Menu

Você tem vergonha de usar aparelho auditivo? Eu também já tive. Cada um de nós que convive com a surdez tem o seu tempo para sair do armário da surdez e transformar os aparelhos auditivos em melhores amigos. A vergonha da própria surdez está intimamente ligada ao nosso próprio capacitismo, sabia? Uma das melhores coisas que você pode fazer é conhecer outras pessoas que têm deficiência auditiva e compartilhar seus medos, dúvidas e experiências pessoais.

Sentir vergonha de usar aparelho auditivo é perda de tempo

Uma pessoa sentir vergonha de usar uma tecnologia de ponta que permite que ela escute melhor não faz muito sentido. É puro bloqueio emocional, e bloqueios emocionais só têm uma serventia: serem quebrados.

Uma das partes tragicômicas da surdez é a energia que muitas pessoas gastam na tentativa de esconder seus aparelhos auditivos a todo custo. Cabelo estrategicamente puxado pra frente e tal. Mas, ainda pior do que isso, são as pessoas que precisam usar aparelho auditivo e passam anos em estado de negação, como se por um passe de mágica tudo fosse ficar bem…

Sentir vergonha de usar aparelho auditivo tem ligação com capacitismo

Não adianta chamar as pessoas de preconceituosas quando você é o maior preconceituoso consigo mesmo. Aparelho auditivo tem a mesma função de um óculos. Ninguém dramatiza o uso de óculos. Reflita lendo o post Capacitismo e Surdez.

Encare o medo de frente

Quando temos deficiência auditiva, as coisas só melhoram quando decidimos encarar os nossos medos e demônios. É claro que a surdez assusta, pois ela é um sentido que tem muito a ver com proteção e tudo a ver com comunicação.

Quem é que quer se sentir desprotegido por não ouvir ou se sentir mal por não conseguir se comunicar facilmente com outras pessoas?

Sua audição não vai melhorar por milagre, lamento informar. Ela só irá melhorar com cirurgia (nos casos em que isso é possível), com tecnologia (aparelho auditivo ou implante coclear) ou com esforço pessoal (fazendo uso da tecnologia).

Sentado no sofá chorando, reclamando e culpando Deus e todo mundo pelo fato de não escutar, você não vai melhorar. Todos nós passamos por essa fase reclamona e de braços cruzados, mas alguns de nós exageram na dose.

Como perder a vergonha de usar aparelho?

Em primeiro lugar, vem o pessoal do time da negação eterna. Aqueles que já tiveram seu diagnóstico fechado há mais de 3 anos e que, desde então, usam algumas desculpas como bengalas.

As clássicas? “Eu só escuto mas não entendo, não sou surdo“, “Ainda escuto 30%!“, “Tenho medo de cirurgia“, “Não quero que me tratem diferente se souberem que sou surdo“.

Meu amigo, todo mundo que convive com você já sabe disso, tá?

O pessoal da negação eterna também adora uma desculpa que só um desavisado engoliria: “Não consegui me adaptar aos aparelhos auditivos“.

Se você investigar mais a fundo vai descobrir que eles não fizeram ESFORÇO, e por esforço leia-se usar os aparelhos o dia inteiro, durante vários meses, fazendo visitas de ajuste à fonoaudióloga e treinamento auditivo.

É fácil falar que você não se adaptou a algo que usou por um par de horas meia dúzia de vezes, né?

Tipo…que tal assumir a responsabilidade pela própria vida e encarar a deficiência auditiva de modo prático e objetivo, deixando o emocional de lado? Garanto que vai funcionar bem mais!

A adaptação aos aparelhos auditivos só é rápida e tranquila para alguns poucos sortudos, para todo o resto, é um trabalho longo, estressante e cansativo. Mas recompensador!!

Tudo o que não é estimulado atrofia (aposto que já ouviu sua avó falando isso), inclusive as suas vias auditivas! Pense nisso ao guardar seus aparelhos no fundo de uma gaveta e decidir que o problema não lhe diz respeito! 😉

Eternas vítimas

Atrás do pessoal da negação eterna vem o time das eternas vítimas.

Para eles, tudo é desculpa para não sair de casa, não sair da concha, não encarar o mundo real, não levantar a bunda do sofá, não dar as caras na fono, não usar aparelho.

O ápice, para mim, é quando recebo mensagens de pessoas com deficiência auditiva moderada querendo saber como se aposentar por invalidez! Usar aparelho auditivo e dar jeito de trabalhar, pra que né? Sem comentários.

Eternos insatisfeitos

Temos também o time dos eternos insatisfeitos.

Eles até tentaram, se esforçaram, usaram mais seus aparelhos auditivos. Acontece que, para essa turma, nada está bom porque nada será como antes.

Aparelho auditivo não é ouvido novo. Comprar o aparelho mais caro da loja não é garantia de ouvir como você achou que fosse ouvir. A ciência ainda não descobriu como barrar a deficiência auditiva progressiva, então às vezes as coisas pioram mesmo.

Aceita que dói menos!

Adoro aquela frase da Valesca Popozuda: “aceita que dói menos!”. Ela resume muito bem a surdez. Se você alterar a sua atitude mental e começar a encarar a surdez como um desafio a ser abraçado, muita coisa pode mudar, começando com o seu relacionamento consigo mesmo.

Gente que se aceita não sente vergonha de nada e nem de ninguém.

Único motivo para sentir vergonha de usar aparelho:

Vou ser direta: você não se aceita. E, sendo assim, sente vergonha de si mesmo.

Todas as pessoas que hoje usam aparelhos auditivos sem stress e aproveitam cada minuto dessa experiência da melhor forma um dia já sentiram algum grau de vergonha. De si mesmos, da deficiência auditiva, dos aparelhos.

Não passe essa bola para os outros. Não diga que tem vergonha de usar porque as pessoas vão te tratar diferente: a grande maioria das pessoas não está nem aí para o fato de usarmos um AASI. Não diga que eles não ajudam: assuma que você ainda não consegue se olhar no espelho e se aceitar do jeito que é. Não diga que não quer que ninguém veja: tire a venda dos seus próprios olhos!

Não projete nos outros a vergonha que você sente de si mesmo. Vença esse bloqueio emocional!

Juro que não é difícil. Quando eu decidi sair do armário da surdez, a minha vida inteira mudou, começando pelo fato de me sentir 100kg mais leve ao parar de tentar esconder algo que todos ao meu redor percebiam.

Você pode mentir pra si mesmo e dizer que ninguém nota. Mas eu te digo: as pessoas notam nossos “hãn”, nossa voz diferente (a sua também é!), nosso jeito ‘desatento’.

E daí? Surdez não é deficiência de caráter. É apenas uma deficiência sensorial!

Como a gente muda e amadurece com o passar do tempo, hoje me encontro na fase do orgulho. Me orgulho demais desses pedaços de tecnologia que me permitem ouvir o mundo.

Pensando bem, como eu poderia sentir vergonha deles?? Devo aos meus implantes cocleares grande parte da minha alegria de viver e sanidade mental.

Só existe um jeito de vencer a vergonha

Usando os seus aparelhos auditivos e tratando-os como seus melhores amigos, pois é isso que eles são.

Convide as pessoas a aprenderem um pouco sobre você através deles, sem convidar. Aparelhos auditivos são ímãs de dois tipos de pessoas: as genuinamente curiosas e do bem e as enfadonhas preconceituosas do mal. Daquelas que fazem parte do segundo grupo, queremos distância – e agradecemos aos aparelhos por nos mostrarem tão rapidamente quem são.

Minhas experiências de vida têm me jogado na cara mostrado o quanto devemos dar uma chance àquelas que fazem parte do primeiro grupo. Um olhar de curiosidade pode ser uma tímida tentativa de aproximação. Já pensaram nisso??

Temos mania de achar que só porque alguém olhou por mais de 5 segundos para as nossas orelhas, esse alguém é maldoso, vai debochar de nós e por aí vai…Isso não passa de infantilidade da nossa parte. Não queremos ser julgados, mas julgamos antecipadamente. 😉

Meu diagnóstico de surdez moderadamente severa aos 16 anos me paralisou por completo. Vivi em estado de negação e vergonha até os meus vinte tantos anos, fugindo do uso dos aparelhos auditivos, fugindo da busca por informação e fugindo de ter que me esforçar nessa questão. Era muito mais fácil viver dentro de uma zona de conforto entediante, com as mesmas pessoas me ajudando, lendo eternamente os mesmos lábios.

Alguns anos após começar a minha vida profissional, minha ficha caiu. Ninguém entendia de modo racional o meu comportamento. Senti vergonha da minha atitude o dia em que um ex-colega comentou comigo que não entendia como eu não tinha me adaptado aos AASI se até a tia dele de 90 anos tinha conseguido. Foi então que decidi me mexer.

Tinha duas alternativas: não fazer nada ou fazer alguma coisa. Percorri um caminho difícil que me levou à surdez bilateral profunda em muito pouco tempo, e posso dizer com propriedade: você também só tem duas alternativas. MEXA-SE! Ajude o seu cérebro a se apaixonar pelos seus aparelhos auditivos do jeito mais efetivo e simples de todos: usando-os!

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e deusimidificado para próteses auditivas.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

14 Comments

  • […] Compreenda que usar aparelho auditivo não é motivo de vergonha […]

    Reply
  • […] da surdez também decidi que não queria mais saber de nada que remetesse a isso. Os tempos de vergonha e de esconder minha deficiência auditiva tinham que ficar para trás a todo custo para que eu […]

    Reply
  • […] A vergonha da surdez está intimamente ligada ao preconceito que a própria pessoa com perda auditiva sente. É mais fácil projetar esse preconceito nos outros do que enfrentá-lo. Ele se chama capacitismo. Você aprendeu que ter uma perda auditiva é ruim e criou um estereótipo das pessoas surdas na sua cabeça – e, por isso, você não quer ser visto assim. Saiba que é missão impossível disfarçar uma perda auditiva, porque ela é facilmente percebida pelos ouvintes. Nossa voz fica diferente, pedimos para que as pessoas repitam as coisas o tempo todo, não ouvimos uma série de sons…perder tempo tentando disfarçar o indisfarçável não é algo que você deva fazer. […]

    Reply
  • […] Veja este post a respeito da vergonha específica de usar aparelho auditivo. […]

    Reply
  • […] Veja este post a respeito da vergonha específica de usar aparelho auditivo. […]

    Reply
  • […] quando isso acontece, causa uma baita vergonha, principalmente quando a pessoa é tímida, o que prejudica a auto-estima. Ficamos acanhados porque […]

    Reply
  • […] você precisa usar aparelho auditivo, saiba que no início a maioria das pessoas mais reclama do que é grata pela sua existência. […]

    Reply
  • […] parte da história, que foi publicado no dia 17/08/2015 no Crônicas da Surdez, é sobre os meus Aparelhos Auditivos. Hoje estou escrevendo novamente, mas agora é sobre o meu Implante […]

    Reply
  • Jane
    05/03/2018 at 16:17

    Meu filho usa o.aparelho há quase três anos e até agora não tivemos problemas. Nos aceitamos numa boa a perda auditiva dele. U

    Reply
  • lucimara
    19/02/2018 at 14:52

    É muito dificil,tenho um bloqueio enorme em relação aos meus aparelhos,não consigo usar ele(vergonha,medo,receio,incomoda).Usei ele pelo SUS já fiz vários moldes,sempre estou ligado ao facebook,ao site do Cronicas mais não consigo me aceitar,mais cada dia esta mais doloroso e difícil,a surdez aumentando e sempre quando saio ou ate no ambiente de trabalho não estou me comunicando….Fico perdida na maioria das vezes…..

    Reply
    • Jane
      05/03/2018 at 16:22

      Lucimara sou mãe de.um.filho com.perde auditiva no começo tive medo mas logo pensei tenho que procurar fazer o melhor pra ele
      E o aparelho e algo como óculos as pessoas usam pq precisam e o aparelho auditivo tb.

      Reply
      • Luana
        10/03/2018 at 22:42

        Meu filho foi recentemente diagnosticado com perda auditiva bilateral, é tudo muito novo pra mim. Vc sabe me dizer ou alguém, se a perda auditiva sempre eh progressiva ou ela estaciona?? Será que ele vai deixar de ouvir ?? Me desculpem qualquer coisa só quero ajudar meu filho da melhor forma.

        Reply
  • Ana Lucia Santiago
    15/02/2018 at 23:51

    Desafiador para quem tem vergonha aceitar em usar o aparelho, resistências diversas.

    Reply
  • Samira Simas
    30/01/2018 at 09:10

    Interessante suas crônicas , fale mais do implante ósseo . Tem muita gente que desconhece a técnica . Tb tenho perda auditiva bilateral e foi complicado encontrar a tecnologia mais adequada para suprir minhas dificuldades no cotidiano . Sou Advogada e Pedagoga e nas minhas profissões preciso adequar me da melhor forma possível para exerce la como sempre fiz .

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.