O ginkgo biloba é o suplemento mais comumente utilizado para “tratar” o zumbido no ouvido, embora isso não faça o menor sentido cientificamente falando. Os principais ingredientes ativos do ginko biloba são flavonoides e terpenoides. A “teoria” da bilionária indústria dos suplementos encapsulados e em gotinhas diz que os benefícios associados ao ginkgo biloba teriam a capacidade de reduzir o zumbido ao diminuir os danos causados pelos radicais livres e aumentar o fluxo sanguíneo para o ouvido interno.
No entanto, foi concluído que não há benefício no uso de ginkgo biloba em comparação ao placebo para “tratar” zumbido no ouvido.
O ginkgo biloba não é apenas inútil para “tratar” o zumbido, mas pode ser perigoso para quem toma medicamentos anticoagulantes, já que ele inibe a função das plaquetas sanguíneas, o que pode levar a outras condições graves de saúde ou até à morte.
Que diabos é esse zumbido?
A cóclea, seu órgão da audição, abriga células ciliadas delicadas que se movem em resposta às vibrações sonoras. Quando essas células ciliadas são danificadas, certos sons não conseguem chegar ao cérebro. Esse dano faz com que elas enviem sinais incorretos ao cérebro, indicando que um som está sendo ouvido, mesmo quando ele não está presente. É o famoso “som fantasma” que só você, ou melhor, o seu cérebro, ouve.
Ginko biloba e anticoagulantes
O ginkgo biloba é perigoso para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes porque ele também interfere na coagulação do sangue. O ginkgo biloba tem um efeito inibidor sobre a função das plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação sanguínea. Os anticoagulantes, por sua vez, já agem para diminuir a capacidade do sangue de coagular, a fim de prevenir coágulos que possam causar tromboses, derrames ou outros problemas graves.
Quando uma pessoa que está tomando anticoagulantes usa ginkgo biloba, o risco de sangramentos aumenta significativamente, pois o efeito combinado dos dois pode dificultar ainda mais a coagulação. Isso pode levar a hemorragias graves, tanto internas quanto externas, e em casos mais sérios, pode resultar em complicações que ameaçam a vida, como hemorragias cerebrais. Por isso, é perigosíssimo combinar ginkgo biloba com esses tipos de medicamentos.
DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.
Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: A Comunidade que vai transformar a sua jornada da surdez
A surdez não precisa ser um caminho solitário nem assustador! Faça parte do Clube dos Surdos Que Ouvem e transforme sua experiência com apoio, informação e uma rede de amigos dos quatro cantos do Brasil. Junte-se a milhares de pessoas que compartilham sua jornada e descubra como viver com mais qualidade, autonomia e segurança.
Ao se tornar SÓCIO DO CLUBE, você terá acesso a Grupos exclusivos (grupos no Facebook eWhatsApp), descontos e conteúdos práticos sobre tudo o que você precisa saber
Com mais de 21.700 membros que são usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares participando, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e aprender com quem entende os desafios da perda auditiva. Encontre informações essenciais sobre direitos, aparelhos, médicos, fonoaudiólogos, implantes, concursos públicos e muito mais.
Por que se tornar SÓCIO DO CLUBE?
- Economize milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos com as dicas e recomendações de quem já passou por isso.
- Descubra como conseguir aparelhos de audição gratuitos pelo SUS e evite cair em golpes de produtos falsos
- Tenha acesso direto a especialistas e indicações de médicos e fonoaudiólogos de confiança
- Faça amigos, converse com pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes auditivas e que utilizam aparelhos para ouvir melhor
- Se você é pai ou mãe de uma criança com perda auditiva, conecte-se com centenas de famílias que se apoiam todos os dias em nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Como comprar APARELHO AUDITIVO com SEGURANÇA no Brasil
Aprenda como evitar os maiores erros na hora de comprar seu aparelho auditivo! Com mais de 43 anos convivendo com a surdez, eu criei uma série de aulas rápidas que vão te ajudar a economizar dinheiro e escolher o melhor aparelho auditivo. Descubra os segredos e piores práticas da indústria e esteja preparado para fazer as perguntas certas ao seu profissional de saúde.
Torne-se aluno agora e aprenda tudo o que você precisa para NÃO ERRAR na compra do seu aparelho de audição.
No Comments