS: caso você não possua recursos financeiros para fazer o curso, saiba que, ao se tornar Apoiador Mensal Power do Crônicas da Surdez (R$35 mensais), você ganha acesso ao nosso curso, além de ficar em contato direto com mais de 200 famílias.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply