Um novo prevê que o mercado para os “hearables (audíveis)” — fones de ouvido inteligentes e aparelhos auditivos de entrada — chegará a 80 bilhões de dólares em 2025.
Com aplicativos de streaming de áudio como o Spotify fazendo com que cresça rapidamente a aceitação de fones de ouvido conectados a smartphones, como os onipresentes AirPods da Apple, o mercado para os hearables chegou a mais de 13 bilhões em 2019. E isso só para começar, diz Nick Hunn, autor do relatório e diretor da WiFore Wireless Consulting.
“Desde que inventei o termo ‘Audíveis’ [Hearables] em 2013, esse mercado se tornou a tecnologia usada por consumidores de maior crescimento jamais visto”, diz Hunn. Observando que, nos últimos quatro anos, mais de 100 milhões de pares de fones de ouvido foram vendidos a consumidores, ele diz que um mercado de audíveis de 80 bilhões de dólares em 2025 é fácil de enxergar. “Estou ciente de que esse número vai além da previsão de outras pessoas, mas mal começamos a ver o começo do que os audíveis podem fazer.”
A especificação Bluetooth 5.2. vai mudar tudo para os hearables e para os aparelhos auditivos
Hunn diz que espera que a nova especificação Bluetooth 5.2., apresentada na CES esta semana, será um catalizador de inovações que fará o mercado crescer. Entre outros, a nova especificação Bluetooth permitirá que os fabricantes de audíveis ofereçam áudio de maior qualidade com menor latência (atraso) no streaming sem fio, além de conectividade multicanal com vários acessórios Bluetooth. Tudo isso será obtido com o Bluetooth LE Audio, “a próxima geração do áudio Bluetooth”, disponível com Bluetooth 5.2.
E ainda se pode esperar que o novo padrão Bluetooth continue a diminuir a fronteira entre audíveis sofisticados e aparelhos auditivos de entrada.
Numa entrevista com Hearing Tracker, Hunn disse que a padronização facilitará que aparelhos auditivos Bluetooth enviem áudio sem fio de alta qualidade para qualquer dispositivo Bluetooth 5.2. e o recebam. Ao mesmo tempo, o novo padrão Bluetooth permitirá que outros fabricantes criem acessórios que se conectam a qualquer aparelho auditivo Bluetooth 5.2, independentemente da marca.
Atualmente, os fabricantes de aparelhos auditivos oferecem dispositivos de apoio à audição — como microfones remotos e streamers para TV — que transmitem áudio usando tecnologias sem fio proprietárias. Segundo Hunn, o novo padrão Bluetooth abrirá o mercado para acessórios mais baratos, que funcionam com quaisquer marcas.
Quando estarão disponíveis aparelhos auditivos Bluetooth 5.2?
Hunn advertiu que talvez leve algum tempo para que os novos produtos Bluetooth cheguem ao mercado. Ele espera que os fabricantes de aparelhos auditivos, que têm um ciclo de produto relativamente rápido, entreguem produtos com Bluetooth 5.2 mais ou menos no ano que vem, e tem esperanças de que novas tecnologias de streaming de áudio estejam disponíveis em modelos populares de smartphones como o iPhone ou o Google Pixel por volta de “setembro do ano que vem” (2021).
Ele acha que produtos de terceiros de apoio à audição com Bluetooth 5.2. estarão disponíveis antes disso, e espera que tanto audíveis quanto aparelhos auditivos se beneficiem disso.
Ainda é cedo no ciclo de vida
Hunn disse que há muita inovação para dar continuidade ao crescimento do mercado de audíveis. Na verdade, o mercado ainda está no começo de seu ciclo de vida.
Quando ele começou a acompanhar o mercado de audíveis, havia startups intrépidas desenvolvendo produtos visionários como o Bragi Dash. É o que Hunn chama de fase de “entusiasmo via crowdfunding” do mercado.
Nos últimos anos, os fabricantes de audíveis melhoraram dramaticamente a qualidade do áudio e as soluções de conectividade, movidos pelo rápido crescimento de serviços de streaming de música como o Spotify. Segundo o relatório, “hoje há cerca de 1 bilhão de usuários ouvindo música por streaming mensalmente”. São números assim que continuarão a mover a demanda a curto prazo por meio daquilo que Hunn chama de fase “de entender o áudio” do desenvolvimento do mercado.
Quando os novos aplicativos com Bluetooth 5.2 estiverem disponíveis, veremos o mercado passar para a fase de “áudio avançado”, diz Hunn.
Porém, o fim do ciclo de cinco anos 2020-2025 chegará antes que vejamos biossensores integrados aos aparelhos auditivos e aos audíveis na forma de killer apps que aceleram dramaticamente o crescimento do mercado.
Hunn diz que é absolutamente real a promessa de biossensores, mas que levará algum tempo até que a empolgação a respeito das possibilidades de sensores dentro dos ouvidos se traduzam em capacidades de alta tecnologia viáveis economicamente e fáceis de usar. Porém, quando chegar a hora, estaremos em outro ciclo de vida “de biometria de alto crescimento do mercado, diz ele.
O relatório está disponível nos termos de uma licença Creative Commons
Meramente arranhamos a superfície dos dados e dos insights do último relatório de Nick Hunn a respeito dos audíveis. A boa notícia é que ele está disponíveis gratuitamente (em inglês) nos termos de uma licença Creative Commons, e pode ser baixado .
- por David Copithorne
- Artigo publicado originalmente em Hearing Tracker
- Tradução de Pedro Sette-Câmara
Grupo SURDOS QUE OUVEM
Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?
Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.
NOSSAS REDES SOCIAIS
- Grupo fechado com 22.000 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos auditivos ou implante coclear
- Grupos de WhatsApp Surdos Que Ouvem
- Youtube
LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ
Neste link você encontra os seguintes livros:
- Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
- Crônicas da Surdez: Implante Coclear
- Saia do Armário da Surdez
4 Comments
Euzebio
16/07/2020 at 17:40É preciso que os que vivem no mundo dos DA se interessem pelos avanços da tecnologias.
Pryscilla Cricio
30/07/2020 at 17:14Olá Euzebio,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
clarice
18/03/2020 at 18:28Gostei muito de saber das novas tecnologia que vem ai.
Atenciosamente.
Pryscilla Cricio
04/08/2020 at 15:36Olá Clarice,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem