“Meu nome é Valério e sou marido da Esther. Eu e a Esther estamos juntos há 22 anos, quase 21 de casados. Quando nos conhecemos, ela não tinha deficiência auditiva. Mas trabalhava com surdos, cursava Educação Especial. Com o passar dos anos, ela passou a ter dificuldade para falar ao telefone, o som e a televisão sempre num volume cada vez mais alto. Sinal de alerta! Procurou profissionais especializados e veio o diagnóstico da perda auditiva progressiva e “vai ter que fazer uso de aparelhos”.
Começou num ouvido, depois, no outro. Daí em diante, fomos aprendendo a lidar com a deficiência. Como ela já sabia Libras, fiz um curso também e, alguma coisa, aprendi. Nossa família se comunica oralmente, na maior parte do tempo.
Quando tenho algo importante para falar, tenho que chamar a atenção dela com um toque no ombro, na mão, no rosto, senão, pode passar despercebido. Já orientamos nossos filhos quanto a isso. Quando ela está sem aparelhos, daí mesmo que não tem jeito! Não escuta praticamente nada! Evitamos lugares com muito tumulto e várias pessoas falando ao mesmo tempo, porque fica cansada. Se temos que ir, ela faz leitura labial e usamos sinais para a comunicação. A gente se entende bem e se diverte.
Como tudo aconteceu aos poucos, não há grandes problemas. Exceto a música no último volume…ela adora cantar e dançar! 🙂
Eu faço muitas brincadeiras com ela, falando baixinho, só pra ela me olhar desconfiada. Faço muitas piadas assim com nossos filhos. Pode parecer sem graça ou de mau gosto, mas a Esther sempre ri disso. Ela diz que os ouvintes falam demais, que não entender ou poder desligar o aparelho é uma vantagem.
Tem situações que a deixam intimidada, como ir ao banco, porque pela acústica, fica difícil escutar. Ou lugares que tenham vidro na frente do atendente. Procuro acompanhá-la nessas situações sempre que posso. Pela surdez, ela deixou de assistir televisão. São raríssimas vezes que assistimos TV juntos. Ela joga vôlei e é treinadora, o ginásio também é complicado, mas sempre se sai bem. Faz treinamento auditivo cantando, é bem interessante. Quando tem ajuste dos aparelhos auditivos, ela gosta que eu vá junto para regular conforme a minha voz.
A Esther vem tirando de letra a deficiência auditiva.
Valério Teixeira de Souza”
Continue lendo nesta categoria
Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva
- Como o IMPLANTE COCLEAR em idosos MUDA VIDAS
- MEU MARIDO NÃO ESCUTA: a surdez no CASAMENTO
- Como vencer a VERGONHA da DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- As maiores DORES da PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- A SURDEZ e o PRECONCEITO no local de trabalho: 20 relatos
- Viajar pelo mundo com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- As MÃES de crianças com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- 5 conselhos para MÃE de um FILHO SURDO
- SURDEZ NEUROSENSORIAL: causas, sintomas, tratamento e CURA?
- As Alegrias e tristezas da SURDEZ
- Sobre as TRISTEZAS e DIFICULDADES da SURDEZ
- Depoimento de OTOSCLEROSE: Crônicas da Surdez
- Aqueduto Vestibular Alargado e Surdez Progressiva: a história da LAURA
- A SURDEZ é única como uma IMPRESSÃO DIGITAL
- SURDEZ E DIABETES: relato de estudante de Medicina surda
- Os Comportamentos Clássicos de quem tem SURDEZ
- A maior privação causada pela SURDEZ: a conexão humana
- Gravidez e SURDEZ: a coragem de ser mãe sendo SURDA
- As 3 dicas de OURO sobre VAGAS PARA PCD em 2026
- Como é ser uma PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Deficiência Auditiva
- CLUBE dos SURDOS QUE OUVEM: faça amigos SURDOS
- 10 Dicas de COMO ESTIMULAR A CRIANÇA SURDA EM CASA
- Como eu me organizo para VIAJAR com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- FREMEC e Deficiência Auditiva: novidades em 2026
- Como Fazer Carteirinha de PCD Online: O RG de PCD no Brasil
- Como é NAMORAR uma pessoa com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- MEU MARIDO NÃO ESCUTA: a surdez no CASAMENTO
- O que é OTOSCLEROSE e e como tratar: diagnóstico e TRATAMENTOS
- Como escolher um OTORRINO ESPECIALISTA EM SURDEZ em 2026
- Quem tem SURDEZ UNILATERAL é considerado PCD em 2026?
- Guia da DEFICIÊNCIA AUDITIVA: CID, direitos e injustiças em 2026
- Como lidar com o aspecto emocional da DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- Os Desafios da Surdez Unilateral explicados por quem convive com ela
- A SURDEZ e o PRECONCEITO no local de trabalho: 20 relatos
- Surdez na Velhice: A audição é FUNDAMENTAL em qualquer idade
- Benefícios do INSS para Deficiência Auditiva em 2026
- Qual o MELHOR aparelho auditivo para PERDA PROFUNDA? Os preços em 2026
- Viajar pelo mundo com DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- Os TIPOS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA em 2026
- Atitudes que MAGOAM a Pessoa com Deficiência Auditiva