Ontem me peguei sentada à noitinha na praia de Copacabana pensando na vida. E ouvindo. Ouvindo tudo. Ouvindo muito. Helicóptero, mar, onda quebrando, criança berrando, gente conversando, pessoal jogando bola, vento. Tão bom. Me senti feliz. E grata, acima de tudo.
Quando você passa muitos anos sendo privada gradativamente de ouvir o mundo, as pessoas e a vida, ganhar essa capacidade de volta é espetacular e assustador. Espetacular por começar a ter outra percepção de cada mísero momento e som do seu dia-a-dia. Por sentir uma gratidão que você jamais imaginou que existisse – às vezes sinto como se uma parte de mim estivesse morta e tivesse me sido concedida a graça de ressuscitar essa parte. Pela capacidade de focar no momento presente e tentar viver cada dia com mais coragem. Pelo entendimento de que cada um de nós faz o melhor jogo com as cartas que tem e que nunca se deve julgar as escolhas e sentimentos alheios. E espetacular principalmente por me redescobrir como ser humano e entrar em contato comigo mesma de um jeito inexplicável. Assustador? Ah, sim, eu disse isso. Me assusta a beleza de cada som do mundo. Me assusta o fato de que a grande maioria dos ouvintes não percebe nem capta essa beleza. Enfim, OUVIR de novo é uma facada no coração e um cafuné na alma. Nunca fui TÃO feliz.
Uma amiga fono uma vez me disse que eu teria a sensação de que minha vida recém estaria começando depois do IC. É exatamente assim que me sinto. Quero viver tudo o que me privei nessa vida por medo ou receio. Quero descobrir como é ser essa Paula que ouve. Essa Paula que se sente completa e segura. Que passou a gostar de conversar e adora descobrir as vozes das pessoas novas. Que agora pode falar olhando nos olhos e não mais nos lábios. Que ouve a própria respiração. Que agora consegue gostar de lugares escuros e barulhentos. Que ouve um australiano falando inglês e entende fácil, mas ainda sente vergonha de sair tagarelando em outras línguas. Que bom que só deixo de me sentir essa nova Paula na hora de dormir, ao tirar o IC – mas não importa porque estou dormindo, e nos meus sonhos eu ouço o tempo todo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
-
-
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança
-
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
5 Comments
Jose Carlos Veloso
31/05/2019 at 15:12Eu fiz o IC em agosto de 2018 e ate agora , maio de 2019, nao ouço bem,ou melhor nao entendo bem,segundo meu fono ouvir é uma coisa, entender é outra.
O processador pega muito bem todos os sons, mais atrapalham o principal, a voz das pessoas.
Estou desesperado com isso. Quando leio as Cronicas, nao observo isto descrito, so maravilhas.
Se alguem puder, por favor me ajudem, pelo amor de Deus.
Antecipadamente agradeço muitíssimo.
Jose Carlos Veloso.
Pryscilla Cricio
17/08/2020 at 18:08Olá Jose Carlos,
Tudo bem?
Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.
https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/
E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):
https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A
Estamos te esperando!
Abraços,
Equipe Surdos Que Ouvem
Edena
25/01/2014 at 23:46Sou mãe de um moreno de olhos verdes e sorriso estampado, o Jordi. Cada vez que ligo a máquina, vou ansiosa pro meu e-mail só pra ter notícias sua. O seu sucesso é alimento pra minha esperança, sonho com o dia do amadurecimento do meu filho adolescente. É, já deu pra perceber que com 18 anos o garotinho não quer nada com nada. Por enquanto ainda faço tudo por ele, mas já estou conscientizando-o sobre a independência da vida. Procuro tudo sobre surdez, li o seu livro e outros, faço Pedagogia, comecei Pós-graduação em LIBRAS só para descobrir os caminhos rumo as conquistas pra ele, é que por aqui não tem oportunidades de desenvolvimento, pra não ser ingrata, tem o mínimo de praxe, aí ele pouco se interessa. Bjs e Deus te ampare.
Gostaria que ele te conhecesse mas IC, nem é pra tocar no assunto. Com pouca experiência ele se faz feliz no mundo do silencio. Obrigada querida, um dia ele vai enxergar os caminhos que você tem feito para ajudá-los, e a mim você fez com que entendesse o mundo dele, você tem o poder de transformar o conhecimento, agregar sabedoria, paciência e consequentemente mais amor para nós ouvintes que ficamos do lado de fora deste mundo silencioso.
No futuro ele irá entender e vai percorrer os caminhos que embora sejam os mais difíceis, mas é no topo que vemos além do horizonte.
IMaria
25/01/2014 at 12:50Conseguiu traduzir em palavras o que penso.
Nao tenho IC, mas é o que sinto toda vez que coloco meus aparelhos e penso no presente e no futuro.
Lindo final sobre os sonhos.
marcia monteiro
24/01/2014 at 12:21Minha mãe tem 77 anos e perdeu totalmente a audição quando tinha 45 anos. Ela há alguns anos foi ao médico e disseram que o caso dela seria esse transplante, na época ainda estavam no começo aqui no Brasil. Qual foi o médico que fez esse transplante? Deve ser muito maravilhoso voltar a escutar. Uma operação dessa é muito cara?
Obrigada,
Márcia