Menu
Acessibilidade

Curso de leitura labial em inglês

Aprendi a ler lábios em inglês com o Canal Sony e meu vício eterno em seriados americanos – agora sinto ódio mortal quando vou assistir aos meus seriados favoritos domingo à noite e todos estão…dublados! Dá vontade de chorar e arrancar os cabelos. Leio MUITO rápido, tão rápido que chego a ficar chocada quando alguém está lendo uma página de revista ao meu lado, por exemplo, e eu já li a página três vezes e a pessoa ainda nem terminou de ler.

Que nervoso!!! Mas acho que foi isso que me ajudou nessa tarefa: eu lia tão rápido as legendas em português que podia calmamente acompanhar os lábios dos personagens já sabendo o que eles iriam falar em inglês. Pronto! Foi exatamente assim que aprendi.

Um belo dia, resolvi fazer uma busca sobre cursos de lipreading e acabei caindo num site que vendia um DVD com um curso de leitura labial em inglês. Achei muito interessante o negócio e, como estava de viagem marcada pro exterior, comprei e mandei entregar na casa de um amigo que mora em Londres (só porque assim eu teria o DVD em mãos mais rápido do que se mandasse entregar na minha própria casa!). O site é www.lipreading.com e custa U$49.

A autora é uma especialista em patologias da linguagem e da fala e trabalha com crianças e adultos que têm deficiência auditiva. Só uma dica: não compre se você não tem um vocabulário bom em inglês, porque aí complica. Esse DVD é indicado para quem já tem um vocabulário vasto, porque penso eu que não adianta ficar lendo lábios em inglês se a gente não souber o significado das palavras que estão sendo pronunciadas, certo?? 🙂

foto 1foto 2

Além de treinamento visual, esse DVD dá um ótimo treinamento auditivo. O que me desanimou um pouquinho foi que ele deve ter sido gravado bem lá no início dos anos 90, então o look das pessoas parece uma viagem no tempo. O começo é até fácil, mas requer concentração máxima. São 25 frases bem curtas que a moça fala com uma articulação de lábios perfeita (ahhhhh se todo mundo articulasse os lábios como ela!) e a gente precisa entender o que ela diz sem som, só fazendo lipreading mesmo.

A partir daí, o nível de dificuldade só aumenta. O engraçado é que, ao mesmo tempo em que dá um nó no cérebro, faz com que ele fique atordoado querendo desvendar o que está ‘lendo’ nas bocas alheias.

A mulher é ninja, porque criou um método que faz a gente ‘entender’ como funciona a leitura labial. Fiquei impressionada com o modo como ela dividiu os tipos de movimentos que fazemos com os lábios em categorias, o que torna tudo ainda mais didático.

Quem tirou algumas dúvidas foi a própria autora, Mary Kleeman, no email hearingvisions@yahoo.com. Pessoa prestativa! Paguei usando PayPal, não tem mistério. Pra entregar no Brasil rola uma taxa de frete de dez dólares. Acho que vale o investimento para quem quer aprimorar o seu inglês, aprender leitura labial em outra língua, treinar o ouvido para a pronúncia das palavras e, principalmente, para quem quer entender a ‘teoria’ da leitura labial em inglês em vez de só ficar na base da tentativa em frente à TV.

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

10 Comments

  • […] Para quem quer aprender segredos e técnicas para aprimorar a leitura labial em inglês. Em 20012, neste post, dei a dica de um curso de leitura labial em inglês chamado “I See What You Say” […]

    Reply
  • Silvia
    04/09/2012 at 10:12

    Pedi o curso de lipreading no dia em que li seu post. Não recebi ainda, mas td bem, sei que demora. Agora uma coisa que me deixa muuuuuito feliz: estou no segundo semestre, eu crio frases em inglês, escrevo e pronuncio bem! Meu professor entende tudo o que eu falo! E meu irmão, que tem um inglês razoável, me entende na hora também =))

    Reply
  • Eduardo dos Santos
    26/08/2012 at 01:21

    Que legal! Não sabia que existia (o máximo que havia visto foi uns vídeos básicos no YouTube).

    Vou procurar também para francês (“lecture sur les lèvres”).

    Reply
  • Denise de Azevedo
    16/08/2012 at 14:21

    Alguém sabe onde existe curso ou aula de inglês para deficiente auditivo que depende de leitura labial, em Porto Alegre? É difícil frequentar um curso de inglês comum…. é muito estressante.
    Agradeço a dica!

    Reply
    • Aline Pandolfo Chittolina
      30/06/2013 at 23:17

      Oi, Denise!
      Sou professora particular de inglês aqui em Porto Alegre e venho trabalhando com deficientes auditivos há algum tempo… estou adorando! Aprender outro idioma requer muita dedicação, mas os resultados são muito gratificantes. Se quiseres me conhecer e ver como funcionam as aulas, entra em contato.

      aline.chittolina@gmail.com

      Abraço

      Reply
  • Silvia
    16/08/2012 at 11:13

    Hehehehe… também faço isso, Paula! Leio a legenda rapidamente e os lábios dos personagens depois… Vou comprar já o curso de lipreading! valeu por divulgar! Estou no segundo semestre de inglês e adooorooo!!! beijo grande!

    Reply
  • Ines Martins
    16/08/2012 at 09:12

    Que legal! Vou querer! Eu entendo alguma coisa de leitura labial em ingles e os filmes e seriados legendados me ajudaram muito mas ainda estou longe de ser craque no assunto. Agora Paula, serah que a coisa de ler rapido tem a ver com a deficiencia audutiva? Eu não conhecia ninguem que lesse tao rapido quanto eu. (Estou sem acentuacao aqui, sorry)

    Reply
  • Maria
    15/08/2012 at 14:53

    Meu sonho conseguir ler os lábios em inglês!!! No momento só sei ler e escrever, a minha outra dificuldade é a pronúncia do inglês por não existir regras de como pronunciar cada palavra. Eu fico confusa e nervosa quando me deparo com as palavras, tenho de decorar como que se fala cada uma. Quando eu tento falar, ninguém consegue entender! É muito diferente de falar alemão e italiano que têm regras fixas para TODAS as palavras e eu sei exatamente como que se fala, e os nativos conseguem me entender, fora que a leitura labial nestes idiomas é muito mais fácil que inglês por ter movimentos mais abertos.

    Reply
  • Tati Ribeiro
    15/08/2012 at 11:06

    Puxa que interessante…

    Reply

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?