Crônicas da Surdez Implante Coclear Zumbido

Zumbido no ouvido melhora após o implante coclear?

O zumbido no ouvido melhora após o implante coclear? Essa é uma pergunta que frequentemente escuto das pessoas que estão se decidindo pelo IC. Neste post conto toda a minha experiência de vida com o zumbido, que começou aos seis anos de idade e segue até hoje.

Tudo começou na infância. Meu zumbido sempre foi 24hs, 7 dias por semana, sem trégua. Na época em que eu me prestava para ignorar minha surdez, gostava de dizer que ela nem me incomodava, o que incomodava era o zumbido. Mentira, mas tudo bem. De qualquer modo, ela incomodava mesmo. Em alguns dias, parecia uma TV fora do ar, em outros, parecia uma britadeira. E como estava nos dois ouvidos, às vezes era TV de um lado e britadeira do outro.

Acontece que como o zumbido fez parte dos meus dias desde muito cedo, me acostumei com ele, que virou uma companhia. Lembro de um antigo colega de trabalho que um dia me confessou que sentia vontade de se matar após começar a ter zumbido, o que me soou muito louco e muito drástico.

Quando fiz meu primeiro implante coclear conheci um zumbido que achei que fosse me enlouquecer completamente. Em muitos dos 48 dias antes da ativação do implante, precisei tomar remédio para dormir. Chamei-o de zumbido serra elétrica, pois era essa a sensação que eu tinha.

Após a ativação, meu zumbido no ouvido direito começou a diminuir. Diminuiu muito. E com o passar do tempo diminuiu tanto, mas tanto, que o zumbido e a surdez do outro lado passaram a me irritar demais. Do lado direito, eu tinha vida, sons e um zumbido quase imperceptível. Do lado esquerdo, tinha um ouvido morto e um zumbido desagradável 24hs, que contrastava com tudo o que o direito me proporcionava.

Esse foi um dos motivos que me levaram a fazer o segundo implante coclear. Hoje, com quase cinco anos de ouvido biônico direito e dois anos de esquerdo, posso dizer que o zumbido ainda está lá quando tiro os IC’s para dormir, mas 80% mais fraco. Não me perturba e nem me incomoda mais, e na maioria dos dias sequer lembro que ele existe.

Para complementar esse relato, pedi que os membros do Grupo Crônicas da Surdez no Facebook contassem suas experiências com implante coclear e zumbido. Vejam!

Belline

Fiquei surdo há cinco anos, e com a surdez vieram zumbidos terríveis, parecia uma conferencia na apicultura. Mas tao logo coloquei o implante coclear unilateral, eles cessaram quase que por completo. Só tenho agora em caso de stress, mas são raríssimos, e passam logo…..

Maria

Eu tinha um zumbido desde pequena, que não me incomodava, pois não era alto e era controlável pelo meu pensamento e distração com hobbys. Ou seja, não o ouvia o dia inteiro, pois tinha botão On/Off. Era um apito prolongado, iiiiii. Após a ativação do implante coclear, nunca mais deu sinal de vida. Posso até tentar pensar no zumbido, não aparece. Antes do implante coclear, se eu pensasse no zumbido, ele aparecia.

Carla

Quando perdi o residual auditivo, o zumbido era constante. Tomava todo o meu tempo e de tanto que este zumbido me incomodava, eu me prendia a atenção sempre nele e pensando sempre o que fazer para diminuir. Nada adiantava! Quando dei entrada no IC, perguntava a muitas pessoas e ao meu médico se esse procedimento resolveria. Eles diziam que ajudaria, mas não Garantia se resolveria. E graças a Deus resolveu para mim!

Tati

No meu caso, melhorou bastante. Porém, ele ainda ocorre, principalmente quando o ouvido ainda está se adaptando a um mapa novo (nunca tive agudos na vida, e agora o ouvido e o cérebro estão apanhando um pouco)

Tiago

Tinha zumbido apenas no lado direito. Quando fiz o processo para me candidatar ao implante, eu fui aprovado para os dois ouvidos ao implante, sendo que decidi fazer apenas unilateral. Mas o ouvido esquerdo tem uma perda um pouquinho maior que o direito. Logicamente, o implante seria para o ouvido esquerdo para ter o ganho maior, mas pedi para colocar no ouvido direito por ter zumbido incessante, e a minha fono e otorrino aprovaram por ter ganho também em qualidade de vida além do ganho auditivo. Depois da cirurgia, o zumbido veio com tudo e com muita força, eu já estava ficando louco, mas no dia da ativação, além da felicidade de ouvir novos sons, o zumbido tinha ido embora na hora! Agora só sinto zumbido bem fraco quando vou dormir, que é a hora que fico sem o aparelho.

Ana Marlene

Perdi audição a 9 anos (progressiva)…tinha todos os tipos de zumbidos imagináveis. Há 3 meses que fiz o IC eles desapareceram. Uso IC no ouvido direito e aparelho auditivo no esquerdo.

Natasha

Os meus continuaram aqui e idênticos. Apenas nos primeiros dias depois da cirurgia ganhei uns novos, mas depois eles sumiram deixando os antigos sozinhos. Mas tanto os AASIs quanto os ICs me fazem esquecer deles, só lembro se parar para prestar atenção ou se for um dia ruim que fazem eles ficarem mais altos (choro, bebida, lugares muito barulhentos).

Clenilda

Melhorou muito se eu ficar muito tempo no silêncio ele me atacar e atrapalhar um pouco minha rotina leva um tempo pra sumir pra mascarar coloco o implante e uma música q me acalma vou relaxando esqueço do bendito zumbido.

Antonio

Sumiu a dupla zumbido e labirintite de minha vida.

Fernanda

Piorou e muito, tinha zumbidos antes do IC, mas não era a ponto de enlouquecer. O lado bom é que quando ligo o IC ele não aparece, mas quando desligo o inconveniente está lá para me irritar, rsrs!

Rafaela

faço 15 anos de implantada esse ano e não tinha zumbido até engravidar. O incômodo surgiu com 2 meses de gestação. A médica disse que são os hormônios da gestação que causam o zumbido. Perdi minha bebê com 21 semanas, infelizmente, mas os zumbidos continuam a aparecer, principalmente quando estou nervosa.

Eberson

Sim, quando perdi a audição os únicos sons q eu ouvia eram os zumbidos, até aprendi a controlar eles pra fazer um som maneiro, rsrsrs, mas depois que fiz o implante foi sumindo gradualmente e hoje já não tenho mais nada.

Regiane

Antes do IC eu não conhecia zumbido. No pós operatório ele apareceu e eu até chorei por não saber oque aquilo significava, logo pensei que fosse algum problema na parte interna. Após a ativação ele raramente aparece.

Bianca

Fiquei surda e dois meses depois implantei e trinta dias depois ativei. E eu só lembro de ter zumbidos apos a ativação do implante. Me incomoda muito. Parece uma cachoeira com apitos, tem dia que até choro.

Nadir

O meu piorou, nos primeiros meses do implante acordava chorando por não conseguir dormir, pois o zumbido era tão intenso que pensava que ia ficar louca. Hoje depois de 4 anos ainda tenho mas diminuiu.

Sandra

Sim. Nunca mais tive zumbido depois de implantada. Era horrível.

Nicola

Meus zumbidos vieram com a perda da audição e sumiram após ativação dos ICs!

 

9 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

4 Comentários

  • Graças a Deus,encontrei essa página. Fiz meu implante do lado direito no dia 02/06/18,confesso que já estava acreditando que tinha algo errado comigo,pq estou com uma mistura de ,ora serra elétrica,ora grilos “roqueiros”,um barulho horrível. Meu médico falou que após a ativação eles vão sumir.Bem agora me acalmei, vendo os relatos entendi que não sou a única. Obrigada.

  • Bom dia meu esposo tem problema de audição! Ele não aceita essa situação! Não sei mais o que fazer tem dia que ele tem vontade de se matar! Gostaria que você mim ajudasse porque não sei mais o que falar para ele aceitar esse problema Ele tem otosclerose!

  • olá boa noite. me chamo Rubens, tenho 42 anos e tenho perda auditiva bi-lateral severa nos dois ouvidos, uso aparelhos auditivos mas hoje eles atrapalham mais minha audição pois mistura tudo e não entendo o que se conversa, gostaria de saber se o IC é o indicado para o meu caso. grato…

  • Minha surdez ainda é moderada (pior nos agudos), mas os zumbidos são tão altos que mesmo se eu estiver na rua, no meio do trânsito, consigo ouvi-los nitidamente, é realmente terrível não ter um minuto de paz. Sinto minha audição se deteriorando: ouvir música que não conheço exige um grande esforço e assistir TV, principalmente as séries e filmes brasileiros, também não tem sido fácil, apesar de que as dubladas por terem um som mais limpo fica um pouco mais fácil. Obtive informações de o IC ser recomendado para casos de zumbido severo e acho que me enquadro nessa situação, agora fica a pergunta: será que compensa? Minha audição caiu muito em 2 anos, de perda nenhuma pra moderada, e junto com essa piora o zumbido só aumentou, já usei AASI (e ainda uso as vezes) mas eles não me ajudam a discriminar a fala, a única coisa que fazem é amplificar os sons, confundo ”roupa” com “louça”, “vaca” com “laka” e por aí vai… Tenho a esperança que se um dia conseguir me implantar a coisa melhore, mas também tenho receio de não resolver o problema do zumbido e ficar com uma audição ainda pior. Sei que essa é uma decisão muito particular, mas se puderem opinar sobre o meu caso agradeço. Obrigado a todos.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.