Menu
Aparelhos Auditivos

Como fazer a PILHA DE APARELHO AUDITIVO durar MAIS

Afinal, por que a pilhaa de aparelho auditivo descarrega tão rápido?  Quem comprou aparelhos auditivos nos últimos anos, teve que escolher entre um aparelho auditivo recarregável e um aparelho auditivo com pilhas comuns. Embora a indústria da audição force cada vez mais a barra para que os consumidores optem por aparelhos auditivos recarregáveis (que eu pessoalmente NÃO recomendo, e explico os motivos nessas aulas) os aparelhos auditivos que usam pilhas auditivas comuns seguem sendo uma ótima – e na minha opinião também a melhor – opção para quem tem perda auditiva.

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.

Vantagens da PILHA para Aparelho Auditivo

Essas são as maiores vantagens de usar aparelho auditivo com pilhas ao invés de optar por lidar com as desvantagens do aparelho auditivo recarregável:

  1. Liberdade, porque podem ser substituídas a qualquer momento e em qualquer lugar
  2. Economia, porque duram entre três a 10 dias (dependendo do tamanho e modo de uso)
  3. Facilidade, porque são fáceis de comprar (você consegue ótimos preços na internet)
  4. Você não é refém nem de tomada e menos refém da indústria da audição

A questão de quanto tempo dura uma pilha de aparelho auditivo depende de vários fatores, e usar o bluetooth durante muito tempo é um fator que reduz bastante a duração das pilhas. Todo usuário de aparelho auditivo já experimentou uma situação em que uma pilha novinha não pareceu durar o mesmo tempo de sempre, e ficou encafifado com isso.

Motivos para a pilha de aparelho auditivo durar menos

Quando uma pilha dura pouquíssimo tempo, a gente acha que o lote da pilha era ruim, que o fabricante era péssimo, que a pilha era velha e ainda entra em pânico achando que os aparelhos auditivos estão pifandos ou pifando.  Há cinco motivos que fazem as pilhas de aparelho auditivo descarregarem mais rápido:

  1. Pilha que não foi totalmente ativada
  2. Armazenamento incorreto das pilhas
  3. Compartimento de pilhas sujo ou oxidado
  4. Pilhas vencidas
  5. Pilhas de má qualidade

Bateria Não Totalmente Ativada

Todas as pilhas de aparelho auditivo são vedadas com um adesivo codificado por cores que indica o tamanho da bateria, mas esses adesivos têm um propósito ainda mais importante.  Assim que ele é removido, o oxigênio se mistura com um composto de zinco dentro da pilha e ocorre uma reação química. Essa reação cria uma carga para alimentar os seus aparelhos auditivos, e essa carga permanece constante até que a reação química cesse. Quando isso ocorre, a pilha do seu aparelho auditivo descarrega quase imediatamente.

Dito isso,  entenda que as pilhas de aparelho auditivo precisam de tempo suficiente em contato com oxigênio antes que você as coloque no compartimento de pilhas e feche-o. Muitas pessoas cometem o erro de arrancar o adesivo e imediatamente colocar a pilha no aparelho de audição. Isso corta o fornecimento de oxigênio inicial que ela precisa para “ligar” a reação química que a faz funcionar do jeito certo. Remova o adesivo e espere entre 1 e 3 minutos. Depois disso, coloque a pilha no aparelho, feche o compartimento e comece a usá-la.

Armazenamento incorreto

A segunda razão pela qual suas baterias de aparelho auditivo podem estar descarregando rápido é o local onde você as armazena. Pilhas de aparelho auditivo são sensíveis a temperaturas extremas e devem ser guardadas em um local fresco e escuro. Jamais guarde pilhas em porta-luvas, banheiro, geladeira e outros lugares que atingem temperaturas extremas, ok? Se você usa um desumidificador elétrico, NÃO coloque suas pilhas dentro dele, porque ele esquenta. Use um estojinho próprio para guardar suas pilhas.

Sujeira e oxidação no compartimento de pilha

Qualquer sujeira e detrito (principalmente o óleo da nossa própria pele) pode se infiltrar no compartimento de pilhas dos seus aparelhos auditivos, revestindo tanto os contatos da pilha quanto a própria pilha. Se essa sujeira revestir os receptores de oxigênio da pilha, a reação química que cria uma carga não pode ocorrer.

Isso acontece muito nos aparelhos auditivos intra-auriculares invisíveis que ficam bem lá dentro do ouvido, mas também pode acontecer com todos os tipos de aparelhos auditivos. Para evitar, certifique-se de perguntar a quem lhe vendeu o AASI como e quando limpar o compartimento de pilhas dele. Dependendo do tipo de aparelho auditivo, você pode ter que ir à loja para fazer limpeza e manutenção regulares usando ferramentas e técnicas às quais você não tem acesso. Isso é bem chato e, em algum momento, terá um alto custo.

Pilhas vencidas

As pilhas de de aparelhos auditivos têm data de validade na parte frontal ou traseira da embalagem. Verifique SEMPRE a validade, porque pilhas frescas e novas têm maior vida útil. É tentador fazer estoque de pilhas e não pensar mais no assunto por vários meses, mas não é inteligente fazer isso.

Pilhas de má qualidade

Todo mundo que eu conheço já comprou, por falta de grana ou puro sovinismo, pilhas de marcas chinesas baratíssimas jurando que estava sendo super esperto e fazendo um baita negócio. Como qualquer outro produto na face da Terra, há marcas boas e marcas ruins. Sabe aquele ditado que diz que o barato sai caro? Pois é, se aplica perfeita e frequentemente aqui. Sem falar que pilhas de marca desconhecida e que custam uma fração do preço das outras ainda podem ser de qualidade tão ruim que podem explodir e vazar dentro do seu aparelho auditivo, denificando-o parcial ou totalmente. Evite a todo custo!

Portanto, comece verificando a data de validade de suas pilhas, limpando o compartimento de pilha e esperando 3 minutos até que as pilhas se ativem antes de começar a usá-las. Se você seguiu esse passo-a-passo, vale comprar um testador de bateria barato na internet para confirmar que as pilhas dos seus aparelhos auditivos realmente estão com uma quantidade apropriada de carga. E, por último, se continuar acontecendo, leve o seu aparelho auditivo para uma revisão, pois ele pode estar com algum problema que faz com que o consumo de pilha aumente consideravelmente, e isso deve ser corrigido.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.