Menu
Fonoaudiologia / Reabilitação auditiva / Surdez / Surdos Que Ouvem

AUDIOMETRIA em CRIANÇAS: como é feito o exame de audiometria infantil

audiometria em crianças

Os primeiros anos de vida são considerados essenciais para a aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem. É por meio da audição que a criança entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua, por isso, a detecção de alterações auditivas e a intervenção rápida são fundamentais.

TODAS as crianças devem fazer uma audiometria anual para detecção precoce de perdas auditivas. Os adultos também, mas as crianças merecem atenção especial. É uma pena que os pediatras, os pais e os professores ainda não estejam plenamente informados sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva nas nossas crianças. Muitos pais e mães levam os filhos ao dentista e ao oftalmo todo ano, mas não levam ao otorrino e ao fonoaudiólogo para ter certeza de que está tudo bem com a audição dos seus pequenos. Trabalho com conscientização sobre prevenção e reabilitação auditiva, portanto, não poderia deixar de dar esse recado importante aqui no Crônicas da Surdez – especialmente porque tive minha deficiência auditiva diagnosticada apenas aos 16 anos por falta de informação.

O EXAME DE AUDIOMETRIA EM CRIANÇA: COMO É FEITO?

A minha surdez é de causa desconhecida, e meu filho é ouvinte. Uma vez por ano, religiosamente, eu o levo à Clínica Sonora, no Rio de Janeiro, para fazer uma audiometria. Ele está ficando cada vez mais familiarizado com o exame. Na semana passada, Lucas fez a sua quarta audiometria e eu filmei para vocês verem como é que é feito o exame de audiometria nas crianças.

MOTIVOS PARA AVALIAR A AUDIÇÃO DO SEU FILHO

A criança deve ser avaliada em um checkup auditivo quando:

  1. não reage a sons fortes
  2. não atende quando é chamado pelo nome
  3. já tem 2 anos e não fala nada
  4. pede para aumentar o som da TV
  5. fala alto demais e pede muito para repetir
  6. parece distraída
  7. tem dificuldade em manter a atenção
  8. tem dificuldade de aprendizagem

Existem diversos procedimentos para a avaliação audiológica infantil e eles podem ser divididos em testes objetivos e subjetivos. Os testes objetivos são aqueles que independem da colaboração da criança, como Emissões Otoacústicas, Potenciais Evocados Auditivos e Imitanciometria. Os testes subjetivos que são aqueles que necessitam de interação da criança com o avaliador e se baseiam na observação da mudança de comportamento frente a um estímulo sonoro, por exemplo, a avaliação do Comportamento Auditivo, Audiometria condicionada, Audiometria com Reforço Visual e Avaliação do Processamento Auditivo.

A seleção do teste mais adequado para avaliar a audição da criança depende de fatores como idade, a história clínica, a queixa auditiva, recursos de linguagem e outros comprometimentos. Em geral o fonoaudiólogo realiza uma combinação desses testes para identificar a condição auditiva da criança.

Fonoaudióloga Dra. Lena Dutra – Clínica Sonora – Rio de Janeiro

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.






 

NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM