Deficiência Auditiva Tecnologia

Qual telefone celular quem tem deficiência auditiva usa?

iphone_5s_gold_silver_gray_vertical

 

Nunca me prestei a assistir vídeos no YouTube por motivos óbvios – não ia entender o áudio e 90% deles não têm legendas. Eis que esses dias o namorado pergunta se eu me animava a assistir uns do Porta dos Fundos no iPhone dele. Respirei fundo, coloquei o sorriso do lagarto do pânico disfarçado na cara e aceitei. Para minha total e absoluta surpresa, assistimos uns quatro vídeos e eu entendi TUDO, sem legendas nem nada. O ápice da felicidade foi entender 100% daquele vídeo em que todas estão de burka preta conversando entre elas, ou seja, zero leitura labial.

Como felicidade de deficiente auditivo geralmente dura pouco (hehehe) no outro dia decidi fazer o mesmo usando o meu Samsung Galaxy S3. Foi brochante. Foi triste. Foi uoh. Se entendi um quarto de todos os vídeos que assisti, foi muito – e olha que tô sendo otimista quando digo um quarto tá? Fiquei com ódio da vida, de mim, do Porta dos Fundos, do Fábio Porchat, do mundo inteiro e, principalmente, da porcaria do meu telefone. O áudio do iPhone dá de relho no áudio do Samsung. Eu, que sou loooouca por um iPhone dourado, fiquei me coçando de vontade de migrar pra Apple. Mas, pra não dar uma bola milionária fora, queria saber da experiência de vocês com isso.

Por isso, duas perguntas: qual telefone celular vocês usam (no caso de quem ainda consegue falar ao telefone numa boa) e, quem tem Implante Coclear, qual telefone residencial vocês usam?? Aceito dicas, opiniões, tudo. Help me!

42 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

30 Comentários

  • Boa noite. Vou dar uma super fica pra quem tem deficiência auditiva grave, como eu. Indico o celular LG K10 2017, K10 Pro, ou o K11+, estes aparelhos tem um outono alto falante na parte traseira e o volume é legal, bem nítido, comparado com outros modelos da LG e outras marcas, além de seu um ótimo aparelho.
    Espero ter ajudado.

  • Olá Paula,

    Eu uso o Iphone e me viro super bem, acho ele ótimo. Meus aparelhos são Widex.

    Gostaria de saber se vocês tem dificuldade quanto ao telefone fixo. Pois sinto dificuldade as vezes no trabalho, já que o telefone é normal.

    Sabe me dizer se existe algum telefone específico fixo para deficientes auditivos?

    Obrigada!

  • Oi Paula,
    acredito que a essa hora já deve ter comprado o celular entretanto os iphones realmente são melhores, possuo deficiência moderada bilateral e uso um celular da lg (de vez enquando uso um iphone da minha filha e noto essa diferença) mas o meu maior desafio é escutar a chamada.
    Abraço

  • A surdez afasta o homem do homem. Perdi a minha audição com mais de 40 anos, hoje sou deficiente e uma das muitas dificuldades que enfrento no dia a dia, é me comunicar por telefone. Não posso ter acesso a um iphone para mim é muito caro e gostaria de saber se tem alguém com surdez profunda bilateral como eu que tem alguma experiência com uma marca mais acessível economicamente que possa ajudar a me comunicar melhor pelo celular.

    • Minha surdez é bilateral severa OD e profunda OE, e faço uso de aparelho auditivo; portanto preciso tirar o aparelho para atender. Eu uso um Sansung Galaxy S3. Mas quando atendo coloco no viva voz e (DICA IMPORTANTE) escuto não pela frente, mas pela parte de trás do aparelho ( é esta que encosto no ouvido) pois o som dos celulares e dos telefones sem fio saem bem melhor por trás, onde é o alto falante. E outra dica importante: sempre uso como toque um tipo de som que eu escuto. Geralmente sons agudos tipo assovio são melhores. Normalmente baixo no computador e passo para o celular. Consigo até acordar com estes sons.

  • Meu pai comprou dois aparelhos auditivos na Vitason em Ctba, mas ele não consegue ouvir direito. Já retornou, fez os ajuste e nada. Ele não confia na Fonoaudióloga. Existe um local em Jvvle que possamos levá-lo, pois ele dirige e necessita muito ouvir. Aguardo com urgência. Obrigada

  • Paula, boa tarde!

    A mecanismo de atender o celular fazendo uso do IC né? Exemplo, existe aparelhos auditivos que com o ICOM facilita a gente a atender o celular sem precisar ficar tirando o AASI do ouvido. Nesse sentido, o celular que vem ganhando a preferência é bom também?
    E para aqueles usam o ICOM qual o melhor celular? O Iphone também?

  • Uso telefone fixo da Gigaset (modelo SL400) que tem conectividade bluetooth. Aparelho auditivo é da Widex e uso o Mdex para fazer a conectividade.

  • Oi Paula minha filha ativou o implante a 3 meses, tem 11 anos. Ela não consegue falar no LG, mas no Samsung Galaxy Win ela escuta mais ou menos, percebo que temos que repetir algumas palavras. Fiquei muito interessada no iPhone vou pegar um emprestado com minha amiga essa semana pra ela ver se realmente vai ser melhor. Mas nem se compara Samsung com LG e nítido a diferença, ela não entendi nada no LG. Ela também não entendi vídeo no Samsung. Você conseguiu escutar com o cabo ou sem o cabo?

  • Uso o Samsung S4, e adoro. mas já experimentei o iphone 4 e percebi que a qualidade do som é um pouco melhor.
    No trabalho uso o telefone fixo da Alcatel) modelo 4029 – http://www.dynamictelecom.com/shop/alcatel-8-9-series/82-alcatel-4029-digital-phones.html). Por ser um aparelho digital, só funciona em linha digital.
    Importante destacar que um aparelho fixo telefônico comum em uma linha analógica tem o som pior/mais fraco/com ruídos do que o mesmo conectado à uma linha digital. Portanto, quem estiver frustrado com o telefone fixo não adianta só trocar o aparelho de telefone; sugiro experimentá-lo uma linha telefônica digital.
    obs: minha surdez é severa a profunda no OE e profunda no OD e utilizo AASI da Danavox (modelo 777p) na chave T. Consigo usar o telefone apenas no esquerdo, e em breve serei uma implantada IC no OD.

  • Uso da marca Samsung, somente aqueles com Touch Screen, que são melhores em ouvir (Tive um Corby da referida marca e que me roubaram dentro de casa, quando ocorreu uma entrega de uma cama – mesmo tem gente trabalhando rouba, um absurdo! Era Excelente!).
    Para ouvir e entender legal, é interessante que nós treinássemos os ouvidos escutando algum radio jornalístico todos os dias para ajudar o cérebro codificar os sons. É só uma dica.
    Já usei da marca LG que não deu certo. Pena que não podemos testar os aparelhos antes das compras, podíamos reivindicar uma lei que permita os deficientes auditivos testarem aparelhos com antecedência. O que acham?
    Quando compro na loja, eu já vou falando que sou deficiente auditiva e quero experimentar um aparelho antes da compra, senão é jogar dinheiro fora. eles entendem e acabam cedendo.
    É interessante também experimentar os celulares dos amigos ou conhecidos para saber se conseguimos ouvir ou não, anotamos a marca e o modelo para a aquisição. É só uma sugestão.
    Beijos a todos!

  • O meu celular é o Galaxy S3 mini.

    Achei a qualidade do áudio razoável. Para ouvir música, achei fraco.

    Estou desesperada por um Iphone, mas está difícil pagar uma mini fortuna em um celular.

    Qual Iphone o seu namorado tem? Não sei se compensa comprar um 4S que é mais barato.

  • Oi Paula, tenho um sony xperia atualmente e foi o melhor de todos… já tive galaxy, iphone e LG.
    Ele tem uma função que diminui a velocidade da voz da pessoa com quem vc fala…que uso direto. sem atraso na sua resposta…

    • Silvia.

      Por gentileza qual modelo sony é este que vc usa?
      Você usa somente o celular ou em conjunto com algum aparelho de surdez?
      gostei dessa função que vc diz que o aparelho tem desacelerar a voz das pessoas preciso testar isso assim que vc me responder eu vejo isso.

      Grande abraço.

      River

  • Oi Paula
    Eu tinha verdadeiro pânico do telefone, até que a um mês atrás troquei de telefone e ao testá-lo com meu marido tive uma verdadeira surpresa…simplesmente estava ouvindo tudo…e de uma forma tão clara que cheguei a chorar feito criança, isso que meu implante ainda não está com regulagem para telefone, fiz apenas um mapeamento em janeiro, em março faço o segundo, mas desde então estou falando no celular sem problemas e ainda custo a acreditar. Uso o iphone Samsung modelo GT-S7562L. O de casa eu escuto também (infelizmente não lembro a marca), mas não tão claro como o iphone.

