Menu
Crônicas da Surdez / Deficiência Auditiva

Desvantagem chata da surdez nos relacionamentos amorosos

ehatsapp

 

Que me desculpem os conformados, mas não há desvantagem mais ‘desmoralizante’ do que não falar ao telefone. Em termos de relacionamentos amorosos, claro. Nisso a surdez é uma safada, cretina, sem vergonha. Qualquer mísero sinal de desconfiança, de anteninhas levantadas, de sobrancelhas arqueadas – de DÚVIDA – a pessoa que ouve saca o telefone e pimba. Com uma ligação mata a charada, pega no pulo, elucida a mentira. Pelo tom da voz já dá pra saber se estamos sendo feitos de palhaços; basta um telefonema não atendido para sacar a maldade. Enfim, feliz de quem pode usar essa arma a seu favor, pois um telefone tocando não é algo que se possa ignorar assim, sem mais nem menos.

E quem não ouve a voz no outro lado da linha, comofaz? Se vira nos trinta com WhatsApp e SMS. São raras, muito raras, as boas almas que respondem a jato. Aliás, fatos da vida, respeite uma pessoa que responde suas mensagens em meia hora, mas ame profundamente aquelas que respondem em um minuto. Essas, valem ouro. Me digam como é possível quebrar o pau, fechar um barraco e soltar fogo pelas ventas…digitando. Não dá. Infelizmente a situação em que mais estamos em desvantagem é essa. Como diria Chapolin Sincero

chap1 chap2

Você ali, ao lado da pessoa, o telefone dela toca e ela atende, fala com a maior educação do planeta, perde bons dez minutos na linha, diz aí, meu bem, fala que eu te escuto. E um espírito maligno se apodera do seu corpo enquanto você matuta em silêncio ‘pra responder um SMS são três horas, pra falar com qualquer um no telefone basta tocar’. Chato! Muito chato. Irritante, pra dizer o mínimo. Porque os ouvintes são assim? Na minha cabeça – e por favor corrijam-se se eu estiver errada – a regra básica de educação e consideração quando você se relaciona com alguém que não ouve é fazer o The Flash e responder tudo no ato. Não acho que seja pedir demais. Pelo contrário. Dá pra perdoar mil defeitos, mas não dá pra tolerar gente que demora pra responder. Hoje em dia todo mundo anda com o celular colado na cara, todo mundo checa o bichinho dez mil vezes por dia. Não responde quem não quer, ou quem tá fazendo o que não devia…

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

36 Comments

  • tatiane salgado
    29/04/2014 at 1:40 pm

    olá galera, eu ainda escuto quando o aparelho é bom do lado direito , apenas do ouvido direito, mais só uso o telefone quando é mesmo indispensável, agora pensa em um ser que nunca atende telefone, torpedo , wats nem conhece esse ser é meu marido , rs e não é por maldade não ele não se liga nessas coisas o cel ele usa como despertador e quando preciso falar com ele , eu mando milhões de mensagens e quando ele vê depois de horas dai ele me retorna , depois disso já nem lembro o que queria dizer naquele momento, sou surda oralizada, uso apenas um aparelho do lado direito onde perdi quase 60% da audição já pois minha perca é progressiva do lado esquerdo não uso , mais sou surda total, porém tirei o timpano e ainda não sei que tipo de aparelho irei colocar, porém nossa comunicação , é ótima, mesmo ele não sabendo desfrutar das belezas da tecnologias rs.

    Reply
  • Mariana Solano dos Santos
    07/11/2013 at 10:30 am

    Hum…. Ta brincando comigo? Tenho 13 anos e meu pai ta sempre dirigindo, e me responde rapidamente! Talvez q o seu caminho seja mais movimentado, eh só responder quando o semaforo dar no vermelho!

    Reply
  • CARLA BIANCHI
    08/05/2013 at 6:22 pm

    Eu li a reportagem acima , não sou D.A mas tenho uma filha de 08 anos . Realmente o telefone é um problema , mas usamos o sistema “viva voz” para que ela possa entender.
    Quanto as mensagens para serem “enviadas” não concordo que termos que reponder imediatamente , nem sempre conseguimos responder na mesma hora , pois tem horas que estamos dirigindo…ocupada etc…Acredito que temos que dar um tempo p/ as respostas.
    Vou ensinar a minha filha não impor esse tempo de resposta pois é ruim p/ quem responde e p/ quer recebe. Abraços.

