Menu
livros crônicas da surdez

O livro Crônicas da Surdez foi lançado em fevereiro de 2013 e marca a estreia da escritora surda brasileira Paula Pfeifer. Numa época em pouco se falava sobre deficiências e diversidade, o livro Crônicas da Surdez foi pauta na revista Vogue Brasil, Vogue Portugal, Estadão, Zero Hora e inúmeros programas de televisão e outros jornais e revistas.

A escritora surda Paula Pfeifer é uma respeitada ativista do movimento das pessoas com deficiência no Brasil, e uma surda que ouve com dois ouvidos biônicos.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 21 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

Livro Crônicas da Surdez

Crônicas da Surdez - O Liv

Paula Pfeifer é uma surda que ouve — e que fala — graças a dois ouvidos biônicos. Depois de ter começado a perder a audição na infância, a vergonha da surdez a impediu de usar aparelhos auditivos por muitos anos. Nem mesmo a sua família sabia como lidar com isso. A jornada da surdez foi muito solitária e assustadora, e a publicação deste livro celebra a sua saída definitiva do armário da surdez. “Crônicas da Surdez” reúne textos que contam sua história, experiências com o uso de aparelhos auditivos, reflexões sobre vergonha, aceitação, direitos, além de contar algumas aventuras num mundo que ainda não tem toda a acessibilidade necessária.

Livro Novas Crônicas da Surdez

livro novas cronicas da surdez paula pfeifer implante coclear

Após contar suas experiências com os aparelhos auditivos no livro “Crônicas da Surdez”, Paula Pfeifer retorna com um passo definitivo em sua jornada: o implante coclear. Recomendado em muitos casos de surdez severa ou profunda, o implante coclear (conhecido como ouvido biônico e única cirurgia no mundo que recupera um sentido humano de forma artificial) abre novas possibilidades para aqueles que já não podem se comunicar bem através da audição e da fala. A adaptação a ele é diferente, e o resultado segue a máxima “cada caso é um caso”. Esta é a aventura de uma pessoa que começou a perder a audição na infância, conheceu todos os graus de deficiência auditiva, enfrentou a vergonha e o capacitismo e se tornou a mais destacada ativista da surdez no Brasil.

Livro Saia do Armário da Surdez

livro saia do armário da surdez

A Organização Mundial de Saúde divulgou em 2021 que há 1,5 bilhão de pessoas no mundo com algum grau de perda auditiva. Dentro deste grupo, muitos carregam a surdez como um segredo.

Após lançar “Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos” e “Novas Crônicas da Surdez: Implante Coclear”, Paula Pfeifer está de volta com um novo livro. Sua terceira obra é uma ferramenta preciosa para quem precisa de ajuda e incentivo para sair do armário da surdez.

Os desafios trazidos pela deficiência invisível são desgastantes. Especialmente após a pandemia, já que, do dia para a noite, todas as bocas do planeta foram cobertas por uma máscara. E um dos desafios mais difíceis – senão o mais difícil de todos – é sair do armário da surdez. Primeiro, para você mesmo; depois, para o resto do mundo.

Talvez você esteja escondido no armário desde que recebeu seu diagnóstico, comprou um par de aparelhos auditivos ou ouviu um comentário capacitista pela primeira vez. A porta não está trancada! A saída depende da sua mudança de atitude mental, que só acontece depois da compreensão do que está por trás dos seus sentimentos de medo e vergonha.

Este livro é um guia para a liberdade, com 20 passos para você desconstruir o seu próprio capacitismo. Não há nenhum motivo para tentar esconder a sua deficiência auditiva. A surdez é invisível. Nós, não!

A autora do livro Crônicas da Surdez

Paula Pfeifer

Paula Pfeifer é uma escritora surda que ouve através de dois ouvidos biônicos. Ela conheceu todos os graus da deficiência auditiva e ficou presa no armário da surdez por mais de uma década. Hoje, lidera a maior comunidade online da América Latina de pessoas com deficiência auditiva que são usuárias de próteses auditivas, é membro do Fórum Mundial da Audição da OMS, palestrante, ativista do movimento PCD, escritora e estrategista de conteúdo.os auditivos. Ela tem 42 anos e vive no Rio de Janeiro com o marido, o médico otorrino especializado em surdez Dr. Luciano Moreira.

Saiba mais:

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 





50 Comments

  • Carolian
    14/12/2015 at 19:05

    Ola! Boa tarde, tive perda auditiva com 5 anos de idade, preveniente de um erro médico a dosagem de antibiótico! E até hoje uso aparelho auditivo! Hoje estou usando um novo e estou muito feliz. Mas em algumas situações ainda fico com vergonha, principalmente com pessoas que não a conheço! Preciso ter essa sua coragem, vc é incrível, me tornwi uma fã! Quero muito seu livro , vou comprar imediatamente, estou vendo nos site! Parabéns! Encantada!

    Reply
  • Livia Coelho
    17/03/2015 at 18:24

    Oi Paula!
    Estou no ensino médio e em minha escola tem esse festival de curtas, me reuni com meu amigos e decidimos que o nosso curta falaria sobre surdez, infelizmente não tenho muito conhecimento sobre a realidade de um DA (Sou quase um leiga) e estou encarregada do roteiro. Gostaria de saber se você pode me ajudar, responder perguntas, dar idéias e etc.
    Espero ansiosamente uma resposta :D.

    Reply
  • Marília
    25/02/2015 at 17:20

    Olá Paula!
    Meu filho tem 3 anos e fará o IC agora em março ele perdeu a audição com 1 ano e estamos muito anciosos para ensiná-lo todas as palavrinhas novamente! fiquei muito feliz com sua historia e tive mais certeza ainda do IC! uM GRANDE abraço.

    Reply
  • Anne
    02/02/2015 at 13:51

    Eu toco teclado e tenho perda auditiva, me sinto como Beethoven que tinha a mesma deficiência. Mas para mim ainda é muito difícil admitir que minha perda aumenta aos poucos, e que alguns toques agudos no teclado faz doer os meus tímpanos se estiverem um pouco alto, qual só uso para gravar.

    Reply
  • adão Martíns
    28/01/2015 at 00:16

    Tenho interece em compra esse livro onde eu acho? Obrigado!!!!

    Reply
  • Gabrielly Silva
    21/01/2015 at 18:31

    Oii, acabei de conhecer seu blog e já amei. Eu conheci uma garota surda, ela só fala na língua de sinais, mesmo não conhecendo muito ela e nem conversando com ela por que não sei libras já amei ela <3, desde então fiquei com muita vontade de aprender libras, sempre fico falando que vou estudar depois e depois mas esse ano é uma das minhas metas e quando eu ver ela de novo (nos não moramos perto uma da outra) quero poder conversar com ela. Eu amo ler e já coloquei seu livro lá minha lista kkkk. Beijos e Abraços …

    Gaby

    Reply
  • Carolina Fernandes
    02/01/2015 at 12:01

    Olá, Paula!!!
    Estou curiosa para ler seu livro e nossas histórias são parecidas. Nasci ouvinte e perdi aos 5 anos. Utilizo os aparelhos para facilitar a comunicação desde os 5 anos, faco leitura labial, utilizo a LIBRAS há alguns anos (desde os 16 e hoje tenho 20) que também tem me ajudado muito.
    Vi que é poliglota, mas gostaria de saber como conseguiu! Já fiz curso de Inglês mas não ouve inclusão e sim uma integração, além de eu ter muita dificuldade na leitura labial nesta língua. Então você apenas escreve e lê? Ou consegue falar também?
    Serei muito grata se puder me orientar nesta parte.
    Atenciosamente, Carolina Fernandes.

    Reply
  • Michela
    28/12/2014 at 23:17

    Olá Paula, li o seu livro este final de semana, me identifiquei com você a cada página, em cada relato… Simplesmente amei!

