Menu
Destaques / Aparelhos Auditivos / Publicidade

Novidades para tratamento de zumbido

zumbido CS audibel

O zumbido é um barulho constante, similar ao som de um apito, chiado, grilo ou panela de pressão. Conhecido na comunidade científica como tinnitus, o zumbido é um barulho percebido nos ouvidos ou no meio da cabeça que aparece quando as vias auditivas responsáveis por captar a vibração dos sons gerados em determinado ambiente e enviá-los, como impulsos elétricos, ao cérebro, passam a mandar os mesmos impulsos, sem que uma fonte sonora seja gerada.

Esta atividade anormal do sistema auditivo aflige 48 milhões de brasileiros (segundo um levantamento da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ – em parceria com o Instituto Ganz Sanchez) e pode ser originada por diversos fatores, como diabetes, pressão alta, hipertireoidismo, colesterol e alteração de musculatura da cabeça, pescoço e ATM (articulação temporomandibular), o que torna o diagnóstico mais difícil e, em alguns casos, o tratamento multidisciplinar necessário. Em cerca de 80% dos casos, o tinnitus está relacionado às perdas auditivas, incluindo aquelas que ocorrem devido à exposição prolongada a ruídos intensos. O barulho excessivo é um fator determinante para o surgimento do problema. Hoje, tanto adultos jovens quanto adolescentes ficam expostos a sons muito altos sem perceber o dano que estão sofrendo.

É importante estar ciente de que não existe um único tratamento para todo mundo. Cada caso precisa ser avaliado individualmente, através de exames específicos, como a audiometria (teste da audição), o exame otoneurológico (exame da labirintite), o BERA, a acufenometria (exame específico do zumbido), a ressonância nuclear magnética, a tomografia computadorizada, entre outros. O papel do otorrinolaringologista é fundamental para diagnosticar o zumbido e orientar sobre o melhor tratamento para cada caso específico.

Além dos medicamentos, os aparelhos auditivos hoje em dia possuem recursos tecnológicos interessantes para que as pessoas que sofrem com o zumbido possam atenuar o problema. A Terapia de Habituação do Zumbido ou TRT (Tinnitus Retraining Therapy) se destaca por ser uma opção não medicamentosa. A técnica é dividida em duas etapas e consiste no uso de sons alternativos para competir com o zumbido. Na primeira fase, o paciente recebe orientação e tira dúvidas. Na segunda, passa por um “enriquecimento sonoro” através de geradores de som, como o Tinnitus Breaker, presente nos aparelhos Audibel, além do Beltone Calmer, um aplicativo disponível para as plataformas Android e iOS que oferece ao usuário sons relaxantes e suaves para ajudá-lo a amenizar o incômodo sofrido. Ao utilizá-lo, o paciente direciona a sua atenção para outro som, relaxando e conseguindo voltar a dormir bem, pois são muito comuns os casos de pessoas que levantam à noite para ir ao banheiro e não pegam mais no sono por escutarem intensamente o zumbido.

aparelhos auditivos audibel cronicas surdez beltone calmer como funciona tinnitus breaker

Vale ressaltar que o Tinnitus Breaker não “mascara” o distúrbio, só atua como um “competidor”. O segredo é utilizá-lo sem causar desconforto e sem trocar apenas um barulho pelo outro. O gerador de som pode ser utilizado com a amplificação do aparelho auditivo ou não, conforme a necessidade do paciente. Com os exames, é possível descobrir se é preciso o TRT ou não. Nos casos em que há zumbido associado à perda de audição, só o aparelho auditivo e o trabalho de redirecionamento da atenção já oferecem uma melhora significativa.

Quem tem perda auditiva e sofre com um forte zumbido (superior à sua audição) precisa adotar o método TRT e o aparelho auditivo. Já as pessoas com audição normal dispensam o uso da amplificação sonora e são tratadas apenas com o TRT e o Tinnitus Breaker. O Beltone Calmer pode ser usado em todos os casos.

Os resultados do tratamento dependem muito de como o organismo de cada um vai reagir. Geralmente, ele dura de um ano e meio a dois, mas existem relatos de melhora já no primeiro mês. Para algumas pessoas, o tratamento vai garantir uma cura total e, para outras, vai permitir o controle do zumbido e uma melhora considerável da qualidade de vida. É sempre possível fazer algo em relação ao problema, mas jamais dizer ao paciente que não tem cura ou que ele tem que se acostumar com isso.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

16 Comments

  • Antonio Aragon
    27/09/2020 at 3:08 pm

    Pergunta,
    O ruído pode ser por deficiência de alguma substância, que possamos fazer a reposição através de remédios?

