Como usar aparelho auditivo melhora o zumbido? Se você entrar nos sites de lojas e vendedores de aparelhos auditivos, vai se deparar com inúmeros posts que dão a entender que o aparelho auditivo tem o poder de “melhorar” ou até mesmo “curar” o zumbido no ouvido. Entretanto, isso não é verdade. O zumbido é um som fantasma criado pelo cérebro humano para compensar a perda auditiva. 90% dos casos de zumbido no ouvido são SINTOMA de uma surdez neurosensosial – mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo tem algum grau de surdez, ou seja, é muita gente.
Como a surdez neurosensorial não tem cura e o zumbido é um sintoma dela em 90% dos casos, deduzimos logicamente que o zumbido causado pela surdez não tem cura. Porém, a narrativa da indústria da audição dá a entender que, se você comprar um aparelho auditivo “específico para zumbido”, seus problemas estão resolvidos. Quem não tem informação cai nesse papo. Vou te explicar melhor.
A surdez deveria ser encarada como uma urgência neurológica. Quando você tem perda auditiva, seu cérebro está pedindo socorro – e uma das formas dele pedir socorro é criando esse som fantasma para compensar a falta de sons que antes ele recebia naturalmente. Como o aparelho auditivo entra na história? Bem, você TEM que tratar a sua surdez e levar esse assunto muito a sério. Pensou surdez não tratada, pensou cérebro, aparecimento precoce de demências, prejuízos incalculáveis em todas as áreas da sua vida, especialmente a profissional e a familiar.
O aparelho auditivo devolve ao cérebro o acesso aos sons que ele não tem mais. Dessa forma, o cérebro tira o foco do zumbido e passa a focar nos novos sons que estão entrando. É isso que vai lhe dar a percepção de ‘melhora’ do zumbido. Essa percepção não é automática (quantos anos mesmo você ficou sem tratar sua perda auditiva?) e nem definitiva, quando você tira o aparelho de audição, o zumbido ainda está lá. Não é cura, não é melhora: é o cérebro focando em outros sons enquanto eles estão entrando através dos aparelhos auditivos, ok?
Explico isso para que você não só alinhe suas expectativas como também entenda que usar a desculpinha de “ah se não cura o zumbido não vou usar aparelho auditivo” é a pior coisa que você pode fazer se tem perda auditiva.
Quanto mais som REAL (aparelho auditivo), menos som FANTASMA (zumbido no ouvido).
Pra conversar com pessoas que usam aparelhos auditivos e convivem com o zumbido no ouvido, use os grupos de apoio do CLUBE dos Surdos Que Ouvem.
No Comments