    Reply
  • Daiani De Souza Melo
    02/11/2014 at 00:32

    Ola tudo bem Paula,eu assisti O Programa Da Fátima Bernardes e fiquei impressionada com sua história você falando da sua deficiência auditiva.eu tbm sou deficiente auditiva e uso aparelho auditivo há 5 anos.Ainda vou comprar seu livro pra mim ler.com certeza irei adorar. bjoss

    Reply
  • Rose Hathaway
    31/10/2014 at 20:58

    Boa noite Paula!

    Amei seu livro, que aliás, li em um dia só. Devorei! Entendi o quanto é complicado e o quanto é libertador poder falar disso.
    Hoje é o meu primeiro dia de uso dos meus AASI’s, efetivamente. Confesso que estou meio atordoada, porque uma enormidade de sons invadem a gente e… sei lá, é bem difícil. Agradeço os conselhos e acabei optando por adaptar os dois. Já que são os primeiros, acho que fica mais fácil assim. Ainda não se tem certeza sobre se a minha perda é progressiva ou não, mas uma coisa eu já enfiei na cabeça: Isso é para sempre! É duro ouvir isso e mais duro ainda assimilar isso. Acho que ainda estou meio em choque, mas estou fazendo o meu melhor com os aparelhos. Estou adotando o lema: Não vou tirar meus aparelhos, só por hoje e amanhã vou fazer o mesmo, até meu cérebro compreender que eu não posso mesmo ficar sem eles. Vou tentar fazer assim.
    Um beijo no seu coração e obrigada pela atenção, querida! Que Allah te fortaleça todos os dias e te recompense por todo o bem que você faz através do blog e de seu livro. <3

    Reply
  • nilzete costs
    21/10/2014 at 18:25

    Oi paula assiti sua entrevista na fatima e me identifiquei mto, pois tenho un neto (bilateral) tbm implatando a 5 anos hj ele esta com 13 de idade, foi o 2° no estado Acre a fazer a operação.

    Reply
  • Nanashara Albuquerquue de Barros
    21/10/2014 at 14:04

    Ola, Paula eu também sou surda oralizada a mais ou menus a dois anos e meio, dois dos lados, e muito difícil me adaptar e essa minha condição, a minha vida parou por causa desse meu problema, mais vivendo um dia de cada veis. Adorei oque você falo hoje na televisão no proclama na Fátima Bernade. Vou ler seu livro

    Reply
  • edilson vicente de oliveira
    21/10/2014 at 12:47

    ola sra paula foi um prazer poder te conhecer hoje sua historia nesse exato momento no programa emcontro com fartima berna, estava assistindo o programa achei fantastico, e aprendi muitas coisas, tenho um pouco de dificuldade na minha audição, porque tem jente que fala muito baixo, só escuto televisão muito alto, mais boa sorte prá voçê, e muito bacana a sua historia,

    Reply
  • Maria Cecilia Couri
    20/10/2014 at 12:40

    Com certeza, querida. É só marcar. Bjs

    Reply
  • Maria Cecilia Couri
    19/10/2014 at 12:12

    Bom dia, Paula. Adorei a matéria de hoje do Globo que remete a sua história de vida e ao seu blog. Tenho uma história parecida. Otosclerose bilateral idiopatica detectada aos 31 anos. Severa , profunda e progressiva. Sem aparelhos nao escuto absolutamente nada. Apesar disso, me graduei em comunicação social e direito, fiz MBA, sou procuradora do estado do Rio de Janeiro , hoje aposentada com 61 anos. Compreendo e comungo de suas idéias. A única coisa que nao tinha feito ate hoje é mergulhar no universo da surdez para divulgar e ajudar aos semelhantes. Ja sofri bullying, conheço bem a prisão silenciosa da surdez, o lado bom e ruim de dormir sem aparelhos, o nao ouvir a campainha tocar, o medo declarar sozinha e nao entender nada e por aí vai. Meu marido virou meu par de ouvidos quando os aparelhos nao respondem. Acho que a minha sorte é que tenho uma vertente cômica no DNA e morro de rir das situações hilárias que já criei. Nem sempre consigo ouvir ao telefone, amo festas e viagens mas passo muitos perrengues em ambientes ruidosos, enfim, achei importante me solidarizar e disponibilizar para o que vier, de agora em diante. Parabéns pela iniciativa fabulosa!!! Maria Cecilia Couri.
    mccouri@gmail.com

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      20/10/2014 at 11:07

      Querida Maria Cecilia
      Seja bem-vinda.
      Vamos marcar um almoço aí no Rio em dezembro?
      Beijo,

      Reply
  • Rose Hathaway
    11/10/2014 at 16:32

    Boa tarde Paula!

