Menu
Aparelhos Auditivos / Deficiência Auditiva

SURDEZ EM IDOSOS: 10 dicas para ajudar com os aparelhos auditivos

surdez em idosos
Que os idosos não aceitam muito bem o uso dos aparelhos auditivos, não é novidade para ninguém. Depois de vencer esse obstáculo, chegam os obstáculos práticos do dia a dia, e aí, as dicas para ajudar com isso são preciosas. Convidei a Fonoaudióloga Isabella Rodrigues , do Rio de Janeiro, para nos dar dicas para ajudar os idosos com deficiência auditiva que começaram ou vão começar a usar aparelhos auditivos.
O motivo do convite: minha avó e meu sogro são pacientes da Isa, e eu sou testemunha da calma e da paciência que ela tem com eles. Essas dicas são fundamentais porque, na maioria dos casos, o envolvimento da família (e, às vezes, do cuidador) é necessário e faz toda a diferença.

A surdez em idosos: o que você deve saber

Envelhecer não é tarefa fácil para ninguém. Aos poucos vamos tendo que enfrentar as mudanças impostas pelo nosso corpo. Nossa pele, cabelos e joelhos não são mais os mesmos. E muitas vezes nossos ouvidos também não.
Em geral, a perda auditiva surge gradativamente. Caso não seja tratada, causará um grande impacto na qualidade de vida do idoso. A falta de audição afeta diretamente os relacionamentos em família e causa a privação de hábitos de diversão – como teatros, restaurantes, televisão, cinema, palestras, etc.
Aos poucos, ela vai conduzindo o idoso para o isolamento e a depressão. Se você é filho, cuidador ou familiar de um idoso com deficiência auditiva, faça o possível para que a surdez dele(a) seja tratada o quanto antes.
Ouvir bem é essencial para mantermos nosso cérebro conectado. A falta de estímulo já é responsável pelo aparecimento de problemas cognitivos como alterações na memória e até doenças como o Alzheimer. Aí, fica a pergunta: com tanta tecnologia que nos permite ouvir, porque ainda achamos normal que um idoso fique no mundo do silêncio ?

Admitir a surdez continua sendo o maior obstáculo

Após a fase de aceitação, novos horizontes irão se abrir e já será possível buscar reabilitação através do uso de aparelhos auditivos. Seu uso exigirá rotinas diárias e cuidados com a higienização de olivas , moldes, filtros, bem como troca de baterias e desumidificação. Qualquer falha em um desses processos acarretará problemas na amplificação desestimulando o idoso ao seu uso.
A escolha de um circuito adequado baseado no dia a dia do idoso, suas dificuldades e suas habilidades motoras facilitarão o manuseio e consequentemente sua adaptação.

10 dicas sobre o uso de aparelhos auditivos para idosos:

  1. Limpe suas olivas todos os dias
  2. Troque o filtro de cera com regularidade
  3. Troque as pilhas auditivas no período correto
  4. Cuidado com suor e umidade
  5. Cuidado com a higiene do aparelho auditivo
  6. Verifique se o tubinho está entupido
  7. Em caso de esquecimentos ou dificuldade de manuseio, pense no AASI recarregável
  8. Use o seu aparelho auditivo
  9. Esteja sempre em contato com o seu fonoaudiólogo
  10. Entre para uma comunidade online de usuários de aparelhos auditivos

Limpe suas olivas diariamente

Ao utilizar com frequência seus aparelhos auditivos, o cerúmen, a umidade e a própria oleosidade presente na pele do conduto contribuem muitas vezes para sujar e entupir a oliva e os moldes auriculares. Para mantê-los limpos faça regularmente a assepsia de suas olivas e moldes antes de guardar no estojo.

Troque seu filtro de cera com regularidade

O funcionamento do aparelho é afetado ou até interrompido pela obstrução do filtro por cerúmen. Observe sempre ao fazer a limpeza como está o filtro, se ele estiver com cera, efetue a troca antes que a obstrução parcial ou completa diminua a amplificação do som ou deixe seu aparelho mudo.
Este filtro está presente nos aparelhos intracanal e nos aparelhos de receptor no canal.
  1. Observe se a passagem de som está sempre desobstruída
  2. Troque suas pilhas no período correto indicado pelo seu Fonoaudiólogo
  3. Sempre guarde no estojo e nunca deixe em ambientes úmidos como banheiro
  4. Manuseie seus aparelhos auditivos sempre com as mãos limpas e nunca coloque em cima de lugares que possam estar contaminados.
  5. Caso tenha dificuldade motora nunca escolha um aparelho que tenha uma bateria pequena e de pouca duração
  6. O uso de aparelhos com baterias recarregáveis são bem indicados para pessoas com alterações visuais, motoras e de memória
  7. Coloque diariamente o aparelho no desumidificador , pois isso evita a oxidação e aumenta a vida útil do circuito
  8. O acompanhamento Fonoaudiológico é muito importante e deverá ser feito com periodicidade

