Menu
Aparelhos Auditivos

Sinais de que você precisa de aparelhos auditivos

A perda auditiva em geral começa de modo imperceptível, mas alguns sinais são claros de que você precisa de aparelhos auditivos! Fiz uma lista dos principais, que são clássicos. Porém, não esqueça: ao menor sinal, procure um otorrinolaringologista de confiança! 😉

A TV começa a perfurar os ouvidos alheios

Acho que esse é o sinal mais gritante de todos. Você põe a TV num volume altíssimo e ainda assim acha baixo. O resto da família começa a surtar com o barulhão e te pede para diminuir mas, se fizer isso, você não ouve mesmo! Pode saber que até o vizinho de cima já está pensando em te aconselhar a fazer uma audiometria…

A sala de aula vira sala do pânico

Ouvir mal e precisar frequentar escola/faculdade não é para os fracos. Você começa a escolher um lugar estratégico para ter visão panorâmica da sala inteira e evitar passar pelo constrangimento de ver alguém berrando seu nome porque te chamou 5x e você não ouviu. Professores falando de costas = entendimento zero. Entender o que a turma do fundão diz? Nem pensar!

Você começa a cantar como a Solange do BBB

Quem lembra da Solange cantando tudo errado? Ouvir errado = cantar errado. E o mais engraçado é que depois, quando passamos a usar aparelho auditivo e a entender as coisas corretamente, nos damos por conta dos micos épicos que pagamos assim.

As pessoas comentam que você está berrando

E você prontamente responde: EU NÃO ESTOU BERRANDO NÃO. Aos berros, claro. O tom de voz de quem ouve mal é alto e incomoda aqueles que não têm deficiência auditiva. Portanto, se as pessoas próximas  e as nem tão próximas assim comentarem que você fala alto demais ou berra, já sabe. Sinal luminoso de alerta!

Ligações telefônicas viram tortura

Seu interlocutor pergunta ‘como vai’ e você responde que hoje é quarta-feira? Quem nunca… Quando temos perda auditiva falar ao telefone é um martírio pois não há nada mais desagradável do que pedir que a pessoa repita cem vezes o que disse – e ainda assim não entender!! Muitos pensam que ainda dão conta do recado mas não percebem que só falam ao telefone com a mãe, o pai, o marido; pessoas cujas vozes são muito fáceis de desvendar em função do convívio intenso.

Participar de conversas com várias pessoas é como estar perdido num aeroporto chinês

Quando fica difícil entender o que mais de uma pessoa diz numa conversa, sinal de alerta. A atitude de quem precisa de AASI’s numa situação dessas é ficar olhando para o chão, para o teto, mexendo no celular e se sentindo perdido num aeroporto chinês – o povo fala, fala, fala e você não entende bulhufas do que estão dizendo.

Repetidos momentos “Velha da Praça da Alegria”

Quem lembra daquela velhinha? Eu lembro como fica em pânico se assistir aquele programa porque me identificava demais com ela! Foram milhares de vezes em que estive em conversas nas quais me perguntavam “X” e eu respondia “Y” sem a menor cerimônia. