Menu
Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem

MEU FILHO NÃO ESCUTA: Grupo de Mães de Crianças Surdas

meu filho não escuta

Se você buscou no Google “meu filho não escuta” e chegou até aqui, agradeça ao universo por ter encontrado o lugar certo para conseguir ajuda. Há 13 anos somos uma comunidade na qual os membros se ajudam mutuamente na jornada da surdez. Temos um grupo de Telegram com centenas de mães de crianças com deficiência auditiva, além de um curso online para pais de crianças surdas e infinitos conteúdos sobre aparelhos auditivos e implante coclear em bebês e crianças.

Fique calma: o primeiro passo é procurar um otorrino especializado em surdez para ter certeza de que seu filho tem ou não um diagnóstico de surdez. Caso ele seja diagnosticado com algum grau de surdez, você será muito bem vindo(a) na nossa comunidade digital de pessoas com deficiência auditiva e pais de bebês e crianças com perda auditiva.

Sinais de que o seu bebê não escuta

Existem vários sinais que podem indicar que um bebê tem perda auditiva:

  1. Falta de resposta a ruídos altos ou vozes: Se um bebê não reage a ruídos altos ou vozes, pode ser um sinal de perda auditiva.
  2. Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem: Se um bebê não balbucia ou faz sons suaves até os 4 meses de idade, ou não usa palavras simples até os 1 ano de idade, pode ser um sinal de perda auditiva.
  3. Memória auditiva ruim: Se um bebê tem dificuldade em lembrar e repetir palavras, pode ser um sinal de perda auditiva.
  4. Falta de movimento em resposta ao som: Se um bebê não vira a cabeça ou se move em resposta ao som, pode ser um sinal de perda auditiva.
  5. Infecções de ouvido: Infecções de ouvido recorrentes, como otite de repetição, podem levar a perda auditiva temporária ou permanente em bebês.

Se você observar algum desses sinais em seu bebê, procure um médico otorrino especializado em surdez com urgência. A detecção e o tratamento precoce da perda auditiva em bebês são fundamentais para o sucesso da reabilitação auditiva.

Sinais de que sua criança não escuta

Além de todos os sinais descritos acima, esses são outros sinais de alerta da perda auditiva em crianças:

  1. Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem: Se uma criança pequena não usa palavras simples ou frases curtas até os 2 anos de idade, ou não usa frases complexas até os 3 anos de idade, pode ser um sinal de perda auditiva.
  2. TV e tablets no último volume
  3. “Desatenção” na escola
  4. Pedidos recorrentes para que os pais repitam o que disseram

O meu filho não escuta

Aqui estão algumas dicas se o seu filho não escuta:

  1. Procure um médico otorrino especializado em surdez
  2. Entre para um grupo de mães de crianças surdas como o Clube dos Surdos Que Ouvem
  3. Busque recursos e apoio: peça indicação de fonoaudiólogo com experiência em reabilitação auditiva e trabalhe com a escola do seu filho para garantir que ele receba as adaptações necessárias de acessibilidade
  4. Aprenda o máximo que puder sobre perda auditiva: você deve saber tudo sobre a perda auditiva da sua criança e as diferentes opções de tratamento disponíveis para tomar decisões informadas sobre o futuro do seu filho
  5. Seja paciente e positivo: ter um filho com perda auditiva pode ser desafiador, mas é importante manter a positividade e a paciência enquanto vocês enfrentam essa jornada juntos. Encorage a sua criança a se comunicar da maneira que for possível e procure oportunidades para que ela socialize e se relacione com outras pessoas
  6. Use tecnologia assistiva: Existem vários tipos de tecnologia assistiva que podem ajudar as crianças com perda auditiva a se comunicar e aprender, como aparelhos auditivos, implante coclear e outros dispositivos que podem ajudar a sua criança a ouvir e entender a linguagem falada.
  7. Não tenha medo de pedir ajuda: É normal pedir ajuda quando precisar, seja de um profissional de saúde, de um terapeuta ou de um grupo de apoio. Cuidar de uma criança com perda auditiva pode ser exigente, e é importante cuidar de si mesma também.

Meu filho não escuta: CAPACITISMO

Quando você tem um filho surdo, precisa ler e refletir sobre capacitismo. Capacitismo é todo tipo de discriminação e preconceito direcionados a pessoas com deficiência. Ele pode assumir muitas formas, incluindo barreiras físicas que dificultam o acesso a edifícios ou serviços, atitudes ou estereótipos negativos sobre pessoas com deficiências e a falta de adaptações e tecnologias assistivas de acessibilidade para pessoas com deficiências.

Como mãe de uma criança com uma deficiência, é compreender a ligação entre capacitismo e surdez e as formas como isso pode afetar a vida do seu filho. Você terá que lutar para que seu filho tenha acesso às mesmas oportunidades e recursos que os seus colegas sem deficiência, desafiar suas próprias atitudes e crenças capacitistas, aprender sobre maternidade atípica e trabalhar para criar um ambiente mais inclusivo e acessível na sua família.

Estar em contato direto com outras mães de surdos faz toda a diferença nesse aprendizado. Além disso, você terá que aprender sobre a diversidade da surdez, reabilitação auditiva, acessibilidade, educação de surdos e muitas outras questões.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 20 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM