Menu
Deficiência Auditiva / Otorrinolaringologia / Surdez / Surdos Que Ouvem / Zumbido no ouvido

OTORRINO: qual o médico certo para buscar em caso de surdez

otorrino médico que trata surdez

A quantidade de pessoas que se denominam especialistas em surdez e zumbido e sequer cursaram faculdade de Medicina é assustadora. Elas ficam à espreita na internet, em busca dos desavisados que cairão em seus sites e acreditarão em suas falsas promessas milagrosas. É de uma irresponsabilidade sem tamanho.

Como identificar os golpistas que se dizem especialistas em surdez e zumbido mas não são? É bem fácil: o site não mostra o nome + sobrenome e CRM do profissional, não mostra o endereço da clínica, faz promessas ridículas, é cheio de depoimentos de falsos pacientes e por aí vai. Não é preciso ser muito esperto para notar a falta de transparência e as promessas que dizem tudo o que você quer ouvir – coisa que um profissional de saúde ético JAMAIS faria.

Não ponha a sua audição em risco. Quando for buscar essas coisas na internet, fuja dos anúncios. Você deve buscar um médico otorrinolaringologista se desconfia que está perdendo audição. Em caso de zumbido, idem, já que a maioria dos casos de zumbido é causada por perda auditiva.

Qual médico devo procurar em caso de surdez?

O otorrinolaringologista é o médico que deve ser procurado quando você quer investigar uma perda auditiva (surdez), zumbido, tonturas e tudo o que tiver relação com ouvido, nariz e garganta.

O que é otorrino?

Otorrino é o jeito popular de se referir a um médico otorrinolaringologista.

Todo otorrino é especializado em surdez?

Não. Muitos médicos otorrinolaringologistas focam sua prática médica em nariz ou garganta, enquanto outros focam 100% em ouvido. A surdez é um tema complexo e dinâmico, que exige do profissional atualização constante – especialmente sobre novas tecnologias auditivas – e experiência prática em cirurgias da audição, como estapedectomia, implante coclear, timpanoplastia, colesteatoma, etc.

Como esse site é focado em surdez, recomendamos fortemente que você SEMPRE PEÇA INDICAÇÃO de otorrino especializado em surdez a outros pacientes surdos ANTES de ir ao otorrino.

O melhor lugar para fazer isso é na nossa comunidade fechada com 22.000 pessoas com deficiência auditiva. Dessa forma, você evita ir investigar a sua surdez com um otorrino que só opera nariz apenas porque ele é o único conveniado do seu plano de saúde, por exemplo.

Sites como Doctoralia são confiáveis para buscar otorrino que trate de surdez?

Sites como Doctoralia cobram dos médicos e profissionais de saúde para que eles apareçam ali. Existem diferentes níveis de assinatura, o que significa que a assinatura mais cara dá direito a maior exposição, além de maior chance de aparecer no topo da lista.

Se quiser ler avaliações reais sobre médicosnão importa de qual especialidade – leve em consideração o que está escrito pelos pacientes no Google Meu Negócio. É a ferramenta mais transparente de todas, e o Google não cobra dos médicos para que seus consultórios apareçam na pesquisa.

Mais uma vez: em caso de surdez, a melhor coisa que você pode fazer é pedir indicação de médico otorrino a outros pacientes com surdez. Eles já passaram por isso e têm capacidade de iluminar o seu caminho e lhe fazer economizar tempo e energia.

 

Qual é o exame que detecta a surdez?

A audiometria é o exame padrão ouro para detectar uma perda auditiva.

O que pode causar a perda de audição (surdez)?

A perda de audição pode ocorrer devido a uma série de fatores. Os mais comuns são a exposição a ruídos altos e o envelhecimento da população. O seu médico otorrino vai avaliar o seu caso em busca da causa da sua surdez, mas saiba que uma boa porcentagens dos pacientes tem surdez de causa desconhecida.

NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

LEIA MAIS SOBRE SURDEZ

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM