Menu
Aparelhos Auditivos

Como Usar OCULOS com APARELHO AUDITIVO ou IMPLANTE COCLEAR

Afinal, qual é o óculos certo para usar junto com aparelho auditivo e implante coclear? Usar óculos com aparelho auditivo é um desafio enorme para pessoas que têm perda auditiva e precisam das duas coisas atrás das orelhas. Usar óculos junto com implante coclear é ainda mais difícil, porque ele ocupa todo espaço disponível atrás da orelha. A minha visão vem se deteriorando desde 2019. Aos 42 anos, finalmente precisei de óculos com lentes multifocais, e me deparei com um desafio gigantesco por causa disso!

Usar óculos com aparelho auditivo ou IC, quando o óculos não foi escolhido meticulosamente, é algo que pode te obrigar a escolher entre um deles. Eu mesma acabava desistindo de um dos implantes após algumas horas usando-os ao mesmo tempo em que usava o óculos errado, por causa do desconforto que acabava se transformando em dor.

O óculos para perto que eu usava tinha hastes de tamanho padrão, o que significa que elas empurravam meus implantes cocleares para fora das orelhas e eles caíam. Era um inferno. Desde que comecei a usar óculos, tinha que levantar as hastes para que elas não encostassem nas orelhas, ou seja, os óculos estavam sempre tortos. Isso é impraticável com lentes multifocais, que precisam ficar perfeitamente alinhadas para que você enxergue de perto e de longe. A era da gambiarra chegou ao fim…

Usar óculos com APARELHO AUDITIVO ou IMPLANTE COCLEAR

Se você me acompanha nas redes sociais (Instagram, Youtube, Tiktok ou Facebook) sabe que, há alguns meses, fiz um vídeo mostrando o óculos que eu achava que tinha dado certo pra mim. Comprei nos EUA, pela internet, e como não estava muito entusiasmada ou levando fé que daria certo, optei por aquele que tinha o melhor preço e que parecia ter uma haste fina e confortável. Olha o erro da iniciante…

Em um set de stories no qual falei sobre eles, mostrei uma armação da Linha TMA, que a Rafa (consultora das Óticas Lanna que me faz atendimento domiciliar no Rio de Janeiro, onde faço minhas lentes) trouxe para que eu conhecesse porque a armação era levíssima. Naquele dia ela me fez experimentar e me contou que era a marca usada pela Rainha Elizabeth e a linha usada pelos astronautas das missões espaciais americanas. Assim que pus atrás da orelha meu cérebro fez “click” e naquele momento eu já sabia que aquele sim era o óculos certo para o meu caso. O detalhe é que eu havia acabado de fazer um, então pensei nisso como algo para o futuro.

Eis que a marca austríaca Silhouette viu esse conteúdo e me convidou para ir conhecer a linha TMA ao vivo e a cores. É claro que eu fui. Chegando lá, havia uma surpresa: a Silhouette me presenteou com duas armações Titan Minimal Art customizadas exatamente para as minhas necessidades e medidas! Desde então, espalho essa descoberta para todos, porque o upgrade que tive na minha qualidade de vida como pessoa com deficiência auditiva que usa óculos foi muito significativo.

Experiência de uso do óculos Titan Minimal Art

No vídeo acima eu conto como tem sido usar o óculos TMA junto com implante coclear. Assista!

Eles são feitos de titânio puro maleável e pesam apenas 2gr, ou seja, você esquece que está de óculos e eles têm zero impacto atrás das orelhas, de tão leves que são. A média de preço: R$3.200.

Onde experimentar a linha TMA Silhouette?

Você pode brincar no Provador Virtual do site da Silhouette mas, se quiser entender o que significa usar essa armação, e preencha o formulário que a marca entra em contato informando qual é a ótica mais próxima de você que tem a Linha TMA disponível.

Usa aparelho auditivo ou implante coclear junto com óculos? Vai por mim: faça um teste e entenda o que esse óculos traz de conforto e leveza para a sua vida. A minha não é mais a mesma.

E se você for do Rio de Janeiro, a ótica onde faço minhas lentes – Óticas Lanna – dá 30% de desconto para membros da comunidade Surdos Que Ouvem tanto nas armações quanto nas lentes! É só entrar em contato por aqui.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    × Como posso te ajudar?