Menu
Deficiência Auditiva / Crônicas da Surdez / Surdos Que Ouvem

É verdade que QUEM OUVE É O CÉREBRO?

especialista surdez

Sim, é verdade que quem ouve é o cérebro! É o cérebro o grande maestro da orquestra corporal. Há um emaranhado de nervos pelo corpo todo, por meio dele o cérebro rege a sua orquestra: o sistema nervoso. O sistema nervoso é responsável pelas ações sensoriais de tato, olfato, paladar, visão e audição.

Graças a esse complexo sistema nervoso, podemos sentir com as mãos as texturas dos objetos, sentir com a língua o sabor e textura da comida, identificar tons claros e escuros e as cores com os olhos, e também captar os sons, assim como suas nuances e direções, com os ouvidos.

Como o cérebro ouve?

Na nossa ignorância, achamos que estamos escutando no ouvido por causa da sensação auditiva, mas na verdade é o cérebro que está projetando a sensação do som no ouvido, por meio do nervo auditivo que sai da cóclea.

O som entra pela orelha, passa no duto auditivo, tímpano, martelo, bigorna e por fim chega à cóclea. A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido. É ela a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que correm pelo nervo auditivo até o cérebro.

Este recebe as informações de cada frequência sonora daquele som captado pela cóclea, monta um quebra-cabeça, dando forma e sentido ao som. A cóclea é a ponte para o cérebro, afinal possui no interior de sua estrutura nervos auditivos emaranhados, ou seja, faz parte do sistema nervoso.

Se o ouvido não funciona direito, o cérebro ainda ouve?

Caso os estímulos auditivos da cóclea sejam de baixa qualidade, o cérebro terá dificuldade para dar o tom e forma àquelas informações incompletas que recebe. Isso, por sua vez, gera um aspecto distorcido do som, causando a sensação de que escutamos, mas não entendemos.

O objetivo das tecnologias auditivas, como aparelhos auditivos e implante coclear, é fazer com que o som chegue até a cóclea com mais qualidade e mais completo. Com elas, o cérebro ouve melhor!

Uso o aparelho auditivo: escuto mas não entendo!

Quando começamos a usar um novo aparelho auditivo, podemos estranhar o som tão diferente e acharmos incômodo. Isso acontece porque o cérebro não está acostumado a ouvir daquele jeito e reage com uma estranheza um estímulo tão novo e diferente, precisando reinterpretar aqueles sinais sonoros.

Com o passar do tempo, ao insistir no uso do aparelho auditivo ou implante coclear e com treinamento auditivo, o cérebro se adapta e passa a dar um tom mais natural àquele som.

Também é importante ter uma programação do aparelho auditivo muito bem feita e usar a tecnologia adequada para o seu tipo de perda auditiva.

Sinto que a surdez me deixou burro…

Algumas pessoas relatam a impressão de ter um entendimento mais lento, ter raciocínio mais lento por causa da surdez, como se tivesse ficado burra ou mais desatenta.

Na verdade, o que ocorre é que quando você tem a audição comprometida, o cérebro tem que percorrer um caminho mais longo para ter o entendimento.

Um ouvinte só precisa ouvir e mais nada. Já um surdo tem que fazer esforço para ouvir + esforço para leitura labial + esforço por dedução linguística para preencher as lacunas. Assim, pode acontecer de demorar um pouco mais para se processar as informações.

Por causa desse imenso esforço cerebral, podemos nos cansar com facilidade. É muito importante realizarmos o treinamento de processamento auditivo para melhorar a nossa resposta auditiva. O cérebro é como se fosse um músculo que precisa fazer ginástica para ficar mais forte e esperto.

Um ouvido completa o outro!

Não temos por acaso dois ouvidos! O cérebro usa as informações recebidas dos ouvidos para determinar a direção do som e também ter aspecto 3D dele. Quem escuta somente com um ouvido, terá dificuldade para saber a direção de onde vem aquele som ou terá de realizar um esforço maior para entender as conversas em ambientes barulhentos.

Memória auditiva

Ao longo da vida, um ouvinte aprende a ouvir os sons do mundo e constrói a sua relação com eles. O cérebro guarda estas informações, criando a memória auditiva.

Um adulto, que tenha ficado surdo, tem que usar os aparelhos auditivos para poder preservar a memória auditiva. Se um dia precisar realizar o implante coclear, as chances de ter ganhos no entendimento da parte de fala são maiores, porque o cérebro é muito esperto e se reorganiza usando o que aprendeu a ouvir no passado.

Aquele que é surdo de nascença terá mais dificuldade de criar memória auditiva se não usar aparelhos adequados para a sua perda. Por isso a intervenção precoce da criança surda é muito importante por causa da plasticidade cerebral que só existe nesta fase da vida!

Se um adulto surdo, sem memória auditiva, fizer implante coclear tardio, terá de aprender a ouvir o mundo, pois o seu cérebro não sabe como dar forma e sentido aos sons. O treinamento auditivo com um fonoaudiólogo especialista será fundamental para a sua evolução, mas poderá ter limitações.

Nesta condição, o conhecimento da língua portuguesa e a habilidade de fala são fundamentais, pois o cérebro usará estas informações para fazer ligações do som da fala, por isso conseguem reconhecer algumas palavras ou frases durante o treino auditivo, sem nunca as ter ouvido antes, ainda que com limitações no entendimento. Essa capacidade cerebral é incrível!

Estimule seu cérebro a ouvir melhor!

Vamos estimular o nosso cérebro para ouvir cada vez melhor! Como? Usando sempre os aparelhos auditivos e buscando sempre o ajuste perfeito. Se desafie ouvindo músicas diferentes, vá ver filmes no cinema, tente ouvir áudios em outro idioma, converse ao telefone com as pessoas mais queridas! Viva as experiências sonoras e mantenha o cérebro sempre ativo! Faça do seu ouvido a sua ligação com o mundo!

* Por Maria de Menicucci

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.











LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

3 Comments

  • natalia
    19/05/2019 at 11:24 pm

    Caramba! Falou minha vida! nunca sei de onde vem os sons.. fico igual uma retardada procurando a origem. Me sinto muito mais burro que antes, me canso muito mais fácil .. e não me adaptei a aparelho auditivos.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      17/08/2020 at 6:18 pm

      Olá Natalia,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Ana Lucia Santiago
    23/04/2019 at 2:43 pm

    Boa tarde !!! Interessante essa postagem. Vejo compartilhada Ana Elisa uma Fonoaudióloga.
    Bons os esclarecimentos

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM