Menu
Especialista em Surdez

Quais sintomas e doenças o MÉDICO OTORRINO trata?

O médico otorrino trata de sintomas, doenças e problemas do ouvido, da garganta e do nariz. A otorrinolaringologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta. O médico OTORRINO – otorrinolaringologista – é treinado para lidar com uma ampla variedade de condições que afetam essas áreas do corpo, desde problemas comuns como resfriados e infecções de ouvido, até condições mais complexas como distúrbios do equilíbrio, perda de audição, distúrbios do sono e câncer de cabeça e pescoço. Vamos explorar alguns dos sintomas e doenças que são tratados pelo médico otorrinolaringologista, bem como a importância de procurar cuidados médicos especializados quando se enfrenta qualquer problema relacionado ao ouvido, ao nariz e à garganta.

Os Sintomas de doenças otorrinolaringológicas:

Muitas doenças otorrinolaringológicas podem se apresentar com sintomas específicos que afetam o ouvido, nariz ou garganta. É importante estar ciente desses sintomas e procurar avaliação médica adequada se eles persistirem. Alguns dos sintomas mais comuns associados a doenças otorrinolaringológicas incluem:

  1. Problemas de audição: A perda de audição pode ocorrer gradualmente ao longo do tempo ou de forma repentina, e pode afetar um ou ambos os ouvidos. Zumbido nos ouvidos (tinnitus) também é um sintoma comum associado a problemas de audição.
  2. Congestão nasal: A congestão nasal persistente, obstrução nasal, secreção nasal excessiva e espirros frequentes podem ser sintomas de condições como rinite alérgica, sinusite crônica ou outras doenças nasais.
  3. Dor de garganta: A dor de garganta é um sintoma comum associado a várias condições, como faringite (inflamação da faringe), amigdalite (inflamação das amígdalas) e infecções virais ou bacterianas.
  4. Dificuldade para respirar: A dificuldade para respirar pode ser causada por obstruções nasais, pólipos nasais, tumores nas vias respiratórias ou outras condições respiratórias, como a apneia do sono.
  5. Alterações na voz: Rouquidão persistente, mudanças na voz, dificuldade para falar ou voz nasalizada podem ser indicativos de problemas nas cordas vocais, laringe ou outras áreas relacionadas à voz.
  6. Vertigem e tontura: A vertigem, sensação de tontura ou perda de equilíbrio podem ser sintomas de distúrbios do equilíbrio, como a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), doença de Menière ou outros problemas do ouvido interno.

Médico OTORRINO especializado em surdez

É fundamental que você não perca tempo se desconfia que possui algum grau de perda auditiva. A surdez, não importa o grau, é uma EMERGÊNCIA MÉDICA quando falamos em bebês e crianças, por isso, fique atento aos sinais clássicos que indicam que seu filho pode ter uma perda auditiva.

O que poucas pessoas sabem é que você deve buscar um médico otorrino especializado em surdez quando tem algum problema de audição. Se o otorrino for expert em nariz ou em garganta, ele pouco fará pela sua perda auditiva. Quando o médico é especialista em surdez, isso significa que ele possui vasta experiência clínica e cirúrgica em cirurgias da audição, bem como amplo conhecimento sobre implante coclear e aparelhos auditivos.

Não existe “perda auditiva normal da idade” e todas as perdas auditivas devem ser tratadas porque não fazê-lo traz prejuízos imensos para o seu cérebro – incluindo aí atraso no desenvolvimento da linguagem nas crianças, depressão e aceleração do declínio cognitivo. Portanto, não brinque com a surdez. Ela é um problema sério que afeta mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde.

Onde encontrar um médico otorrino especialista em surdez?

O melhor lugar para encontrar um médico otorrino especialista em surdez na sua cidade e Estado é o Clube dos Surdos Que Ouvem. Ao contrário de sites médicos como Doctoralia e afins – que cobram caro do médico para que apareçam em listas de ‘melhores médicos’ que não têm comprovação alguma – o Clube dos Surdos Que Ouvem é a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil, com mais de 21 mil membros.

Uma das nossas regras rígidas é que os membros só podem indicar um médico quando são pacientes dele. E os membros do Clube dos Surdos Que Ouvem são as melhores pessoas para lhe indicar um otorrino que vai lhe conduzir da melhor forma na sua jornada da surdez – seja numa consulta presencial ou numa consulta via Telemedicina.

Uma consulta com um médico OTORRINO especializado em surdez deve durar entre 40 minutos e uma hora – só assim você conseguirá sanar as suas dúvidas e entender os detalhes do seu tratamento. Se puder, leve uma audiometria atualizada na consulta, ou então, faça uma audiometria no consultório.

medico otorrino

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.