Tubos de molde e Hook

Observe se a passagem de som está sempre desobstruída. É comum a presença de gotículas de água no interior do tubo do molde formadas pela condensação. A medida que essas gotículas vão se deslocando a umidade pode chegar até o filtro que fica localizado dentro do Hook.
Muitas vezes o aparelho acaba ficando mudo não por um problema técnico e sim porque algo está obstruindo o som. Atenção nunca sopre o tubo plástico para desobstruir, a saliva poderá infectar seu molde e causar uma infecção em seu conduto.
Use o acessório correto que é uma bombinha de limpeza. Troque o tubo plástico do seu molde de preferência de 3 em 3 meses ou até antes caso estejam muito rígidos. Este tubo e filtro estão presentes nos aparelhos Retroauriculares.

Troque suas pilhas auditivas no período correto

Cada tamanho de bateria tem um número de horas de duração estipulados, porém alguns fatores influenciam diretamente no aumento do consumo como: sistemas de conectividade como o bluetooth, automatização e recursos do circuito e número de horas utilizados pelo usuário.
Troque sempre sua bateria no período correto informado pelo seu Fonoaudiólogo e verifique sempre seu estado ao abrir o compartimento. Se estiver “estufada” ou com sinais de vazamento jogue fora mesmo que ainda esteja com carga.

Tome cuidado com a umidade e o suor

A umidade com certeza é o maior vilão para qualquer circuito eletrônico e afeta diretamente o bom funcionamento dos aparelhos auditivos. Ao tomar banho nunca deixe seus aparelhos dentro do banheiro, o vapor presente no ambiente irá danificar o seu aparelho.
Muita atenção também com spray de cabelo, protetor solar e perfumes . Faça uso desses produtos antes de colocar o aparelho no ouvido.
O suor merece uma atenção especial, por ser ácido danifica mais rapidamente o circuito. Se a sua sudorese é intensa redobre os cuidados. O uso do desumidificador elétrico é essencial para preservar a conservação e aumentar a durabilidade do aparelho e deverá ser diário.

Tome cuidado com a higiene do aparelho auditivo

Sempre manuseie seu aparelho auditivo com as mãos limpas e nunca coloque em cima de superfícies que possam estar contaminadas.
Muitos casos de infecção no ouvido começam pelo manuseio dos aparelhos com as mãos contaminadas por dinheiro, jornais, revistas.

Dica para idoso com dificuldade motora e visual

Caso tenha dificuldade motora ou visual nunca escolha um aparelho muito pequeno ou que tenha uma bateria que exija trocas constantes. Nestes casos o uso dos aparelhos com baterias maiores ou com baterias recarregáveis são mais indicados.
Os aparelhos auditivos com baterias recarregáveis também são indicados para pessoas com problemas cognitivos e de memória, pois são mais fáceis de serem manuseados pelos cuidadores e pela família.

Use o aparelho auditivo

Após as primeiras etapas da adaptação o uso do aparelho auditivo deverá ser diário e de forma constante mesmo que o usuário passe muitas horas do dia sozinho. O uso frequente dos aparelhos auditivos ajudam o cérebro a interpretar os sons, dando a eles significado.
A escuta com menor esforço facilita uma maior interação social diminuindo então o risco de declínio cognitivo. Quanto menor o tempo de privação auditiva melhor será o prognóstico com o aparelho auditivo.

O papel do Fonoaudiólogo

O acompanhamento Fonoaudiológico é parte muito importante da adaptação dos aparelhos auditivos. Os atendimentos deverão respeitar uma periodicidade que são prescritas pelo profissional no momento da adaptação e durante o tratamento.
Retornar nos prazos estabelecidos é fundamental para um bom funcionamento do aparelho e garantir ao usuário a audibilidade necessária. É uma relação duradoura, então a empatia, a experiência e a confiança são fatores fundamentais que deverão ser levados em conta na hora da escolha !

LEIA MAIS SOBRE APARELHO AUDITIVO

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.











 

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM