Menu
Especialista em Surdez / Surdez / Surdos Que Ouvem

OTORRINO ESPECIALISTA EM SURDEZ no Rio de Janeiro RJ: Dr. Luciano Moreira

O principal motivo para buscar um especialista em surdez é não perder tempo com diagnóstico incorreto e tratamentos incorretos. Na infância, fui a um otorrino qualquer e recebi um diagnóstico médico errado que me custou 10 anos perdendo a audição progressivamente sem saber. Mais tarde, ainda ouvi de outro otorrino que “o implante coclear é uma cirurgia muito invasiva e perigosa“. Quantos pais e mães são mandados com seus filhos de volta para casa, sem sequer terem feito uma audiometria, com aquela frase tenebrosa: “cada criança tem seu tempo, vamos esperar para tratar essa perda auditiva“.

Em 2013, encontrei o primeiro especialista em surdez e cirurgias da audição que passou pela minha vida, em Porto Alegre! Foi assim que pude voltar a ouvir. No ano seguinte, por ironia do destino, eu acabei me casando com um médico otorrino especialista em surdez no Rio de Janeiro: o Dr. Luciano Moreira.

Nunca imaginei que acabaria me casando com um médico otorrino especialista em surdez que também é cirurgião de implante coclear e de cirurgias da audição. Mas o destino tem dessas coisas, e foi assim que vim morar no Rio de Janeiro em 2014. Sou casada com o Dr. Luciano Moreira, médico otorrino especialista em surdez, otosclerose e cirurgias da audição que lidera a Equipe Sonora no Rio de Janeiro- onde você pode fazer audiometria em criança ou adultos, exame BERA com sedação e sem sedação, ativação e mapeamento de implante coclear, treinamento auditivo, mapeamento da fala e tudo o que estiver ligado com diagnóstico e tratamento de surdez e reabilitação auditiva. A Equipe Sonora fica no Copacabana Medical Center, na Rua Siqueira Campos n.93, em Copacabana, e o WhatsApp é 21 99556-2727.

Médico otorrino especialista em surdez no Rio de Janeiro

Se vir consultar no Rio de Janeiro for um problema para você, não se preocupe: o Dr. Luciano Moreira também atende pacientes do Brasil e do mundo através da TELEMEDICINA (consulta de vídeo usando Google Meet, que faz legendas em português de ótima qualidade). A Telemedicina é uma opção perfeita para pacientes que têm perda auditiva.

Como conheci o Dr. Luciano Moreira

Recebi a mensagem, que reproduzo abaixo, em dezembro de 2013. Era uma mensagem do meu futuro marido: Dr. Luciano Moreira. Tantos anos depois, olho para trás e sinto orgulho de tudo o que construímos juntos, especialmente, o projeto SURDOS QUE OUVEM.

O Dr. Luciano Moreiramédico otorrino especializado em surdez – atende no Rio de Janeiro e também via Telemedicina pacientes de todo o Brasil (especialmente nos casos de perda auditiva). A Clínica SONORA fica em Copacabana RJ, no Copacabana Medical Center, e, além das consultas de otorrino, também faz exames de audiometria em adultos e crianças, BERA com sedação e sem sedação, mapeamento de implante coclear, treinamento auditivo, PAC processamento auditivo central e consultas com fonoaudiólogas especializadas em surdez. O whatsapp da clínica é 21 99556-2727.

Depoimento do Dr. Luciano Moreira

‘Prezada Paula,

Sou médico otorrino especializado em surdez  no Rio de Janeiro e me interesso especialmente pela reabilitação auditiva. Acabo de ler seu livro na segunda pegada.

Minha vontade de lê-lo logo me fez baixá-lo logo no Kindle para não ter que esperar o livro chegar. No começo fui selecionando várias passagens mais marcantes e que eu gostaria de oferecer aos meus pacientes mas logo percebi que o texto ia ficando todo marcado e que minha leitura estava ficando emperrada pelo ato de parar para marcar.

Parei de marcar e acabei percebendo que seu livro deve ser lido do principio ao fim por qualquer um dos meus pacientes usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares.

Ele trata com extrema lucidez e riqueza de detalhes os desafios no mundo da surdez.

Tenho certeza que a identificação será imediata para qualquer deficiente auditivo, independente do tipo ou gravidade da perda. Recomendarei igualmente a leitura para meus colegas otorrinolaringologistas que ainda não o conhecem, especialmente àqueles não otologistas ou especialistas em audição, pois podem aprender muito com você sobre a realidade do paciente portador da disacusia e com isso se tornarem melhores médicos.

Infelizmente a medicina atual não oferece espaço para que entremos tanto nos detalhes (tão importantes!) da vida e das dificuldades de nossos pacientes.

A leitura das suas “Crônicas” é uma forma então de aproximar também os profissionais envolvidos na reabilitação auditiva ao universo da surdez visto pelo outro lado, o do paciente. Enfim, difícil não cair no lugar comum. Meus parabéns!

Você conseguiu com clareza e objetividade reunir muitos conceitos e conselhos importantes para os surdos, com propriedade, muita inteligência e alguma dureza, sem perder a ternura!

Por fim, algo que não sei se alguém já te disse é que seu livro pode também se aplicar a muitos dos ouvintes!

Sim, mesmo os que não têm uma deficiência sensorial têm outras deficiências… No meu caso pessoal, por exemplo, sempre fui um tímido e sofri muito com isso desde a minha infância, em apresentações em público, festinhas de fim de ano na escola, teatro da turma, o terrível “parabéns” na sala de aula no dia de aniversário, até ter que apresentar seminários ou aulas na faculdade, residência médica, etc.

Em várias partes do livro em que você relata sua “evolução” no sentido de reconhecer, aceitar, encarar, escancarar e então vencer (mesmo que ainda com limitações) a surdez, fui podendo ver melhor minha luta pessoal desde pequeno até poder hoje dar aulas ou entrevistas com alguma desenvoltura.

Tenho certeza que seu livro e blog ainda ajudarão muita gente.

Desejo a você que mantenha para sempre essa postura curiosa e combativa diante dos desafios que vida impuser. Torço igualmente pelo sucesso do seu livro bem como aguardo mais dos seus textos e relatos, especialmente em relação ao seu IC recém ativado.”

** O relato acima foi enviado pelo Dr. Luciano Moreira em 01/12/2013 e publicado originalmente na mesma data. Foi através desta mensagem que conheci o Luciano que, um ano depois, veio a se tornar…meu marido!

ONDE ENCONTRAR MÉDICO OTORRINO ESPECIALISTA EM SURDEZ?

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva da América Latina. São 21 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva e pedir indicações de confiança de profissionais de saúde, sejam otorrinos ou fonoaudiólogos.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • […] médico otorrinolaringologista com experiência em cirurgia do ouvido e surdez é a pessoa indicada para diagnosticar e conduzir o […]

    Reply
  • Romeu Friedlaender Jr
    02/12/2013 at 09:29

    Ótimos comentários para ressaltar ainda mais a importância deste livro, mas um dos principais foi: “Sim, mesmo os que não têm uma deficiência sensorial têm outras deficiências”, mostrando que ninguém é perfeito e sempre tem algum ensinamento da Paula no livro que serve para todo mundo.

    Reply

Leave a Reply