Acessibilidade Aparelhos Auditivos Deficiência Auditiva

Como funciona o estetoscópio especial para deficientes auditivos

Se você é surdo/deficiente auditivo e precisa de um estetoscópio especial com o qual consiga auscultar, veio ao lugar certo. Graças aos avanços da tecnologia, hoje existem diferentes soluções no mercado, que vão de estetoscópios amplificados até estetoscópios que conectam via bluetooth com aparelhos auditivos.

Estetoscópio Amplificado

Para profissões da área médica em que remover o aparelho auditivo não é um problema para usar um esteto, o modelo amplificado é uma boa opção.O mais conhecido é o E-Scope Cardionicsclique aqui. Há também o ThinkLabs One Digital Stethoscope, que você pluga diretamente num par de headphones. Clique aqui.

Um ponto importante: esses estetoscópios não se ajustarão à sua perda auditiva como um aparelho auditivo é capaz de fazer.

Aparelhos Auditivos e Estetoscópios

Vai depender do modelo de AASI. Você vai precisar conversar com seu fonoaudiólogo e descobrir se o seu possui algum adaptador que permita torná-lo compatível com o esteto. Alguns vão conseguir se conectar direto a um cabo de áudio que pluga no estetoscópio e transmite o som para o aparelho – e talvez até para o implante coclear.

Se o seu esteto conectar com um fone de ouvido e ele for desses confortáveis e bem largos, você também pode conseguir usar o esteto sem remover os aparelhos auditivos, usando o fone por cima deles.

Dependendo da marca/modelo do seu aparelho auditivo ou implante coclear, você consegue conectar o esteto com ele(s) via bluetooth e ouvir direto nos aparelhos. O ThinkLabs One Digital Stethoscope funciona bem com vários transmissores sem fio de implantes cocleares, como MiniMic, TMic e outros. Peça ajuda ao seu fonoaudiólogo ou contate diretamente o fabricante dos seus aparelhos/implantes.

Onde descobrir mais?

A Associação Americana de Profissionais da Área de Saúde com Deficiência Auditiva possui um link, em inglês – clique aqui – no qual você pode tirar inúmeras dúvidas sobre estetoscópios especiais para surdos.

Uma médica conta sua experiência

Em 2015, convidei a Tais Seki, na época estudante de Medicina e surda  que ouve, para escrever sobre sua experiência com  um estetoscópio especial para surdos.

Estetoscópio para surdos

“Quando eu comecei a faculdade de enfermagem em 2005, fiquei pensando “Como vou fazer para auscultar o coração e os pulmões? E o básico disso que seria aferir pressão arterial? ”, mas fui levando os estudos até que meu pai achou um site internacional que vendia estetoscópios adaptados. O site era de Arizona – Texas, e a loja enviava o produto para o Brasil, porém tivemos que pagar a taxa da alfândega.

Não lembro quanto custou tudo no valor exato. O investimento valeu a pena, porque hoje estou usando novamente para o curso de medicina o mesmo estetoscópio!

O meu estetoscópio: E-Scope Cardionics

Falar sobre o estetoscópio é melhor com as imagens, não é? Tirei fotos do meu com uma régua de 15 cm para comparação.

Essa parte é a peça principal, funciona com uma pilha palito (AAA), liga e desliga automático.

 

Slide1Slide2

 

O fone é igual a um fone normal, por isso quando for usá-lo durante as aulas práticas, avise o seu professor que é do estetoscópio, senão ele vai achar que você está ouvindo música!

 

Slide3

 

E assim fica o estetoscópio adaptado!

 

IMG_2608

 

Veio também uns adaptadores para outras funções, como para pediatria. Tem aqueles para estetoscópio normal, que coloca dentro do ouvido, mas para quem usa AASIs não servem. Não sei para quais fins são todos eles, se alguém souber, comentem!

 

IMG_2609

 

Se você tiver Phonak ComPilot ou MiniTek da Signia, algo parecido com eles, dá para usar também, conectando o cabo de áudio na peça central, ao invés de colocar fones de ouvido, assim o som sai direto dos seus AASIs ou do implante coclear. Entretanto, precisa mesmo desse intermediário de bluetooth para que funcione, porque o estetoscópio em si, não tem.

Espero que esse post ajude em alguma coisa na hora de começar a procurar seu estetoscópio adaptado. É difícil, por isso não desista, pois vale a pena! Se alguém tiver mais informações sobre isso, comentem!”

Entre no nosso grupo e converse com quem já usa

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

23 Comentários

  • eu tenho perda severa auditiva bilateral , me graduei o ano passado, como faco para adquirir um desse? qual valor? e as formas de pagamento?

  • Caros amigos,

    Minha filha está cursando Medicina, é implantada na orelha esquerda e usa AASI na orelha direita. Gostaria de uma indicação de estetoscópio para a aquisição.

  • Paula
    Tenho uma perda parcial da audição, principalmente para sons agudos. O otorrino e a fonoaudióloga acham que eu tenho de usar aparelho para que no futuro esta perda progressiva não tenha solução melhores e meu cérebro poderá não “decifrar” bem os sons ouvidos.
    Tenho 70 anos e tenho assistido TV e Musica bem alto e quando alguém fala um pouco mais baixo tenho dificuldade para ouvir. Sou Pediatra e atendo cerca de 20 consultas ao dia e uso o estetoscópio em todas as consultas, ainda não tenho dificuldade na ausculta pulmonar nem cardíaca. Testei um aparelho externo ( BTE) mas além de sentir dor ou incomodo na orelha quando coloco o estetoscópio ha perda da audição em decorrência da parcial obstrução do som pela parte do aparelho que fica no conduto. O aparelho tipo interno ( CIC ) também dificulta a adaptação das olivas do estetoscópio . Resultado: se eu for usar aparelho só poderei coloca-lo quando estiver fora do consultório ou retirá-lo em todas consultas.
    Como os outros colegas médicos que necessitam de estetoscópio e tem perda parcial da audição resolvem este problema ?
    Será que não existe um um Head fone grande acoplado a um estetoscópio no lugar das olivas para que eu possa usar um aparelho externo ou interno.

  • Boa noite, alguém tem o contato da Tais Seki que publicou esse post do estetoscópio especial pra deficientes auditivos? Pois faço faculdade de enfermagem e estou com o mesmo problema pois uso aparelho auditivo nos dois ouvidos e gostaria de conversar com ela. Alguém pode me ajudar?
    Obrigado desde ja.
    Att, Tiago Rafael Renesto da Cruz.

  • BOA NOITE PAULA.
    ME TIRE UMA DÚVIDA POR FAVOR. SOU MÉDICO E PRECISO DO ESTETOSCÓPIO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO.
    TENHO PERDA 55 EM OE E 65 EM OD. SEM INDICAÇÃO DE IMPLANTE COCLEAR.
    O APARELHO AUDITIVO ME AJUDA MUITO.
    ESTE ESTETOSCÓPIO PODE SER UTILIZADO COM O APARELHO AUDITIVO OU É NECESSÁRIO RETIRAR O APARELHO SEMPRE QUE FOR REALIZAR UMA AUSCULTA ??
    OUTRA INFORMAÇÃO.
    ENCONTREI NA INTERNET UM OUTRO MODELO, ESTE COM VISOR.
    CARDIOLOGIA ViSCOPE ESTETOSCOPIO VISUAL – MODELO 718-7910 SKU: CAR-718-7910
    TENS ALGUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO DESTE PRODUTO ??
    OBRIGADO,
    GRANDE ABRAÇO

  • Olá pessoal
    Eu gostaria compartilhar com vocês que quero fazer medicina se tornar um bom médico para servir e atender a sociedade que carece muito da saúde mas antes disso quero saber de um estetoscópio para deficiente auditivos um aparelho caro porém necessário e vale a pena o investimento alguém possuem um ? Um viscop cardionics estetoscópio visual modelo clínico 718-7900?

  • BOA NOITE , PAULA!

    EU USO APARELHO NO LADO DIREITO ONDE A SURDEZ É SEVERA. NO LADO DIREITO TAMBEM USO, PORÉM A POUCO TEMPO POR ACONSELHAMENTO DO MEDICO OTORRINO PARA ESTIMULAR A ÁREA DA AUDIÇÃO NO CÉREBRO.

    SIM. JÁ FIZ INVESTIGAÇÃO PARA IMPLANTE COCLEAR. TANTO A FONO COMO O OTORRINO ACORDARAM QUE NÃO ESTÁ INDICADO NO MOMENTO O IMPLANTE COCLEAR, PORQUE DESDE QUE COMECEI A USAR O APARELHO DO LADO DIREITO ESCUTO BEM AO TELEFONE , TENHO UMA BOA DISCRIMINAÇAO AO CONVERSAR

    O MEU INTERESSE É NO ESTETOSCOPIO PARA QUE POSSA FAZER AUSCULTA.

    ESTOU NA CIDADE DE TERESÓPOLIS.

    AGRADEÇO PELA SUA RESPOSTA. MUITO OBRIGADO

  • SOU MEDICO, TEM DEFICIENCIA AUDITIVA PROFUNDA À ESQUERDA E SEVERA À DIREITA.

    GOSTARIA DE SABER SE VOCE CONHECE ALGUM ESTETOSCOPIO PARA O MEU GRAU DE

    DEFICIENCIA E SE PODE SER CONECTADO DIRETO AO APARELHO AUDITIVO. TAMBÉM SE O

    ESTETOSCOPIO QUE USA FONE DE OUVIDO PARA FAZER AUSCULTA SE O SOM FICA BEM ALTO.

  • Estou estágiando em enfermagem e sinto-me constrangida quando tenho que falar, não consigo fazer auscuta uso aparelho auditivo, já na faculdade quase desisti porque uma das professoras perguntou-me como eu ia exercer com essa deficiência, não sabia o que responder fiquei na eminência de desistir mas sou persistente e gosto de desafios por isso estou colocando-me a disposição para uma ajuda, em referência a respostas. Obrigada

    • Olá Gasparina tudo bem? Sou enfermeira e atualmente tenho um aluno no curso tec de enfermagem, venho atras de informações, de orientações em relação aos estágios, ao estetoscópio, quero auxilia-lo da melhor forma. Quais quer informações que você tiver e puder compartilhar comigo já se sinto muito grata!!
      Abraços

  • Yasmin
    Yasmin
    12/07/2015 em 10:08 am | Permalink | Responder
    Bom, vou relatar minha experiência. Quando entrei na faculdade não tinha descoberto a surdez ainda, então usava o bom e velho Littmann classic II. Com o diagnóstico da surdez e o refinamento das minhas técnicas de semiologia, percebi que minha grande dificuldade era na verdade auscultar murmurio vesicular (coração e PA eu ausculto tranquilamente com o estetoscópio tradicional). Como aconteceu com a Tais, procurei opções mas nada me agradava. Encontrei o que queria nos estetoscópios eletrônicos da Littmann. São ótimos!!! Amplificam até 24x o som e são no modelo tradicional. Fácil de utilizar e ainda filtra ruídos. Da até pra usar por cima do AASI, mas qdo fico em dúvida do que ausculto prefiro retirar os AASI e auscultar sem eles do que aumentar demais o volume. Ele é tão bom que meus colegas de internato até o pegam emprestado qdo ficam com dúvida na ausculta. A qualidadd do som é sensacional! Recomendo.

    • olá yasmin, tudo bem?
      Meu nome é Sarah sou estudante de veterinária e estou querndo um estetoscopio especial, os do littmann sao os melhores realmente. Mas gostaria de saber qual o seu grau de deficiencia, o meu é modero a severo!
      Aguardo sua resposta. abraco!

    • Bom dia Yamisn,

      Minha filha faz medicina e é usuária de implante coclear. Qual estetoscópio vc indicaria?
      Littmann ou Cardionics??

  • Bom dia
    Vcs conhece algum telefone com viva voz bom, eu uso muito telefone e distorce o som e eu ão entendo a conversa, uso aparelho e o bluetuuth, é muito ruim força muito o som dentro do ouvido. já testei alguns aki do brasil nao funciona, se voce poder indicar um bom eu agradeço . obrigado

    Marcos Franco

    • Marcos, você já foi no fono pra adaptar seu aparelho para atender telefone? O meu quando coloquei o aparelho, eu não entendia quase nada, ate que pedi pra fono adaptar o aparelho para atender telefone, e escuto bem, minha perda é moderada a severa no ouvido esquerdo e severa a profunda no ouvido direito.

      Allisson

    • Tem a opção de usar aquele miniTek ou Phonak PilotCom com esse estetoscópio, conectando o cabo de áudio ao invés de conectar o fones de ouvido.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.