Ícone do site Crônicas da Surdez – Surdos Que Ouvem – por Paula Pfeifer

Como personalizar seu aparelho auditivou ou implante coclear

Você quer decorar seu aparelho auditivo ou seu implante coclear e não sabe como fazer? Então vamos aprender que é bem fácil. Quem me segue no Instagram ( @cronicasdasurdez) sabe que eu AMO glamourizar meus ICs. Comecei há muitos anos porque acho as próteses sem graça: 100% beges, pretas ou brancas. Não combina comigo, definitivamente. Gosto de cor, de brilho, de dourado, de onça.

Tem a ver com VISIBILIDADE

Quero que as pessoas vejam minhas próteses, fiquem curiosas, me façam perguntas e achem bonito. Especialmente as crianças e os pais das crianças. Ver alguém seguro de si usando ICs ou AASIs e, mais do que isso, ver alguém que se diverte fazendo usando e busca colocar sua personalidade neles é DEMAIS.

Acho o máximo e incentivo todo mundo a fazer o mesmo. Dá outra alma para as próteses e faz com que as pessoas ao redor as enxerguem com outros olhos.

Como eu faço

Minha primeira tentativa de customização foi através das capinhas de implante coclear. Mas durou pouco porque elas deixam o implante mais pesado e mais ‘gordinho’, e como minhas orelhas são pequenas, isso é um perrengue. Fica caindo, preciso colocar no lugar o tempo todo e isso me irrita.

Depois, parti para os adesivos autocolantes. Além de baratinhos, você encontra em qualquer papelaria. E se for no Saara ou na 25 de Março, paga uns 5 reais uma cartela gigante daqueles adesivos que imitam pedrinhas.

Uma vez uma joalheira francesa me mandou de presente (foto abaixo) uma semi-jóia para usar com os implantes que tinha asas e pedras. Lindo de viver, e enquanto escrevo esse post percebo que não sei onde foi que os coloquei!

Também faço coleção de earcuffs chamativos (amo os da marca Maria Dolores Design). E minha última descoberta foram os cristais Swarovski autocolantes, que comprei nos EUA por módicos 9 dólares cada caixinha com muitos. Aqui no Brasil, não existe pra vender ainda.

É o que uso atualmente! A única questão é: não saia colando por todo o seu aparelho, porque quando a cartilagem da orelha fica encostando nisso o tempo todo e fazendo pressão, dá o maior nervoso. Eu só coloco onde sei que a cartilagem não vai encostar nas pedrinhas, senão, não consigo usar.

E não façam o que eu fiz da última vez: na pressa, usei SuperBonder. Isso significa que só posso mudar a customização quando todos os cristais caírem, rsrsrs. E após mais de ano, até agora apenas uma das caveirinhas Swarovski que colei caiu. Até quando usei um processador de peça única emprestado no TEDx Talks enchi de pedrinhas. Não me aguento!

 

Vídeo: como eu personalizo meu implante coclear

Tutorial fácil

A Daiane Queiroz, leitora antiga do Crônicas da Surdez, enviou um tutorial mostrando como ela fez com o dela!

 

‘A Paula me convidou para apresentar meu aparelho customizado para vocês. Ela a minha inspiração para a minha aceitação, por isso resolvi exibir meu aparelho por aí. 🙂

Tudo começou quando vi um post da Paula na fanpage do Crônicas da Surdez sobre os aparelhos auditivo coloridos da Rainbow Tubes. Nesse momento eu comecei a pesquisar quem era a Rainbow Tubes e achei um vídeo dela explicando como fazer um aparelho auditivo colorido. Amei gente!

Só resolvi fazer o meu aparelho customizado quando a minha amiga fotógrafa Fernanda Sheeny  me chamou pra fazer um ensaio fotográfico. Aí fui correndo encomendar dois moldes coloridos.

Comprei na Farmalife dois produtos, adesivos para unhas da First Kiss Nail Dress no modelo Gown(56705 / FKDS07) e tesoura curva para unhas. Comprei essa tesoura, pois facilita o corte do adesivo na parte curva do aparelho auditivo.

Como remover o adesivo do aparelho auditivo?

Primeiro passo é descascar o adesivo do aparelho. No entanto, caso o aparelho conter algum resíduo pegajoso deixado pelo adesivo, basta esfregar com o polegar e rolar, até removê-lo completamente. Em seguida, use o lencinho umedecido de bebê esfregando no aparelho auditivo e dentro de alguns segundos, ele estará completamente limpo. Nunca usar:  água, removedor de esmalte de unha e álcool.
Pois esses produtos podem danificar o seu aparelho e anular a garantia do seu aparelho. Bem, eu me inspirei na criatividade da Rainbow Tubes e agradeço de coração por essa oportunidade de compartilhar com vocês através de uma pessoa tão iluminada que é a Paula. Muito obrigada!”

 

Adooooroooo

Quem fizer AASI ou IC customizado depois de ver esse post, não deixe de me mandar foto ou me marcar no Instagram

Eu morro de orgulho de quem se orgulha de si mesmo e não entra na paranóia de esconder a deficiência auditiva – o gasto de neurônio e energia não compensa, falo por experiência própria.

Enquanto alguns são defensores da discrição, eu sou defensora ferrenha da ostentação! Vamos começar uma campanha “Aparelhos Auditivos Glamourosos JÁ”!

Entre para o Grupo Surdos Que Ouvem

Sair da versão mobile