    Reply
  • Orlando j c Miranda
    10/09/2018 at 2:59 pm

    Paula, o artigo que vc postou fala que melhora ou cura! Você não conhece ninguém que curou ou melhorou. Vc acha que terapia funciona ou não

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      26/08/2020 at 4:03 pm

      Olá Orlando,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • SILMARA WAGATUMA
    29/03/2018 at 11:40 am

    Oi Paula tenho zumbido a 4 anos e agora para ajudar outros barulhos, e para piorar meu ouvido fecha tranca, tipo quando desce a serra sabe ?Quando acontece isso fico quase louca , mas graças a Deus isso não é sempre .Tenho muito medo de um dia acontecer e não voltar o que fazer ?já fui em muitos otorrinolaringologista e nenhum soube me responder nada de bom somente que vou ter que aprender a conviver com isso e pode piorar , se puder me dar uma resposta de ânimo agradeço

    Reply
  • Joana
    12/09/2017 at 7:36 am

    Olá
    Eu tenho tinnitus e uma perda de audição moderada queria saber se o aparelho auditivo me ajuda em relação ao tinnitus.

    Reply
  • Flávio
    14/07/2017 at 8:54 pm

    Sempre ouvi musica alta. Fones, som em casa, ensaios na banda, shows, etc. Tenho tinnitus leve. Na verdade, eu aceito na boa, pois a culpa foi minha e, como curto muito musica, não fico triste por isso, eu curti mesmo. Hoje pego leve e o ignoro. Vivo bem.
    Parabéns pela matéria.

    Reply
  • CEZAR AUGUSTO DE MIRANDA
    26/04/2017 at 3:34 pm

    SOU MEDICO E TENHO ZUMBIDO TERRIVEL

    Reply
  • Eder Ramburgo
    26/12/2016 at 8:47 am

    Bom dia Paula!

    Quando jovem trabalhava numa metalúrgica, nesta época não havia prevenção e muito menos fiscalização quanto ao uso de EPIs.
    Sofri com este zumbido e o pior, como você mesmo escreveu, estava tendo uma perca muito grande em minha audição e não sabia.
    Tive um prejuízo muito grande e inestimável, não conseguia concentração e muito menos acompanhar as aulas, atenção desdobrada para conseguir terminar o ensino médio.

    Hoje tenho uma perca auditiva muito grande, faço uso dos aparelhos.

    Reply
  • Anne
    17/12/2016 at 10:26 pm

    Nossa! O design dos aparelhos a audibiel são muito sem graça, são pretos e sem variáveis coloridas.
    Justo você Paula que era tão amante da personalização dos aparelhos.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      19/12/2016 at 8:14 am

      Anne,
      Todas as marcas vendem AASI’s beges e pretos, a personalização fica por nossa conta com earplugs, moldes coloridos, adesivos, pedrinhas, etc…
      Beijos!

      Reply
      • sidney oliveira
        14/02/2018 at 3:57 pm

        Olá Paula,eu não tenho perdas auditivas, tenho zumbido a 2 meses,vc conhece alguém que melhorou ou até ficou curada com esses aparelho TRT?

        Reply
        • Paula Pfeifer Moreira
          17/02/2018 at 4:23 pm

          Não!

          Reply
          • Angelo Augusto
            11/05/2018 at 11:58 am

            Oi Dra Paula. Então, no caso você nunca conheceu alguém que fez a terapia e teve alguma melhora? Então talvez a TRT não funcione tão bem assim? Fiquei com essas dúvidas. Estou sofrendo com o zumbido há dois meses, e estou pensando em tentar a TRT.

  • Breno Costa
    17/12/2016 at 9:04 am

    Bom dia. Tenho esse sunido. Pra dormi ou quando estou quieto escuto musica. Bela e esclarecedora reportagem. Valeu!

    Reply
  • Yolanda Leite
    16/12/2016 at 5:25 pm

    Querida Paula, boa tarde!

    Uso aparelho há muitos anos, tenho muita dificuldade para entender do
    Falam comigo; procurei saber sobre o implante coclear e fui informada que esse procedimento é só para quem têm perda total da audição.
    Gostaria que saber se procede , pois vç diz que tem def. Progressiva e possui o implante, se possível gostaria saber qual o custo.
    Atenciosamente
    Yolanda

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      19/12/2016 at 8:13 am

      Yolanda, o IC é para perdas severo-profundas que não têm benefício com aparelhos auditivos.
      Se tiveres mais duvidas me escreva.
      beijos

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM