Menu
Implante Coclear / Relatos de Pessoas com Deficiência Auditiva

OUVIDO BIÔNICO: os prós e contras do IMPLANTE COCLEAR

Vamos analisar prós e contras do implante coclear neste post, que foi escrito por uma surda que ouve com dois implantes cocleares há 10 anos. O implante coclear – ou ouvido biônico para os íntimos – já revolucionou a vida de mais de 1 milhão de pessoas com surdez severa e profunda no mundo. Graças a ele, pessoas como eu – que sou completamente surda nos dois ouvidos – podem voltar a ouvir e, assim, se transformam em surdos que ouvem. O implante coclear abre a porta e constrói pontes para que possamos sair do isolamento social e aumenta incrivelmente as nossas possibilidades educacionais e profissionais.

Ainda assim, muita gente se dedica a espalhar mentiras sobre o implante coclear. O IC não cura a surdez porque a surdez neurosensorial não tem cura: ele é uma tecnologia assistiva que restaura artificial e momentaneamente o sentido da audição. É uma maravilha da ciência e da medicina.

Enquanto estou usando-o, posso ouvir e entender tudo, inclusive a fala humana sem leitura labial. Quando o desligo ou removo, volto ao silêncio total. Cada surdez e cada resultado com o implante coclear são únicos como uma impressão digital – é por isso que você precisa ser avaliado por um médico otorrino especialista em surdez se está cogitando fazer essa cirurgia um dia.

OS PRÓS E OS CONTRAS DO IMPLANTE COCLEAR

Os prós e contras do implante coclear precisam ser avaliados com cuidado se você foi avaliado por um médico otorrino especializado em surdez e recebeu indicação para fazer a cirurgia do ouvido biônico. Como tudo na vida, o IC tem vantagens e desvantagens.

Como sou uma surda que ouve com dois implantes cocleares e tive minha vida revolucionada por eles aos 32 anos, após décadas perdendo a audição para uma surdez neurosensorial progressiva, me considero suspeita para falar. Eu só enxergo os prós do IC porque eles preenchem os meus dias. Apesar de continuar surda e não escutar nada quando não estou usando um implante coclear, quando estou com ele volto a ouvir todos os sons do mundo. Posso ouvir e entender a fala, escutar música, falar no telefone, me comunicar em outras línguas e ficar sozinha em casa ou viajar sozinha sem medo.

Este post é direcionado aos leitores com surdez profunda que usam aparelho auditivo mas já não têm mais entendimento de fala sem leitura labial – e também para os que não usam aparelho e estão na mesma situação. Converse com os membros do Clube dos Surdos Que Ouvem, leia relatos de ativação de implante coclear e relatos de pessoas que usam implante coclear há bastante tempo. Depois, tire as suas próprias conclusões.

OS PRÓS DO IMPLANTE COCLEAR

O implante coclear me devolveu todos os sons da vida aos quais eu não tinha mais acesso, causando uma verdadeira revolução no meu dia-a-dia. Voltei a ouvir com o ouvido direito em novembro de 2013 e, desde então, fui capaz de voltar a fazer tudo o que a surdez me impedia.

Os prós do implante coclear que fazem diferença no meu dia-a-dia são:

  1. Independência (não preciso mais de favores auditivos)
  2. Segurança (para fazer as coisas sozinha, seja viajar ou ficar em casa, sem medo de não ouvir algo importante)
  3. Controle da minha voz
  4. Infinitas possibilidades em todos os aspectos da vida
  5. Domínio de outras línguas (inglês, espanhol, francês)
  6. Estimulação constante do cérebro (adeus, declínio cognitivo)
  7. Ouvir música com riqueza de detalhes
  8. Falar no telefone
  9. Não ser mais dependente de leitura labial
  10. Conexão bluetooth com TV, smartphone, computador, telefone, etc.

OS CONTRAS DO IMPLANTE COCLEAR

Como qualquer outra cirurgia, o implante coclear tem riscos, tais como: zumbido e tontura após a cirurgia, paralisia facial (momentânea ou permanente, por isso é fundamental buscar um cirurgião muito experiente em IC), alteração do paladar, entre outros. O Dr. Luciano Moreira explica em detalhes todos os riscos da cirurgia de implante coclear.

Mas lembre-se: TODA cirurgia envolve incontáveis riscos, e a maioria absoluta das cirurgias, sejam elas quais forem, acontece sem intercorrências. Se as pessoas focarem apenas nos riscos, não farão nenhuma cirurgia da qual precisam. Nessas horas devemos nos ater aos dados e aos fatos, não aos medos. Se eu tivesse ficado presa no medo do IC (que TODO MUNDO sente, nada mais normal do que isso) não teria voltado a ouvir e estaria condenada ao silêncio total e eterno até hoje.

Tenho IC nos dois ouvidos e considero que os contras do implante coclear são:

  1. Você ficará preso à marca que implantou pelo resto da vida
  2. O alto custo dos processadores (a manutenção pelo SUS não funciona como deveria e você pode perder seu plano de saúde)
  3. Limitação na hora de fazer ressonância magnética (dependendo da marca e modelo do implante)
  4. Como qualquer equipamento eletrônico, estraga e fica obsoleto com o tempo, precisando ser trocado

As desculpas mais usadas por quem tem medo do IMPLANTE COCLEAR

Depois de conhecer os prós e contras do implante coclear, é hora de conversar sobre as desculpas que as pessoas usam para não fazê-lo quando têm essa opção. A resistência ao implante coclear (quando há indicação formal para que se faça a cirurgia) está muito ligada ao pânico do desconhecido. O novo assusta, sair da zona de conforto assusta e nem todos estão dispostos a enfrentar um recomeço. Muitas pessoas se apegam a desculpas infantis

“Ah, mas ele fica atrás da orelha”

Nesse caso a pessoa geralmente olha para o meu IC com cara de apavorada antes de soltar essa pérola. Sim, é lógico que fica atrás da orelha, na frente é que não ia ficar, né? Rsrsrs. Para quem é obcecado por discrição e está no armário da surdez, a solução são os ICs de peça única, disponíveis em duas marcas de implante coclear. Eles não vão atrás da orelha!

“Ah, mas o aparelho auditivo ainda me ajuda”

Quem chegou à surdez profunda não tem noção do que perde mesmo usando aparelhos auditivos e nem do que é a surdez profunda. Comigo também era assim! Eu achava que estava ótima com eles, ‘ouvindo tudo’ e que tudo bem continuar daquele jeito. Aí ativei meu implante coclear e fiquei tipo ‘meu Deus, por que é que ninguém me avisou antes que eu não ouvia NADA?’

“Ah, mas logo as células-tronco vão resolver a surdez”

Tô ouvindo isso desde que tinha quinze anos, e até hoje as células-tronco não deram em nada no quesito cura da surdez – faço 42 anos esse ano! Entenda que o ‘milagre’ já existe, e se chama reabilitação auditiva. A medicina e a tecnologia são capazes de ajudar a maioria dos casos de surdez. Saiba o que a surdez não tratada faz com o seu cérebro.

“Ah, mas tem que raspar um pouco do cabelo”

Essa me tira do sério! Então é melhor continuar sem ouvir do que raspar dois centímetros de cabelo? Zero paciência para quem faz do cabelo uma prioridade na vida e põe a saúde auditiva no fim da lista por… vaidade!

“Ah, vou esperar lançarem um implante coclear totalmente implantável”

Acredito que o futuro do avanço tecnológico dos IC’s seja esse, sim. Acontece que nós, seres humanos, não vivemos tanto tempo para sentar e ficar esperando a grande tecnologia futurística que sequer saberemos se um dia será lançada e se tornará comercialmente viável (os desafios são imensos). Quem quer MESMO ouvir vai buscar o que está disponível HOJE. Não consigo nem imaginar como seria continuar vivendo a vida de medo e isolamento social que eu vivia antes de fazer um IC em 2013.

“Ah, mas não vou ouvir como era antes”

Entenda que o cérebro é maior que o céu, como diz aquele lindo poema de Emily Dickinson. O cérebro humano é capaz de se adaptar a tudo. Nas primeiras semanas após a ativação eu achava os sons novos esquisitos, um pouco metálicos até. Hoje em dia tenho a nítida sensação de que escuto praticamente como escutava nos tempos pré-surdez moderada. E, mesmo que isso não tivesse acontecido, só entendi o quanto a minha alma queria desesperadamente ser inundada por sons outra vez quando isso aconteceu. Permita-se! O implante coclear pode te surpreender e até revolucionar a sua vida, como fez com a minha.

Os prós e contras do implante coclear estão aí. Analise-os e decida-se!

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 


About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    × Como posso te ajudar?