    Reply
  • Greize
    06/05/2013 at 6:23 pm

    Jamile respondeu acima,o que eu penso.Concordo em tudo.
    Qto a relacionamentos amorosos qdo a pessoa quer trair , pode ter os dois ouvidos super sônicos, nada impede.
    Chato mesmo é não poder ligar para um banco, cartão, pedir algo ou bater papo.Ai que saudade…rs

    Reply
  • Jamile
    06/05/2013 at 2:48 pm

    Que temos desvantagens em relação a falar ao telefone, é pura verdade. Mas quanto às mensagens, acho que depende de cada um, surdo ou ouvinte. Tenho uma amiga ouvinte que odeia telefone. Certa vez postei no FB um recado lembrando a todos que sou deficiente, para não me ligarem e a danada pegou uma carona: “eu não sou DA mas não me liguem também!!!”

    Minha opinião é a seguinte: existem basicamente 2 tipos de pessoas que não nos respondem com a rapidez com que gostaríamos. A primeira é aquela que simplesmente não entende como isso é importante para nós. Não fazem idéia que apesar da preguiça, da dificuldade de digitar, de estarem ocupadas, de esquecerem, ou até de simplesmente não gostarem de mensagem, elas apenas não se colocam no nosso lugar e não percebem a angústia que isso causa. Seja por ingenuidade, por falta de noção… Nunca por maldade ou intencionalmente. Eu, por exemplo, respondo exatamente “the flash” para todos, porque estando na situação que estou, penso “e se fosse o contrário??” Gostaria que me respondessem rápido também!!! Então exceto se eu realmente não puder fazê-lo naquele momento, minha resposta é instantânea. Meus amigos brincam que eu respondo antes mesmo de eles terminarem de enviar. A essas pessoas, coitadas, temos que dar o nosso toque… Poxa, fulano, não me deixa no vácuo! Larga de ser preguiçoso!! Ou então simplesmente aceitar que elas não irão nos responder e deixar pra lá. Tenho um outro amigo que demora tanto, mas tanto para me responder que a resposta já não faz nenhum sentido mais. “Hã?? Do que você está falando…??”

    Agora, existe também o segundo tipo de pessoa que não responde. Aquela que não está interessada. Infelizmente, elas existem, e o azar é delas. Eu costumava reparar isso observando os relacionamentos das pessoas. Não somente amoroso, como de amizade, familiar, etc. As pessoas são movidas pelos seus interesses. Quando alguém está genuinamente interessado em outra pessoa, ela move montanhas. Falando por mim, eu, por exemplo, que sou sonolenta e não passo de meia noite sem abandonar tudo para ir dormir, quantas vezes não esqueci o que era dormir e passei madrugadas acordadas em excelente companhia de amigos/namorados, na rua? Em uma situação cotidiana eu simplesmente ignoraria qualquer convite para sair após a meia-noite. Quando estamos genuinamente interessados, ao receber uma mensagem queremos imediatamente respondê-la. Quando não tem muita importância para nós – e não estamos incluídos no primeiro grupo ali de cima, os “lerdos” – acontece exatamente isso. Vamos deixando, deixando pra depois, ignoramos, e então esquecemos e sequer respondemos…

    Reply
    • Greize
      06/05/2013 at 6:24 pm

      Concordo em tudo com você, Jamile 😉

      Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:27 pm

      Concordo 100% com a ultima parte. É uma questão de INTERESSE, definitivamente…

      Reply
  • Viviane
    06/05/2013 at 12:22 pm

    Olá pessoal.
    Falar ao telefone é horrivel mesmo. Uso aparelho nos dois ouvidos e tenho muita dificuldade de ouvir certos tons de voz. O pior é que no trabalho preciso colocar no viva-voz. Isso é muito chato, por mais que sejam assuntos relacionados ao trabalho…

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:27 pm

      Vivi, se te incomoda falar ao telefone no trabalho, fala com teu chefe e te livra disso!
      bjo

      Reply
  • Silvia
    06/05/2013 at 10:18 am

    E sobre os sms… grazadels a maioria dos meus amigos ouvinte tem paciência com isso =) Se for urgente, eu peço para alguem ligar. Mas como vc disse, em se tratando de relacionamentos amorosos, o panorama é outro… Meu ex tinha uma santa paciencia ao telefone comigo e foi a pessoa com quem mais conversei ao telefone, de ficar horas mesmo, pois morávamos em cidades diferentes, pena que o namoro durou pouco, não éramos compatíveis… Ainda ontem conversando com uma amiga falei que preciso vencer esse medo do telefone… pois eu consigo, a depender da ligação e da voz da pessoa, claro!

