Com este guia para candidatos ao implante coclear, queremos chegar a você que é novo nesse mundo e quer dicas de como escolher qual aparelho se encaixa melhor com quem vai usá-lo (seja você, alguém de sua família ou amigos).
Para iniciarmos essa sua entrada a esse novo mundo, descrevemos a baixo quais as prioridades na hora da escolha do aparelho através de uma pirâmide de sustentabilidade. Além disso, criamos questionários com perguntas essenciais nesse processo de escolha.
Pirâmide de sustentabilidade
A nossa pirâmide tem 3 níveis, e começa pelo item mais importante – o implante coclear, seguido dos processadores de áudio e por último os acessórios. Vamos a explicação desses itens:
Implante Coclear
O Sistema de Implante Coclear é composto de dois componentes, a parte interna que chamaremos de implante coclear e a parte externa chamada de Processador de Áudio.
A parte interna é inserida cirurgicamente em um procedimento delicado, assim, cuidados deverão ser tomados para segurança dos usuários. Visando isso, o implante coclear deverá ter uma boa durabilidade e desenho robusto, visto que será um sistema usado por décadas.
Como podemos ver na pirâmide abaixo, ele é a base sustentadora desse sistema e deve conter características importantes para uma estimulação auditiva de alta qualidade.
Essas características são: os tipos de eletrodos, como eletrodos de feixe longo e de preservação auditiva; a velocidade que o implante consegue trabalhar, e que também irá interferir no desempenho auditivo; a possibilidade de fazer ressonância magnética sem novos procedimentos cirúrgicos; e a capacidade de fornecer um bom rendimento de bateria, com custo benefício acessível aos usuários.
Processadores de Áudio
O Processador de Áudio é o componente externo responsável por decodificar todos os sons externos para envio ao implante coclear. Ele deverá ter tecnologia de ponta, mas ao mesmo tempo ser fácil e confortável de usar e conter vida útil de bateria compatível à rotina do usuário. Tais aspectos são importantes, e é por isso que este dispositivo ocupa a segunda posição da pirâmide. Os processadores poderão ser atualizados de tempos em tempos com a mais recente tecnologia, otimizando a percepção dos sons.
Acessórios do implante coclear
No topo da pirâmide estão os acessórios, tais dispositivos não são imprescindíveis para o sucesso com o implante coclear, mas dão um suporte adicional, dependendo das necessidades de cada usuário e do estilo de vida de cada um.
Os acessórios podem ser adquiridos e também trocados eventualmente, caso a marca escolhida lhe ofereça essa flexibilidade. Capas coloridas, acessórios para auxiliar na fixação do implante, capas à prova de água, adesivos coloridos e bandanas para prática de esporte mudam de acordo com o modelo do processador de áudio.
Quanto às formas de conectividade para escutar melhor a música e fala em ambientes barulhentos, pode-se usar a conexão via Bluetooth, Telecoil e também via cabo de áudio. Vale lembrar que esses dispositivos de conectividade poderão ser utilizado depois de um período de adaptação ao implante coclear, que pode levar até 1 ano para começar o uso e sentir o benefício que eles poderão proporcionar.
Esta lista a seguir deve servir de guia para ajudá-lo a escolher o sistema de implante coclear
- Você valoriza uma experiência de escuta natural?
- As conversas devem ser compreendidas mesmo em ambientes ruidosos?
- Deseja aproveitar ao máximo as suas experiências auditivas?
- A música desempenha um papel importante em sua vida?
- Você se preocupa com a durabilidade do implante coclear?
- Uma cirurgia atraumática e segura é importante para você?
- Você está disposto a investir no seu processo de reabilitação mesmo depois de implantado?
- Você tem consciência sobre a pirâmide demonstrada acima?
- Você está procurando por conforto e praticidade?
- Você se preocupa em ter bom contato com a assistência técnica, além de receber um serviço de qualidade?
Depois que você analisou o que é realmente importante, nós preparamos perguntas para você fazer aos profissionais que estão te acompanhando e assim fazer a melhor escolha do seu Implante Coclear:
Perguntas ao cirurgião:
- Qual tipo de implante é mais indicado para mim?
- O implante estimulará todas as frequências de fala?
- O implante é delicado para preservar as estruturas do meu ouvido?
- Quais tipos de ressonância magnética eu poderei fazer?
- O implante escolhido tem boa durabilidade?
- Quais restrições eu terei após a cirurgia?
Perguntas para o seu fonoaudiólogo:
- Qual é a marca que fornece a melhor qualidade sonora, melhor compreensão de música e melhor performance em ambientes ruidosos?
- O processador de áudio possui controle automático?
- Qual é a durabilidade das baterias?
- As baterias mantem a mesma durabilidade independentemente da programação ou ruído ambiental?
- Qual é o valor das baterias?
- Existem diferentes formas de adaptação? (processador retroauricular, processador de peça única, adaptações na roupa para as crianças e prática de esporte)
- Existem acessórios para atividades aquáticas e para melhorar a fixação do processador? (waterwear, bandana para Rondo e Sonnet)
- Em quanto tempo os pacientes conseguem utilizar os acessórios de conectividade?
- Os acessórios de conectividade são realmente imprescindíveis para um usuário de implante coclear entender a fala?
- Qual é o custo da manutenção do processador de áudio e dos acessórios?
- Existe assistência técnica no Brasil?
- A marca escolhida oferece materiais de reabilitação para crianças e adultos?
Muitas vezes as propagandas bonitas sobre os acessórios e os sistemas de conectividades podem te deixar confuso e tendencioso.
Baseado nisso, a MED-EL desenvolveu esse guia para que você entenda que o implante coclear é composto por dois sistemas (interno e externo) muito importantes.
O componente interno necessita ter características avançadas para que todo o sinal enviado pelo componente externo, o processador de áudio, possa ser enviado para o seu ouvido sem perder a qualidade, ou seja, ele é a parte mais importante do Sistema de Implante Coclear, como mostra a pirâmide de sustentabilidade no início do texto.
Aqui com você
Entendemos que muitas perguntas surgirão à medida que você avance na sua jornada da escolha do implante coclear. Nós da MED-EL ficaremos felizes em responder qualquer dúvida que você tenha. Com um cuidado e suporte dedicado, nós estamos aqui para todos os seus passos desse caminho. Entre em contato conosco hoje – esperamos receber a sua opinião e dúvidas.
Estamos com você
Com certeza você terá mais perguntas à medida em que avança na sua jornada da escolha do implante coclear. Nós ficaremos felizes em responder quaisquer dúvidas que você tenha. Com uma equipe de suporte cuidadosa e dedicada, estamos aqui para ajudar com todos os seus passos neste caminho. Entre em contato conosco hoje – esperamos receber a sua opinião e dúvidas.
**Post escrito pela equipe Med-El
Grupo SURDOS QUE OUVEM
Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?
Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste link você encontra os seguintes livros:
- Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
- Crônicas da Surdez: Implante Coclear
- Saia do Armário da Surdez
4 Comments
SANDRA REGINA REZENDE FERNANDES ROSANE
23/08/2018 at 1:32 amSou usuária de ic lado há 1 anos e oito meses no lado direito e quero implantar no lado esquerdo.
Como lidar com a deficiência auditiva: o aspecto emocional
02/07/2018 at 7:15 pm[…] tarde. No meu caso, ele chegou com sucessivos acontecimentos que me levaram a pensar a respeito do implante coclear. Afinal, o que eu ainda tinha para perder? Vivia no fundo do poço da surdez aos 31 anos, presa no […]
Diagnóstico de surdez: qual a melhor abordagem?
04/05/2018 at 8:05 pm[…] Você tem duas opções: voltar para casa e fingir que não esteve aqui ou sair daqui e procurar reabilitação auditiva. Se você optar pela primeira, lamento dizer que sua vida ficará cada vez mais difícil. Você vai […]
Daniel Born Costa
28/03/2018 at 10:14 pmPrezadíssima Paula
Utilizo aparelhos auditivos a 10 anos. O que sempre falo ás pessoas que tem dúvidas a respeito, que os aparelhos me fizeram retornar ao “mundo normal”. Os aparelhos começaram a fazer parte de minha vida de uma forma muito legal. Minha esposa achou muito engraçado,porque na primeira discussão, coisas normais entre casais, ela falou mais alto um pouquinho e no mesmo momento retirei os dois aparelhos e fiquei olhando para ela com cara de quem não estava entendendo nada, Acabou rindo e a discussão acabou ali. Foi muito legal. Mas quero te parabenizar mais uma vez pelo blog, pelo fato principal do quanto você esta ajudando as pessoas a se conscientizarem da importância do “ouvir”, Continue desta forma legal. O seu cantinho no céu está reservado, pode ter certeza. SUPER PARABÉNS.