    Acabei de comprar o seu livro, conforme você me recomendou e estou muito feliz e ansiosa para lê-lo. E muito feliz por ter encontrado seu blog.

    Bjs no seu coração minha flor e que Allah te recompense por toda dedicação ao nosso mundo silencioso, ou quase.

    Nossa!!! Eu disse nosso mundo silencioso… Acho que é a primeira vez que digo isso em voz alta desde que descobri o meu problema. Eu disse em voz alta!

    Obrigada por tudo querida!

    Reply
  • Ana Façanha
    05/10/2014 at 18:29

    Ola, boa noite.
    Eu estou interessada em ter esse livro, tenho mesmo bastante interesse, tambem porque a minha sobrinha nasceu surda, e tenho tentado “entrar” ao maximo nesse mundo, para saber como a ajudar pela sua vida fora. Neste momento eu vivo em França, mas sou portuguesa. E tenho tambem morada em casa dos meus pais. Seria possivel me informarem da melhor maneira de eu poder ter esse livro?!
    Muito obrigada desde ja,

    Ana Façanha

    Reply
  • Sónia Serras
    19/09/2014 at 15:55

    Olá!

    Gostava de comprar o livro mas em brasil. Em Portugal???

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      17/05/2017 at 21:39

      Sonia

      Encontro de leitores do cronicas da surdez dia 25 de maio as 17hs no Hotel Eurostar das Letras no Rossio, em Lisboa!

      Venha!

      Bjos

      Reply
  • G.A.
    09/07/2014 at 15:24

    Olá Paula,

    Adorei conhecer o blog, acho que veio numa ótima hora, minha surdez é bilateral, sou oralizada, uso aparelho apenas em situações extremas, no trabalho, pois moro só e não tenho interfone nem telefone fixo e mantenho o celular grudado em mim para senti-lo vibrar. Depois de horas lendo os depoimentos, vi que tudo depende da maneira que vc encara sua perda. Se vc resolve assumir sua situação demonstrando segurança e superioridade, as pessoa automaticamente aceitarão de forma “menos anormal” rsrs… No meu caso falta isso, falta eu perder essa vergonha, sou eu q vou dizer se minha perda me torna mais ou menos mulher. As pessoas do meu convívio nunca vão aceitar uma coisa que nem eu mesma aceitei. Vc é uma mulher linda, e não é o uso de um aparelho que vai apagar esse brilho. Queria me enxergar assim.

    Reply
  • Marileide
    25/06/2014 at 16:11

    Procurando uma reposta para minha surdez súbita,fazem 5 dias em que acordei sem ouvir, após ir no otorrino e fazer diversos procedimentos, só me resta aguardar os resultados, na verdade o relato da Flavia foi uma luz, tudo o que ela relata é exatamente o que estou vivendo, no momento estou tentando entender, aceitar e esperar o que vem pela frente.

    Reply
  • adriana ,lixinski
    25/03/2014 at 23:06

    Boa noite,Paula
    A poucos meses descobrimos que nossa filha Ana de 4anos tem surdez profunda bilateral,na hora fiquei sem chão pois sempre busquei profissionais da area (médicos e fonos). Pelo tempo perdido entre aspas para procurarmos recursos,Bom agora ela esta fazendo fonoterapia no saf e foi encaminhada para usar as proteses. Mas o que mais machuca e saber o quanto as pessoas teem preconceito em relação as pessoas que não são consideradas normais.Foi a academica de fonoaudiologia, a Simone, que me indicou teu blog.Agora acredito que podemos conscientizar as pessoas que todos são capazes de viverem com as diferenças e aprenderem com as diferentes habilidades. Obrigada por você existir. AMEI TUDO O QUE LI , ENTENDI E APRENDI.Deus te abençoe . AMEIIIIII!!!!!!! Mil beijos

    Reply
  • Nagila
    08/03/2014 at 18:13

    Boa tarde,Paula
    Gostaria muito de perguntar a vc e as pessoas que entram aqui,sobre uma solução para uma pessoa oralizada entender as palavras tipo palestras,aulas,…tipo um equipamento de fala em texto,será possível existir isso?tipo legenda !
    Será q deu para entender!
    Fico no aguardo!
    Obrigada,bjs

    Reply
    • Karen
      08/03/2014 at 18:21

      Nagila,

      Eu entendo muito bem que é difícil para os oralizados entenderem as palestras, aulas, etc.. Os recursos que utilizam são as caixas acústicas e com a qualidade da mesma para propiciar a clareza da nossa audição. De fato, mesmo de longe, qdo não está claro, eu falo leitura labial…
      Treinei a até hoje treino os ouvidos escutando rádio para poder ouvir sem ler os lábios como por exemplo: telefone, filme nacional etc…
      Sem dúvida nenhuma a agenda ajuda, mas eu tenho percebido que são com atraso que a legenda vem somente depois que o ator, locutor fala, ou seja, não é simultâneo. Nesse caso, eu prefiro ouvir a ler os lábios.

      Reply
  • Sónia Façanha
    03/03/2014 at 13:38

    Olá sou mãe da Rita com 26 meses foi implantada (implante coclear bilateral) em Julho de 2013 fez a ligação em Agosto e neste momento já fala várias palavras. Como é bom ouvir a voz da minha filha e ver a cara dela quando ouve novos sons. Gostava de comprar o seu livro, mas em Portugal talvez anda seja difícil.

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      17/05/2017 at 21:40

      Sonia

      Encontro de leitores do cronicas da surdez dia 25 de maio as 17hs no Hotel Eurostar das Letras no Rossio, em Lisboa!

      Venha!

      Bjos

      Reply
  • Karen
    23/02/2014 at 03:33

    Paula, gostei de seu livro que mostra a realidade dos surdos em serviços como bancos, etc. Só uma correção: Eu já conheci surdos que não conseguem fazer leitura labial. Isto é, a variedade de recursos, que os surdos utilizam, os quais dependem do acreditar na capacidade, potencialidade e habilidade de cada um, podem ser usados em sua totalidade, alguns ou nenhum.É só observar. Beijos.

    Reply
  • Ana
    18/02/2014 at 17:35

    Olá! Queria saber como conseguir esse livro em Portugal?

    beijinhooo e gosto imenso de acompanhar o seu blog!

    Ana

    Reply
  • Juvenal Liolino de Miranda Filho
    05/02/2014 at 23:30

    Gostei da sinopse do vosso livro e pretendo colocá-lo no quadro teórico da pesquisa que estou desenvolvendo na Pós Graduação em Pedagogia Empresarial – FMU/SP, ou seja, o tema a ser desenvolvido refere-se como as grandes empresas, do comércio varejista da cidade de São Paulo, desenvolvem a socialização entre os surdos contratados com os demais funcionários ouvintes, se é que contratam surdos, dentro da obrigatoriedade de contratar pessoas com deficiência física.
    Caso possa me auxiliar nesse mister serei eternamente grato.
    Att,
    Juvenal Miranda
    RA nº 0885666/Campus Vergueiro

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      06/02/2014 at 11:05

      Muito importante: saber a diferença entre surdos oralizados e sinalizados.

