Menu
Aparelhos Auditivos

6 coisas que ninguém conta sobre APARELHOS AUDITIVOS

Quando você busca informações sobre aparelhos auditivos, 99% do que vai encontrar na internet são posts de fabricantes e marcas – além das infinitas propagandas que acabam enterrando o conteúdo que realmente interessa ao usuário. Se você é novato no universo da perda auditiva (surdez), saiba que há muita informação importante que é escondida de você pela indústria da audição. Afinal, seu objetivo número 1 é te VENDER um aparelho de audição, e para que isso aconteça o mais rápido possível, quanto MENOS informado você for, maiores são as chances do objetivo ser atingido.

Para sua sorte, você acabou de descobrir um site com mais de 1000 posts sobre surdez, aparelhos auditivos e implante coclear que é escrito por uma surda que ouve desde 2010! Para conseguir ajudar o maior número possível de pessoas com deficiência auditiva, criei o CLUBE dos Surdos Que Ouvem (onde você pode conversar nos nossos grupos de WhatsApp e Facebook com outras pessoas com surdez) e a série de aulas “Como não errar na compra do seu Aparelho Auditivo” (essas aulas já ajudaram centenas de pessoas a economizar milhares de reais ou conseguir um aparelho auditivo de graça).

Na jornada da surdez, você precisa estar acompanhado por outras pessoas com perda auditiva, o melhor otorrino especialista em surdez que puder encontrar e um fonoaudiólogo que seja o seu guia de confiança nesse caminho.

6 coisas que ninguém conta sobre APARELHOS AUDITIVOS

Existem alguns detalhes que raramente são mencionados, mas que podem fazer toda a diferença para quem está buscando um aparelho auditivo para comprar. Esses detalhes vão te fazer economizar milhares de reais e te ajudar a comprar seus aparelhos auditivos com segurança – não deixe de assistir essa série de aulas, 2h do seu tempo que valem ouro.

Aqui estão cinco coisas que ninguém te conta sobre aparelhos auditivos no tocante à adaptação e à vida real:

1. Usar aparelho auditivo é diferente de usar óculos

Não espere colocar o aparelho auditivo e, instantaneamente, voltar a ouvir e compreender tudo. A adaptação ao som amplificado pelos AASI pode ser um processo longo, afinal, quem ouve é o cérebro – e o seu vem sendo privado de acesso aos sons há bastante tempo, ou seja, ele terá que se reconfigurar. O cérebro precisa de tempo para reaprender a processar sons que estavam ausentes. Pense no uso de aparelhos auditivos como aquela pessoa sedentária e acima do peso que começa a malhar: no começo, é estressante, irritante, cansativo e você não vê resultados. Leva tempo, esforço, comprometimento e uso constante – sem desculpas esfarrapadas, ok?

2. Um par de aparelhos auditivos pode custar mais de R$40.000

Todo ano, compilamos uma tabela de preços de aparelhos auditivos de pessoas que coletaram orçamentos em lojas de todo o Brasil. Os preços estão cada vez mais assustadores. Por essas e outras que recomendo que você se associe ao Clube dos Surdos Que Ouvem e fique em contato direto com milhares de pessoas com perda auditiva de todo o Brasil para trocar informações e tirar dúvidas em tempo real.

3. Aparelhos Auditivos melhoram muito mais do que a sua audição

O uso de aparelhos auditivos melhora a sua qualidade de vida de forma muito mais ampla do que você imagina. Estudos mostram que corrigir a perda auditiva ajuda a prevenir o isolamento social, melhora as relações interpessoais e até reduz os riscos de depressão e demência. Ouvindo melhor, você fica mais confiante, seguro e independente, sente mais vontade de conversar e se conectar com as pessoas – e isso reflete em todos os aspectos da sua vida!

4. Aparelhos Auditivos não curam a surdez

Ninguém começa a usar óculos com a expectativa irreal de que sua visão volte à perfeição da normalidade, mas as pessoas, por incrível que pareça, têm essa expectativa maluca quanto aos aparelhos auditivos! Existem muitas limitações, que têm ligação principalmente com o seu grau de surdez, além de dificuldades em ambientes muito barulhentos ou em captar sons muito distantes. Usar aparelhos auditivos ajuda a ouvir melhor, mas você precisa compreender não apenas as limitações que seu grau de surdez impõe, como também quanta ajuda o seu aparelho consegue te dar! Converse longamente com seu Fonoaudiólogo a respeito disso.

Mantenha expectativas realistas e entenda que eles são uma ferramenta de auxílio, não uma solução mágica nem um ouvido novo, ok?

5. Aparelhos Auditivos não curam o zumbido

Aí está outra expectativa irreal que as pessoas têm sobre os aparelhos auditivos por desconhecimento do assunto. Comece lendo esse post sobre zumbido no ouvido. Depois, entenda que o zumbido é um sintoma, e não uma doença. Se o seu é causado pela surdez, lembre-se de que a surdez neurosensorial não tem cura, ou seja, o zumbido é sintoma de uma doença que estará com você até o final da vida. O uso de aparelhos auditivos é absolutamente necessário em caso de perda auditiva (saúde auditiva é saúde cerebral) e isso ajuda demais com o manejo do zumbido. Você tem que aprender a lidar com ele. Converse com pessoas que têm zumbido no ouvido, porque isso é transformador.

O que os aparelhos auditivos fazem é devolver ao cérebro acesso aos sons que ele não consegue mais captar e, enquanto isso acontece, seu cérebro presta atenção nesses sons e tira o foco do seu zumbido. Mas “cura” é papo de guru da pior espécie! PS: toda vez que deixo um comentário pedindo aos ‘gurus’ do Instagram que me mostrem uma pessoa com surdez neurosensorial ‘curada’, eles me bloqueiam. Por que será? Rsrsrs!

2. O Fonoaudiólogo é mais importante do que a marca do seu aparelho auditivo

As pessoas ficam neuróticas em busca da melhor marca de aparelho auditivo por puro desconhecimento sobre o universo da surdez. O trabalho do fonoaudiólogo não para na escolha do aparelho de audição. Ele é responsável por ajustar o dispositivo para que funcione perfeitamente de acordo com a surdez de cada pessoa. Mesmo os aparelhos mais caros e de alta tecnologia não serão eficazes se não forem ajustados corretamente (é tipo comprar uma Ferrari e não saber dirigir, você tem que confiar no motorista). Um fonoaudiólogo experiente ajusta os níveis de amplificação, equaliza sons, e garante que o usuário tenha conforto auditivo nos mais diferentes ambientes.

O uso de aparelhos auditivos envolve um processo de adaptação gradual, e o fonoaudiólogo desempenha um papel vital nesse processo. Ele orienta o paciente sobre como usar o aparelho, como cuidá-lo e limpá-lo, ajusta-o conforme necessário após feedbacks iniciais e oferece suporte em qualquer dificuldade que o paciente enfrente. A marca do aparelho por si só não garante esse tipo de suporte contínuo.

Muitos pacientes precisam de treinamento auditivo para reaprender a ouvir certos sons após começar a usar aparelhos auditivos. O fonoaudiólogo pode oferecer exercícios e técnicas de reabilitação para ajudar o cérebro a se acostumar com o novo fluxo de sons. Sem esse acompanhamento personalizado, a experiência com o aparelho auditivo pode ser bem frustrante.

É o fonoaudiólogo quem orienta qual marca e modelo melhor atendem às necessidades individuais de cada paciente. O fonoaudiólogo considera o orçamento, as características técnicas (como conectividade Bluetooth, controle de ruído, etc.) e o estilo de vida do paciente. A marca pode ser importante, mas sem o conhecimento do fonoaudiólogo, escolher um aparelho eficaz e adequado é muito mais difícil.

Enquanto a tecnologia dos aparelhos auditivos continua avançando, a experiência e o conhecimento do fonoaudiólogo são insubstituíveis. Ele é quem garante que o aparelho auditivo escolhido não seja apenas de boa marca, mas o mais adequado para melhorar a qualidade de vida do paciente de forma completa.

 

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: A Comunidade que vai transformar a sua jornada da surdez

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A surdez não precisa ser um caminho solitário nem assustador! Faça parte do Clube dos Surdos Que Ouvem e transforme sua experiência com apoio, informação e uma rede de amigos dos quatro cantos do Brasil. Junte-se a milhares de pessoas que compartilham sua jornada e descubra como viver com mais qualidade, autonomia e segurança.

Ao se tornar SÓCIO DO CLUBE, você terá acesso a Grupos exclusivos (grupos no Facebook eWhatsApp), descontos e conteúdos práticos sobre tudo o que você precisa saber

Com mais de 21.700 membros que são usuários de aparelhos auditivos e implantes cocleares participando, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e aprender com quem entende os desafios da perda auditiva. Encontre informações essenciais sobre direitos, aparelhos, médicos, fonoaudiólogos, implantes, concursos públicos e muito mais.

Por que se tornar SÓCIO DO CLUBE?
  1. Economize milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos com as dicas e recomendações de quem já passou por isso.
  2. Descubra como conseguir aparelhos de audição gratuitos pelo SUS e evite cair em golpes de produtos falsos
  3.  Tenha acesso direto a especialistas e indicações de médicos e fonoaudiólogos de confiança
  4. Faça amigos, converse com pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes auditivas e que utilizam aparelhos para ouvir melhor
  5. Se você é pai ou mãe de uma criança com perda auditiva, conecte-se com centenas de famílias que se apoiam todos os dias em nossos grupos de WhatsApp e Facebook.
Como comprar APARELHO AUDITIVO com SEGURANÇA no Brasil

onde comprar aparelho auditivo com segurança

Aprenda como evitar os maiores erros na hora de comprar seu aparelho auditivo! Com mais de 43 anos convivendo com a surdez, eu criei uma série de aulas rápidas que vão te ajudar a economizar dinheiro e escolher o melhor aparelho auditivo. Descubra os segredos e piores práticas da indústria e esteja preparado para fazer as perguntas certas ao seu profissional de saúde.

Torne-se aluno agora e aprenda tudo o que você precisa para NÃO ERRAR na compra do seu aparelho de audição.

Cursos Exclusivos do Clube dos Surdos Que Ouvem
          1. Curso A Surdez e os Relacionamentos Amorosos
          2. Curso para Mães e Pais de Crianças e Bebês com Perda Auditiva
          3. Curso NÃO ERRE na compra do seu aparelho auditivo
          4. Curso SAIA DO ARMÁRIO da surdez
          5. Curso para FONOAUDIÓLOGOS de Surdos Que Ouvem com Aparelho Auditivo

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply