Moro no Rio de Janeiro aqui desde 2014 e adoro compartilhar dicas, achados e bons serviços (coisa rara) na Cidade Maravilhosa. Vivo em busca de restaurantes legais, especialmente no eixo Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Com a retomada do turismo frenético para o Rio de Janeiro, novos lugares estão surgindo, e os mais antigos, melhorando cardápios e serviços e buscando reinvenção.
In English: I live in Rio de Janeiro since 2014. I’m always seeking for the newest hotspots in Leme, Copacabana, Ipanema and Leblon to share with my readers. In this post you find my top picks of restaurants in Copacabana, Rio de Janeiro, for 2024. Rio has some amazing restaurants that aren’t overpriced and serve meals close to perfection.
Começo com dicas de restaurantes em Copacabana, pois é bairro no qual eu moro desde que cheguei aqui, mais circulo e conheço restaurantes.
UPDATE 2025: esse ano temos algumas novidades legais. O almoço executivo do Marinho (ao lado do Hotel Fairmont) é honesto, embora os preços dos drinks sejam super faturados. O Cantina da Praça, na esquina da Visconde de Pirajá, foi reformado e teve o cardápio atualizado, está imperdível. O Venga continua bacana para quem quer uma vista pra praia. O Famiglia Marinho é a versão italiana do Marinho. E recomendo pra todo mundo as pizzas e pratos de frutos do mar do Ginno, que fica no térreo do Hotel Fairmont. Copacabana tem muito restaurante RUIM cobrando caro e muitos que parecem caros mas não são. Logo ali em Ipanema fica o melhor restaurante do Rio de Janeiro: Satyricon, o restaurante mais silencioso e com melhor atendimento do Rio.
Surpresa boa nos RESTAURANTES EM COPACABANA
O pessoal do ótimo Mercearia da Praça (na Praça General Osório) comprou, reformou e repaginou o Cantina da Praça (que fica nem na esquina com a Visconde de Pirajá). Ambos são duas opções imperdíveis para quem quer comer bem na divisa de Copacabana com Ipanema.
Os 10 melhores restaurantes em COPACABANA
Copacabana tem inúmeros tesouros escondidos. É bom levar em consideração a localização do restaurante que você quer conhecer: pensando em termos de segurança, algumas ruas são melhor frequentadas de dia do que à noite. Fuja da maioria absoluta dos restaurantes da Avenida Atlântica, todos pega-turista da pior espécie. As exceções são Dom Camilo, Venga, S Bistro e Boteco Belmonte.
1. MEE, no Copacabana Palace
Vou começar com o mais top de todos, ao qual já fui para comemorar ocasiões especiais. Fica dentro do Copacabana Palace e serve uma comida asiática dos deuses, literalmente. Tudo no Mee tem um toque especial. A melhor dica que posso dar se é para lá que você vai é: peça para sentar no balcão.
Sentando no balcão, você observa o trabalho fenomenal dos chefs em tempo real – o que é um sonho para quem gosta de cozinhar. Eles têm uma sequência de pratos que vale mais a pena do que pedir separadamente, mas essa experiência só fica legal se você sentar no balcão e ficar conversando com o chef enquanto ele prepara a sua comida.
2. MARINE RESTO
Fica no sexto andar do Hotel Fairmont, no post 6a, em frente ao Forte de Copacabana. Já fui algumas vezes, sempre no almoço. É impecável. Foi lá que comi um algodão doce descontruído super diferentão.
E a vista? A melhor de todas! Além disso, você consegue ter visão panorâmica em tempo real de tudo o que acontece dentro da cozinha. Ir lá para jantar numa noite de céu estrelado deve ser inesquecível. Reserve com antecedência, pois é point absoluto de turistas endinheirados.
Ver essa foto no Instagram
3. BOTECO BELMONTE
Eu adoro o Boteco Belmonte do Leme. Sou sempre muito bem atendida, a comida é farta e os preços são muito amigos para uma cidade como o Rio. Gosto do ambiente sem frescura e sem afetação, com o pé na praia e vista espetaculosa para o mar, além de ser mega amigável para crianças.
Abriram uma filial na Avenida Vieira Souto, sou louca pra ir, mas sempre que passo lá está abarrotado de gente por causa da vista de Ipanema-Leblon.
Ver essa foto no Instagram
4. LE BLÉ NOIR
Antes da pandemia, para conseguir mesa no Le Blé Noir você precisava chegar meia hora antes de abrir, porque eles não fazem reservas. Eles são especializados em crepes de trigo sarraceno de-li-ci-o-sos, de comer rezando.
Já pedi algumas vezes o omelete com salada do molho da casa deles e posso dizer que NUNCA na minha vida comi um omelete igual. Não sei que mágica eles fazem com os ovos, é igualmente incrível. Dica: peça o crepe flambado e tire as melhores fotos de comida ever! Uma pena que sejam tão fracos nas redes sociais – no Instagram da casa, você não encontra nenhuma foto que faça jus aos crepes…
Ver essa foto no Instagram
5. LE PULE
O Le Pule é um bistrô francês imperdível que fica na Praça General Osório, escondidinho por muitas plantas. Todos os pratos são deliciosos, e eles fazem o melhor Bloody Mary do Rio de Janeiro, disparado. Na hora do almoço, pergunte pelo menu executivo (que não é divulgado e nem fica no cardápio) e delicie-se por um precinho módico. Se pudesse, almoçava lá todos os dias – marco todos os almoços e reuniões rápidas lá mesmo por motivos óbvios. A decoração do Le Pule é um caso à parte!
Ver essa foto no Instagram
6. AMIR
Tradicional restaurante árabe do Rio de Janeiro, fica numa ruazinha sem saída ao lado do primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro, o edifício Ribeiro Moreira. O ambiente é bem simples porém acolhedor, os garçons são das antigas e a comida é absurdamente gostosa.
Prefiro pedir na hora do almoço, pois os pratos executivos custam bem mais barato do que custam à noite. A dica: faça o pedidor assim que abrem, meio dia, senão, você vai ter que esperar muiiiiito até o seu pedido chegar.
Dica: o quibe vegano com ricota, espinafre e nozes é de dar água na boca.
Ver essa foto no Instagram
7. CHURRASCARIA PALACE
Se o seu negócio é buffet livre, a Churrascaria Palace é o lugar certo para isso em Copacabana. As opções são tantas que você fica confuso na hora de escolher o que colocar no prato. Carnes de primeira, comida japonesa, uma infinidade de saladas, frutos do mar, pratos quentes…
Fica na rua ao lado do Copacabana Palace e o ambiente foi reformado há pouco tempo. Sou sempre feliz e bem atendida por lá.
Ver essa foto no Instagram
8. EMILE
Fica dentro do Hotel Emiliano, no térreo. É do tipo para ir comemorar ocasiões especiais, com um paredão verde lindíssimo – aliás, a melhor mesa da casa fica em frente a esse paredão. Vá preparado para abrir a carteira, pois os preços são bem salgados. O atendimento costuma ser um pouco frio e impessoal, mas a comida compensa. Um dos raros restaurantes nos quais as pessoas falam baixo e a música ambiente não perfura os seus tímpanos.
Ver essa foto no Instagram
9. FARRAPOS
O Farrapos é um restaurante do meu coração, cujo proprietário, Pedro, já é de casa pra gente. É um bom português de bairro com ótimos justos e comida muito boa. Na hora do almoço, eles têm várias opções de executivo bom e barato. Adoro o tartare de carne, o risoto de costela com agrião e o bacalhau Brás.
Fica na rua Anita Garibaldi, e eles têm uma bela carta de vinhos.
Ver essa foto no Instagram
10. ADEGA PÉROLA
Da série botecos em Copacabana, esse é o melhor. O pessoal que frequenta é das redondezas e tranquilão, ao contrário de muitos outros botecos abarrotados de turistas.
Se você gosta de beliscar petiscos, dos mais simples aos mais exóticos, não deixe de ir conferir. Dica de ouro: peça uma porção de alho da casa porque você nunca vai comer nada igual, e ainda vai pedir pra repetir!
Fica em frente ao Shopping dos Antiquários, na rua Siqueira Campos. Volta e meia, você topa com artistas ali tomando um chopp.
Ver essa foto no Instagram
Restaurante imperdível em 2024: S Bistro
Na semana passada, tive o prazer de conhecer o S Bistro, que fica na Avenida Atlântica. Você vai se sentir no meio de uma floresta: é uma delícia. A comida é espetacular, os drinks são um primor, o ambiente é descontraído e não dá vontade de ir embora!
Fomos atendidos por um rapaz de Santa Catarina muito dedicado, que nos ajudou a escolher os melhores pratos. Tudo foi uma grata surpresa, mas especialmente a qualidade dos pratos e os preços – conjunção astral difícil de encontrar no Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram
MAIS DICAS DE RESTAURANTES NO RIO?
Não deixe de compartilhar as suas dicas de restaurantes em Copacabana nos comentários 🙂
Mais dicas de Copacabana, no Rio de Janeiro
View this post on Instagram
1 Comment
Dicas do Rio em Copacabana por uma insider - Paula Pfeifer
09/10/2021 at 21:07[…] pra ser muito feliz no Rio e em Copacabana seguindo as dicas certas! Vivo em Copacabana desde 2014 e não canso de descobrir lugares novos e […]