    Reply
  • Silvia
    06/05/2013 at 10:14 am

    Realmente, Paula, certas situações são irritantes… Agora meu caso é assim, sou bem oralizada, amigos sabem que ouço razoavelmente bem com IC, que estou aprendendo inglês e blablabla. Resultado, às vezes acontece de alguem me ligar. E o problema nem é com a pessoa e sim comigo: eu me apavoro, tenho medo que seja urgente, tenho medo de não entender… pra tu ter idéia, outro dia eu na rua e de repente um amigo liga, como eu tinha deixado recado no face dele, logo vi no identificador e imaginei que fosse resposta à minha mensagem. Eu estava na rua, perto de casa, avenida movimentadíssima… atendi no ato já preparada para dizer “quando chegar em casa, falamos” e ele logo foi falando e falando, e eu ENTENDI TUDO. Fiquei pasma, a voz dele é ótima!!! bem alta e clara e grave hummmm… Mas boba como sou, no medo de que no proximo instante eu não entendesse alguma coisa, logo falei: espera que chego em casa e retorno. Qdo cheguei em casa, passei o tel para meu irmão. Nem é preciso dizer que me arrependo disso. Ou seja, percebo que eu preciso confiar mais na paciência alheia!!! E nao foi a primeira vez que aconteceu… mas o medo que seja uma emergencia e a pessoa ligue de repente, e eu fique perguntando o que? o que? … oh, céus!!! Acho que vou pedir para meu amigo ligar de novo só pra eu ouvir aquela voz pelo telefone 😛

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:30 pm

      Silvia,
      Eu tenho panico, pavor, chilique de telefone.
      Acho que se fizesse um esforço sobrenatural eu até poderia mas…nao quero!
      Talvez quando fizer um Ic bilateral pinte a vontade, por enquanto, ta no nivel tortura chinesa pra mim.
      beijos

      Reply
  • Graziela
    06/05/2013 at 9:02 am

    Adorei gente!! É bem verdade, puxa vida!!
    Hoje só me relaciono quem eu vejo que se importa comigo e me responde no ato.

    Parabéns!!!

    Reply
  • michele vargas
    06/05/2013 at 1:21 am

    A ultima vez que demorei para te responder foi porque estava dando aula. Não me odeie… Bjo parabéns

    Reply
    • Rodrigo Nunes Panceri
      06/05/2013 at 11:28 pm

      Da última vez que eu demorei pra te responder no WhatsApp foi quando eu… OH, WAIT! Tu nunca me mandou mensagem.

      #xatiado

      Reply
      • Rodrigo Nunes Panceri
        06/05/2013 at 11:29 pm

        Em tempo: este comentário foi pra Paula!
        =P

        (detesto herrar desse jeito)

        Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:30 pm

      Estou com saudades e vaaaamos terminar os exames mulher!
      beijos

      Reply
  • Pri
    05/05/2013 at 10:57 pm

    Concordo em tudo. Acho uma falta de educação a demora e muitos nem respondem. Se mandamos é pq precisamos ou nos importamos. Não custa a pessoa ser mais simpática e responder. É questão de falta de altruismo. AI se nós fizermos isso com eles. Infelizmente a vida é cheia de.mistérios. um beijooo pessoal.

    Reply
  • andrea della colleta
    05/05/2013 at 10:12 pm

    Concordo inteiramente com você! eu por exemplo, a maioria dos telefones eu ouço o som deles tocando(nem todos), mas dá até um frio de atender! sabe por que? tem gente que fala tão baixo ou tão inarticulado(Pra dentro mesmo rrrss!) que ouço a voz , mas não entendo, já passei quase situação…algumas hilárias outras nem tanto! mas , se tem alguém ao meu lado, tiro de letra, peço licença e peço ao meu acompanhante para ouvir e responder o telefonema, sem problemas, não tento mesmo me fazer de super, afinal as pessoas se espantam, mas tenho perda profunda e irreversível bilateral, então vou me virando e bem, agora quanto aos SMS e outros meios escritos de comunicação, acho muuito chato quem demora pra responder, afinal o povo vive grudado os celulares.. a propósito ainda estou na era jurássica, uso um celular mega simples, sem internet aaahh e ai corro para o computador mesmo… mas vou dar um salto, estou ensaiando, acredite ou não odeio quando as pessoas (que sabem da minha deficiência) insistem em bater altos papos ligando de lugares barulhentos, para mim, dureza…)outra coisa, troquei recentemente de aparelho, o meu era o mais novo analógico, portanto ultrapassado, ai testei e provei vários tidos como de últimissima geração digital com tecnologia blá blá… acreditem para o meu caso, principalmente ao telefone, um pior que o outro… pior ainda! não fabricam mais aparelhos analógicos, estou seriamente preocupada!!!um abraço e vamos trocando comentários. Por favor você pode publicar os meus escritos? gostaria de entrar em contato com o povo todo> bj Andréa

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:31 pm

      Não fabricam mais os analógicos mesmo. Mas te digo que a adaptação com os digitais é só questão de tempo.
      bjos

      Reply
  • Lara
    05/05/2013 at 9:17 pm

    Paulinha, me desculpe, mas não só ouvintes que demoram de responder. Surdos tb demoram séculos, inclusive eu! Se for uma chamada de emergencia, eles antendem logo, é a mesma coisa pela mensagem via whatsapp ou torpedo. Se for outra coisa que não seja urgente, eu demoro pq estou ocupada ou estou com amigos. Estou começando a entender a comunidade surda direitinho e eeles reclamam de ficar o celular na mão o tempo todo mexendo face, whatsapp, instagram, etc; e eles estão certos, pq temos que dividir o tempo. Se vc quer ver amigos, não use celular ou use pra em caso de emergencia! Vários surdos não falam pelo cel assim como vc, eles demoram de responder ou responde a depender da situação. Peço que vc seja paciente em relação a isso. Acho que demorar de responder n significa que seja má educação…! Depende da pessoa!

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:32 pm

      Depende da pessoa mesmo Lara, eu me acostumei com pessoas que respondem a jato e tenho chilique com quem não faz isso.
      Rsrsrsrsrs
      beijos!

      Reply
  • Ana Cristina Claro
    05/05/2013 at 9:04 pm

    E tenho pouquinhas amigas verdadeiras que já me respondem num segundo. E fico feliz!

    Reply
  • Ana Cristina Claro
    05/05/2013 at 9:02 pm

    Ihh… já aconteceu comigo varias vezes, muitas pessoas não me respondem que estou aguardando o tempo todo no WhatsApp e SMS, e mando de novo de mil vezes, assim: “Cadê a sua resposta, hein?”
    Que irritante!
    Bela matéria Paula, parabéns!
    Beijos

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:32 pm

      Ana, eu ja faço o estilo ‘nao respondeu vai pra lista negra’ hahahaha nem pergunto o porque da falta de resposta de tanta raiva que fico.
      beijos!!!

      Reply
  • juliana
    05/05/2013 at 9:00 pm

    Hmm…será? é que digitar é mais trabalhoso e as vezes dá uma espécie de preguiça…rs

    Mas fiquei intrigada…eu utilizo os mesmos aparelhos que você (Pure carat) e tenho uma perda de quase 70% de audição e consigo falar e ouvir ao telefone, e antes quando utilizava um modelo intra auricular, era melhor ainda falar/ouvir ao telefone…

    mas não acho que não responder um SMS seja uma defeito, os homens se relacionam diferente de nós com esses pormenores…

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:33 pm

      Ju, eu até escuto no telefone, mas não entendo o que to escutando. Aí, complica.
      Beijos

      Reply
  • Marina
    05/05/2013 at 8:55 pm

    Paula!
    Concordo contigo! É uma situação extremamente chata, mas aquela pessoa que responde o mais rápido possível (tipo em segundos depois) é um milagre! 😉
    Beijos!

    Reply
  • Gabriela
    05/05/2013 at 8:48 pm

    Rsrsrsrs… Interessante a crônica de hoje, tem razão! Sou casada com um surdo e vejo como é a ansiedade em saber com quem e o que estou falando do outro lado da linha… Poso imaginar a angústia! Sou mesmo ” the flash ” para responder os torpedos… Tem que ser assim, né???

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      07/05/2013 at 5:34 pm

      Yes Gabi, seja sempre assim.
      beijos

      Reply
    • Pri
      05/06/2013 at 4:08 am

      Pois é… Eu tb faço questão de responder o mais rápido possível meu noivo… E me ponho no lugar dele… Me dói o coracao qdo vejo msg dele e eu, por algum motivo que me impossibilita, só vejo a mensagem um tempo depois… Peço mil desculpas pra ele e fico com vergonha…

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Marque a sua consulta na Clínica Sonora