      Reply
  • Sueda Suaid
    23/01/2014 at 19:38

    Vou comprar seu livro, sou deficiente auditiva, estou aguardando cirurgia em Sp.
    Que Deus te abençoe!!!,

    Reply
  • Camila
    18/10/2013 at 10:16

    Otimo livro novo ” Surdez Silêncio em voo de borboleta”
    http://surdezsilencioemvoodeborboleta.com/blog/

    Reply
  • Ramon Araujo Fernandez
    14/10/2013 at 11:27

    Eu morei no Brasil 50 anos descobri que sofro de NENIERE só escuto do lado esquerdo ultimamente não entendo o que falam já voltei a clinica muitas vezes não obtive melhora vivo em Londres (quem pode me ajudar ?? )desde já agradeço..

    Reply
  • Ana Carolina Ferguson
    18/09/2013 at 14:40

    Oi! Paula Pfeifer, descobri “Cronicas da Surdez” e fiquei muito impressionada! Eu sou brasileira e surda de nascenca tambem. Moro na California, sou casada com americano ouvinte e sou surda oralizada. Nunca aprendi Libras e meus pais escolheram para eu falar.
    Escrevi ontem e mandei um comentario grande para voce ler mas acho que nao consegui te mandar.. queria muito de voce me conhecer e ler o meu comentario . Gostaria muito de contar a minha historia pra voce e eu preciso muito de apoios so de surdos porque eu tentei com os ouvintes principalmente na minha familia e amigos mas eles nunca me entenderam e nem me respeitaram a minha surdez. Cansei deles e andava bem deprimida, mas sempre fui pra frente! E me esforcar mais e sempre fui, com dificuldade sim no mundo de so ouvintes, e gostaria muito de conhecer mais pessoas surdas para aumentar o meu estima. Obrigada e e um prazer de saber que nao estou sozinha , abracos Ana.

    Reply
  • Alda Lacerda
    22/08/2013 at 12:51

    Oi Paula….comprei 2 livros da sua autoria na Livraria Cultura (on line) e estou aguardando. Sou viciada em livros, amo!!

    Além de um livro que comprei para para mim, darei outro de presente para uma amiga que também é surda oralizada, comunica libras e tem surdez profunda, não usa aparelho auditivo porque o molde do aparelho dá alergia dentro do ouvido, é hiper culta, funcionária do Banco do Brasil e está se preparando para concurso do Banco Central…um orgulho, né?

    Cada um de nós nos serve de exemplo, não é verdade?

    Pois bem querida, tô aqui sempre torcendo por você e obrigada por compartilhar suas experiências e vivências.
    Sucessos!!!

    Beijos!

    Reply
  • Silvia
    09/08/2013 at 09:50

    Olá Paula,

    Achei muito interessante o seu blog. Logo eu vou comprar o seu livro. a sua situação é quase parecida comigo. Faculdade, público, banco, aeroporto e vários lugares.

    Eu também sou surda oralizada, mas utilizo Libras. A maior tempo eu sempre utilizo oral e ás vezes Libras (só para surdos).

    Bem, eu não vejo a hora de comprar o seu livro.

    Sucesso para você!

    Reply
  • maryrosyts@hotmail.com
    30/07/2013 at 23:55

    Adorei o livro, muito interessante.
    Aqui Paula nesta foto vc esta de aparelhos auditivos mas eles não tem aquele molde não? e o fio que liga é bem fininhos.

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      31/07/2013 at 15:52

      Eu uso o Pure Carat da Siemens, que tem um fio bem fininho mesmo, mas é super potente.
      bjos

      Reply
  • Thatiana
    29/07/2013 at 17:14

    Olá,

    Estou muito feliz ao saber que existe uma surda oralizada vencendo em tudo e todos, também sou surda e oralizada, arquiteta, uso aparelho auditivo desde pequena e recente uso IC(implante coclear) de um lado, minha audição tem piorado bastante. Ao contrário da minha irmã radicada em sinais e contra IC, podemos levar a vida normal e independente. Vou comprar o seu livro e desejo toda a felicidade para você.

    Abraços, Thatiana Fleury

    Reply
  • René da Costa Bueno
    15/07/2013 at 15:42

    Olá Paula Pfeifer,

    Boa tarde… eu tenho interesse comprar este livro, mas existe a venda do ebook reader?

    No aguardo.

    René

    Reply

Leave a Reply