  • Oi Paula!
    Eu tenho um 4S e estou quase comprando um 5S… o do seu namorado á deve ser esse né? (Deduzo pela foto que você postou rsrsr). Meus AASI são da Telex e até moderninhos mas ainda tenho certa dificuldade em entender o áudio dos vídeos. Esse mesmo da burka tive que perguntar diversas vezes ao meu marido “o que ela disse?”
    Vou fazer um teste com meu iphone e com meu tablet que é um Samsung…

  • Nossa que noticia boa essa Paulinha, eu tbém tenho um horror a telefone e vivo usando parentes e amigos de laranja nessas horas.
    Mas meu sonho e conseguir um telefone que eu consiga me virar sozinho por que hoje em dia eu escuto os sons e vozes mas não consigo interpretar a fala de jeito nenhum já tive vários aparelhos e sempre acabo usando somente para troca de MSM ou facebook.

    Quem como nós não se lembra de um momento que o celular toca no meio de várias pessoas estranhas sem um amigo por perto para lhe dar uma mão?
    Nisso vem aquela sensação de que todo mundo em volta está olhando para vc e seu celular tocando se perguntando por que ele não atente esse trem!!! kkkkk Da vontade de sumir nessas horas e por essas e outras passo a deixar meu celular só no vibra.

    Espero que o pessoal poste mais experiências positivas sobre o iphone se ele for mesmo o cara da vez eu vou correr atras de um pra mim.

    Um forte abraço a todos.

    River

    • ola caroline, estou com suspeita de sindrome de menier gostaria de saber como seu pai consegui a confirmação, obrigado
      meu face deia.kyara

  • Oi Paula, eu tenho o Iphone 4S e o audio é ótimo, e meu namorado tem o Galaxy Note 2, sinceramente; estou querendo muito comprar o Note 3, a tela e a imagem são incríveis (não tem comparação) e lendo seu texto fui prestar atenção no audio, não deixa a desejar do meu iphone.
    Boa sorte com a escolha.
    Um beijo
    Carol

  • Oi Paula, tenho um Galaxy note II Samsung. Não uso muito telefone, pq não compreendo perfeitamente.Se nesta tua pesquisa continuar dando Iphone, talvez eu troque.
    Em casa não atendo, mas minha mãe usa AASI e atende bem. O aparelho é bem antigo e comprei da Vitasons ai do RGS, acho que é Geemarc, ou parecido com isso. bj

  • Eu uso AASI da Widex, ainda não consegui comprar aqueles aparelhos com conectividade com o celular e escuto muito bem meu Iphone 5C, eu tinha um Nokia, não era ruim, mas o I Phone é melhor. beijão.

  • Eu tenho um Nexus 4, e consigo ouvir razoavelmente bem. Só que uso apenas para papo com a família e amigos chegados, nem arrisquei com cartão nem nada. Acho que o problema é mais na prática que no volume e clareza do som.

    Quanto a telefone fixo, eu quase não atendo, tem um da Intelbras bem genérico e ruim rs. Tô na procura de um fixo decente…

  • Olá Paula! Sou deficiente auditiva bilateral em grau moderado. Eu tinha um verdadeiro pânico de telefone porque não conseguia decodificar o som. Eu comprei em novembro do ano passado um Iphone e estou amando! O som é maravilhoso e recomendo mesmo! Semana passada fiquei mt feliz em conseguir transferir milhas do cartão de crédito sozinha (antes eu pegava minha irmã “laranja” que fingia ser eu!). Abraço, Paula.

  • Paula,
    uso iphone. Já tive o 3 e agora tô no 5.
    Audio muito bom.

    E para fixo, aqui na AUDIRE, temos um com amplificação especial. Se tiveres interesse, partilho mais contigo.

    bj

    • Olá, sempre tive problemas na hora de comprar um celular, tinha q experimentar escutando uma gravação, etc….depois vieram os de chip então tinham q emprestar um e colocar no aparelho q eu queria adquirir. Agora vou partir para o IC, existem restrições de aparelhos telefônicos seja celular ou convencional? Eu estou achando q com o implante eu vou poder usar telefone de qualquer tipo. Nossa, como a gente fica limitado com esta modernidade toda ao nosso redor……

      Eliane – Floripa

  • boa tarde
    em primeiro lugar não tem comparação iphone é iphone, sou usuario de aasi tive iphone 3gs e que saudade eu tenho dele, agora eu uso lg mais tenho um pouco de dificuldade pra ouvi

  • Paula, celulares eu já testei vários e o campeão invicto foi o iPhone. Até comprei um S
    3 mas dei ele pra uma amiga e já fiquei 30 min no tel com uma amiga sem problema algum. Quanto ao residencial, usamos telefone comum, até porque eu não atendo tel em casa, mas eu tinha um especial que comprei no amazon e era muito bom.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.