Menu
Deficiência Auditiva / Livros

Dicas de livros sobre surdez

Vivo em busca de livros sobre surdez. Hoje quero indicar os últimos que li, ganhei e comprei. O primeiro deles se chama “Jonas e os Ouvidos Mágicos” e veio lá de Portugal. Foi presente da Alice Inácio. É um livro leve e fofo para crianças com deficiência auditiva que usam ou são candidatas a um implante coclear. O meu agora fica na recepção da SONORA para que todos os pacientes que são crianças possam ver! Para encomendar um exemplar, clique aqui.

jonas-e-os-ouvidos-magicos

O livro Lip Reading Principles and Practice, do Edward B. Nitchie, comprei na Amazon. Para quem quer aprender segredos e técnicas para aprimorar a leitura labial em inglês. Em 20012, neste post, dei a dica de um curso de leitura labial em inglês chamado “I See What You Say” – ele é realmente fantástico e vale o investimento. Você compra e recebe em casa um DVD e um livro para acompanhar as lições. Este combo ajuda muito a gente não só a ler lábios em inglês mas também a aprimorar a nossa pronúncia no idioma (para surdo, não é tarefa das mais fáceis!)

lip-reading

O livro Not Fade Away: a memoir of senses lost and found comprei em Nova Iorque enquanto passeva pela seção de lançamentos da Barnes&Noble. Acredito que os livros é que nos encontram, e esse encontrei totalmente sem querer. Voltei para casa e li numa tacada só. A autora tem um implante coclear e é portadora da Síndrome de Usher, que faz com que ela esteja progressivamente perdendo a visão e a audição.  Pesquisando na internet descobri que a autora, Rebecca Alexander, é muito conhecida nos Estados Unidos.

not-fade-away

O livro Surdez e Teatro: a encenação está em jogo ganhei de presente da minha fono Márcia Cavadas, que foi no lançamento aqui no Rio de Janeiro há algumas semanas. Escrito por uma fono especialista em voz que é professora da UFRJ e fez uma tese de doutorado sobre o assunto e transformou em livro. Ainda não li.

surdez-teatro

Meu segundo livro acaba de ser traduzido para o inglês e está à venda na Amazon, Kindle, Google Books e iTunes – vocês poderão ler em formato e-book, que é mais barato e mais prático já que pode ser lido no computador, iPad, iPod, smartphone… Em inglês o livro se chama “New Chronicles of Deafness: my cochlear implant epiphanies” e foi traduzido pela audiologista brasileira radicada em Londres Renee Rassasse.

cronicas-capa-ingles

 

A menina que ouvia tudo pela metade” é um livrinho muito fofo, escrito pela Cristiane Gentile, cuja filha tem surdez unilateral. Ganhei de presente dela em São Paulo e o livro também fica na recepção da Sonora. Ele permite aos pais de crianças com surdez unilateral explicar isso a elas de um jeito leve e divertido. À venda neste site www.treinandoocoracao.com.br

a-menina-que-ouvia-tudo-pela-metade

E vocês, têm alguma dica de livro novo sobre surdez para me dar? 🙂

Sobre

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

5 Comentários

  • Bianca Volpato
    09/09/2020 at 9:59 pm

    A surda absurda de Cece Bell;
    E um livrinho bem antigo (1991) que se chama Nem Sempre Posso Ouvir Vocês de Joy Zelonky.

    Responder
  • Lucy Teixeira
    17/03/2016 at 4:30 pm

    Ué. Cadê o livro Desculpe, não ouvi, da Lak Lobato?

    Responder
    • Paula Pfeifer Moreira
      22/03/2016 at 7:29 pm

      Lucy, ja falei do livro da Lak aqui. O post foi sobre os livros recentes de surdez que li e ganhei. Bjo

      Responder
  • Maria Luiza Campos
    15/03/2016 at 9:12 pm

    A voz do silêncio, de Giselda Laporta Nicolelis. Conta a história de uma garota chamada Nádia de 6 anos, filha de uma faxineira. Samara, dona da casa, fica comovida com a garotinha e decide ajudar-la e dar-lhe um tratamento adequado. É um livro baseado de fatos reais. Espero que gostem!! Beijos.

    Responder
  • GIOVANA CRISTINA TOTINO
    14/03/2016 at 11:12 pm

    EXCELENTE
    PARABENS

    Responder

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.