Vamos conhecer mais um pouco sobre o sistema de condução óssea e suas aplicações? O implante de condução óssea também é conhecido como PAAO, prótese auditiva ancorada no osso, ou seja, é um aparelho auditivo que fica preso no osso do crânio.
Como funciona o sistema de condução óssea?
- O processador de fala (aparelho) captura o som.
- O aparelho converterá o som em vibração, ou seja, o aparelho vibra. O osso, onde foi instalado o sistema de ancoragem do aparelho, irá absorver a vibração emitida pelo aparelho.
- Por meio da vibração, o som será conduzido pelo osso do crânio até o ouvido interno, chegando até a cóclea (que é o caracolzinho da imagem acima).
- A cóclea irá receber o som por meio da vibração e converterá em estímulos auditivos, permitindo que a pessoa ouça.
Quem se beneficia com o implante de condução óssea?
- Malformações da orelha externa e média (Microtia)
- Surdez condutiva com dificuldade de adaptar AASI
- Surdez neurossensorial profunda unilateral
Como funciona na surdez unilateral?
Os surdos unilaterais possuem um ouvido com perda profunda, e outro ouvido com audição normal. O aparelho de condução óssea é colocado no lado com perda auditiva, e conduz o som por vibração óssea até o outro ouvido, que irá ouvir e trabalhar por dois. É uma ferramenta para eliminar efeito sombra do lado surdo.
Para ouvir com o aparelho de condução óssea, é necessário ter cóclea em bom funcionamento, por isso no caso da surdez unilateral a pessoa não vai ouvir do lado implantado, mas no lado oposto.
Esta tecnologia auditiva é uma opção ao sistema CROSS de AASI, que também leva o som para o ouvido bom.
IMPLANTE PERCUTÂNEO
Este tipo de implante percutâneo utiliza um pino instalado superficialmente na região óssea atrás da orelha, instalado em uma micro cirurgia (não envolve abertura do ouvido). O pino osteoancorado serve para absorver melhor a vibração do aparelho e assim ter melhor qualidade do som.
Modelo: BAHA (Bone Anchored Hearind Aids)
Marca: Cochlear
Modelo: Ponto
Marca: Oticon Medical
IMPLANTE TRANSCUTÂNEO
O implante transcutâneo consiste em implante de imã ou chip com vibrador ósseo por baixo da pele e os processadores externos se conectam por sobre uma pela intacta, com ímãs semelhantes aos do Implante Coclear.
Modelo: BAHA Attract
Marca: Cochlear
No caso do modelo BAHA Attract, o invés de um pino (BAHA Connect), implanta-se um imã por baixo da pele.
Modelo: Osia
Marca: Cochlear
Modelo: Bonebridge
Marca: MED-EL
Para quem não pode implantar ou não deseja realizar o implante:
A idade mínima para realização do implante é de 5 anos de idade, em função da falta de amadurecimento ósseo do crânio (em crianças, o osso ainda é muito fino para segurar o implante). Por isso as crianças menores devem usar arcos ou faixas com os aparelhos acoplados no acessório. Os mesmos acessórios também podem ser usados pelos adultos que não desejam realizar a cirurgia de implante.
BAHA – Cochlear
Ponto – Oticon Medical
AdHear – MED-EL
A prótese é colada através de um adesivo atrás da orelha.
Qual desses aparelhos de condução óssea é melhor para mim?
Cada aparelho de condução óssea tem suas particularidades, como potência, por exemplo. O otorrinolaringologista especializado em surdez e sua equipe irão indicar os modelos adequados para o seu caso.
A vantagem do implante de condução óssea é que o paciente pode testar – diferente do implante coclear. Ao analisar a qualidade do som, o paciente pode decidir com qual se sente mais confortável e qual possui a melhor qualidade sonora, no seu caso.
Post escrito com a colaboração de Maria de Menicucci
No Comments