Menu
Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva / Deficiência Auditiva

A história da Suellen: perda auditiva moderada bilateral

‘Meu nome é Suellen, tenho 24 anos, moro no interior de São Paulo e quero compartilhar minha história com vocês!

Tenho perda auditiva desde criança (genética), porém, quando criança a perda era leve, fazia acompanhamento todo ano pra avaliar minha audição, o tal exame “audiometria” (era de lei o médico pedir rsrsrs). Confesso que não curtia muito fazer esse exame… Cheguei na fase adulta e parei de me cuidar, fiquei anos sem realizar a audiometria e como a perda era leve fui me virando bem. Só que com o passar dos anos a situação foi se complicando, tinha um pouco de dificuldade para me comunicar. Assistir à TV era sempre com o volume alto (minha mãe reclamava e pedia para baixar o volume), foi então que decidi procurar o médico pra saber o que estava acontecendo.

Quando realizei uma nova audiometria fiquei surpresa com o resultado, pois não foi bom, no exame estava escrito: –Perda auditiva moderada bilateral. O médico com o resultado em mãos me disse que esse tipo de perda já tem indicação para utilização dos “aparelhinhos auditivos”. Saí do consultório e fingi que aquilo não era comigo, pensei… imagina eu usar aparelhos!! Todos vão ver!! Comentar !!! Que tola eu né?

Como tenho rinite e minha garganta sempre inflama e etc, tive que retornar ao consultório e o otorrino me perguntou: ‘E e ai Suéllen já foi ver os aparelhos?’ Pensei ‘Afff, de novo esse papo??‘ , respondi que não e falei que não queria usar, pois tinha vergonha e tudo mais, e ele prontamente explicou que hoje em dia os aparelhos estão super modernos, pequenos, bem discretos, imperceptíveis, enfim, ele acabou me convencendo e fui procurar mais informações. Fiz o teste com um aparelho e não me adaptei, então procurei outro núcleo e nesse núcleo a fono me indicou outro modelo de aparelho com o qual me adaptei muito bem. Claro que de início minha preocupação era esconder os aparelhos, mas com o passar dos meses me acostumei. Hoje não vivo sem eles, trabalho normalmente, assisto TV sem atrapalhar minha mãe. Tranquei a faculdade de Nutrição por motivos pessoais mas pretendo voltar assim que possível.

Hoje falo da minha deficiência numa boa, não saio contando pra todo mundo pois isso é algo pessoal. Falo para as pessoas mais próximas a mim. Algumas pessoas ficam surpresas, e o que eu mais escuto:

  • – Nossa tão jovem e já usa aparelhos?
  • – Quando você tira não escuta nada?

 Tiro de letra e explico com maior prazer. Minha dica é que nunca deixem de se cuidar, os aparelhos são muito importantes para nós deficientes auditivos. Eu fiquei anos sem me cuidar e quando resolvi procurar ajuda minha perda já estava em outro estágio, então, se cuidem não façam como eu. Sei que no início é difícil, em alguns casos rola um pouco de vergonha (como senti no início) mas passa, nos acostumamos e passamos a levar numa boa.

Um abraço a todos que acompanham o blog Crônicas de Surdez, quem quiser me seguir no Instagram é @suellensousa503 ou Suéllen Caroline de Sousa no Facebook. Será um prazer fazer novas amizades!’

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

6 Comments

  • Márcia Rodrigues Caldato
    30/04/2022 at 11:36

    Tenho perda auditiva moderada bilateral tb tive muita vergonha de colocar aparelho auditivo, sempre foi dificil arrumar emprego. Hj sou concursada na cidade onde moro auxiliar de enfermagem. Mas sinto muito preconceito comigo, porém apesar da perda não passei como deficente e sim normal, mas por usar aparelho sempre ficam me perguntando se usei esse recurso ou não. Já sofri muito com isso mas agora tento levar numa boa.

    Reply
  • Angélica
    18/05/2016 at 12:10

    Olá Suellen,
    Tenho perda total unilateral na OD e leve a moderada na OE. A minha perda ainda não descobri a causa, mas me acompanha desde criança. Também fiquei com vergonha de usar aparelho auditivo , mas depois desencanei! rsrs…Penso da seguinte maneira, óculos fica muito mais visível do que o aparelho auditivo e é tão normal ! Então, temos que agradecer que podemos utilizar de tal tecnologia para viver bem !!!
    Brinco com meu marido que somos uma dupla ele usa óculos e eu aparelho auditivo, então ele é meu ouvido e eu os olhos dele !!! rsrsrsrs
    Parabéns pela sua história !!!! beijos Angélica.

    Reply
  • Viviane
    02/04/2016 at 22:18

    Suellen, parabéns pela sua decisão. Também tenho perda auditiva bilateral moderada, problema genético. Talvez seja o mesmo que voce. Só percebi apos os 20 anos, por ser progressiva. Sei o quanto foi difícil ter coragem para enfrentar e usar aparelhos. Hoje tambem não tenho mais vergonha, e falo quando preciso. Algumas pessoas ficam com pena, mas quando percebem que somos normais e capazes nos tratam de forma igual. O mundo na verdade não tem pena ou tempo de se preocupar conosco. Temos que nos virar.
    Abraços e que Deus proteja a todos nós.
    Viviane

    Reply
  • Zago Mattiello
    28/03/2016 at 02:34

    Show de depoimento e espero que toque o coração de outras pessoas com esses problemas… Vergonha devemos ter se não cuidarmos de nossa saúde, afinal, viver é uma Dádiva, é um presente de Deus e o melhor agradecimento que Ele espera de nós, é que cuidemos bem de nossa vida e saúde!!
    Parabéns e Deus te abençoe Suellen!!!

    Reply
  • Danielle
    27/03/2016 at 22:27

    Foi exatamente assim que aconteceu comigo! Deixei o tempo passar e quando fui ver ja tinha perdido muita audição. Sentia muita vergonha de ter que usar aparelho, foi muito dificil pra mim. E apesar de escutar só de um ouvido com aparelho,me auto estima melhorou bastante. Deixei de ter vergonha de mim e passei a ouvir!

    Reply
  • Cleiton Barcellos
    27/03/2016 at 20:16

    Parabéns suellen , bela iniciativa e que seu depoimento seja de exemplo pra muitas pessoas não só com deficiência auditiva, mas para todos que tenha alguma dificuldades com suas deficiência.

    Reply

Leave a Reply