Notícias

Museu do Aparelho Auditivo

Olha só que bacana o email que recebi essa semana!! 🙂

“Boa dia, Paula!

Acompanhamos seu blog “Crônicas da Surdez”. Uma de suas postagens, sobre “Acessórios para usar junto com o aparelho auditivo”, nos chamou a atenção. Você disponibilizou o site onde comprou seus acessórios, este por sinal continha lindas e modernas peças. Foi pensando neste post que resolvemos lhe escrever. Vamos inaugurar na sede de nossa empresa – Rede de Clínicas Direito de Ouvir, em Franca/SP -, o 1º Museu do Aparelho Auditivo no Brasil – a versão online ainda está em construção www.museudoaparelhoauditivo.com.br, que tem a missão de resguardar a história desses auxiliares da audição. Em nosso acervo já temos mais de 280 peças – a previsão de inauguração é para janeiro de 2013. Nele há peças que datam do início do século XIX, muitas são raridades, como esta a qual me refiro abaixo.

Este “Brinco com aparelho auditivo” fabricado pela Sterling Manufacturing Co. situada nos EUA, foi produzido na década de 1950 seguindo a linha de apelo ao glamour e as tendências da moda que invadiram também o mercado de saúde auditiva.  Nesta época os aparelhos auditivos eram muitas vezes disfarçados em brincos, broches, prendedores de gravata, colares e óculos; a preocupação era aliar o benefício ao visual estético.  A Empresa Sterling seguindo esta tendência lança este modelo de aparelho auditivo no formato de uma flor, feito em prata com pedras de marcassita, de aproximadamente 5cm. Além deste modelo em formato de flor, ela também lançou outros formatos também em prata e brilhantes. No modelo em questão o aparelho auditivo era escondido atrás do miolo da flor, tendo também oculto um espaço para o posicionamento da pilha e uma alavanca de volume; o brinco com aparelho auditivo era posicionado no ouvido cobrindo toda a área externa da orelha. Seu alto preço e delicadeza de detalhes nos indicam que foi fabricado para ser um artigo de luxo.”

Interessante, não? Eu certamente faria uma visita a um museu de aparelhos auditivos!

1 pessoa amou.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

6 Comentários

  • Boa tarde Lydia! tudo bom?
    Me chamo Mariana Rodrigues e sou a historiadora responsável pelo Museu do Aparelho Auditivo, na cidade de Franca. Fiquei simplesmente encantada e curiosa para saber um pouco mais da história de sua mãe. Entre em contato comigo através de um de meus emails museu@direitodeouvir.com.br ou contato@museudoaparelhoauditivo.com.br ou então através do telefone (16)37204562. Será uma honra lhe explicar mais sobre o museu e como funciona nosso sistema de aquisição de novas peças para o acervo. Aguardo ansiosamente o seu contato, querida.

    E Maressa, será um prazer guiá-la durante uma visita ao nosso museu, por favor sinta-se a vontade de nos visitar quando quiser.

    Um grande Beijo. Mariana

  • Olá Paula!
    Acompanho seu blog desde o inicio do ano passado, e sempre gosto do que encontro aqui. Como estudante de fonoaudiologia, isso tem sido uma interessante e enriquecedora forma de estudo, principalmente, porque você mantém seus leitores atualizados e por dentro do assunto! Venho te parabenizar por este trabalho, admiro sua forma de expressar -se e sua luta diária que incentiva muito outras pessoas. Gosto também, de seu bom humor em descrever os dados realísticos, que muitas vezes não são conhecidos por pessoas que não ‘vivem a surdez’…

    Ah… Gostei bastante dessa postagem, brinco com aparelho auditivo, algo lindo, inovador e interessante. Seu blog tem me proporcionado varias ideias para meus trabalhos acadêmicos, sem falar que me faz ‘vivenciar’ (se é que posso dizer assim) os mesmos. rs.. ^_^ Obrigada viu!?
    Abraços.

    Aline Santos

  • Olá Paulinha (posso te chamar assim??)!!
    Acompanho seu blog desde o inicio do ano passado, e sempre gosto do que encontro aqui. Como estudante de fono isso tem sido uma interessante e enriquecedora forma de estudo, principalmente por que você mantém seus leitores atualizados e por dentro do assunto! Venho te parabenizar por este trabalho, admiro sua forma de expressar -se e sua luta diária que incentiva muito outrem. Gosto também, de seu bom humor em descrever os dados realísticos, que muitas vezes não são conhecidos por pessoas que não ‘vivem a surdez’…

    Ah… Gostei bastante dessa postagem, brinco com aparelho auditivo, algo lindo, inovador e interessante. Seu blog tem me proporcionado varias ideias para meus trabalhos acadêmico, sem falar que me faz ‘vivenciar’ (se é que posso dizer assim) os mesmos. Obrigada viu!?
    Abraços.

  • Ai, q BÁRBARO !
    Vou ver se m Mãe tem ainda o arsenal dela desde 1945 nos EUA, ficou surda servindo n exercito na 2a guerra!
    Talvez interesse ao museu!
    Q ótima coisa!!!

  • Bom dia!!
    Paulinha, Tudo bem? eu estou bem com a graça de Deus…

    Muito legal esse museu do aparelho auditivo…quando der vou visitar…achei interessante o aparelho auditivo…so não sei que iria usar…ja que não gosto ser discreta quando se trata dos meus aparelhos auditivos..rsrs

    Beijão e fica com Deus.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.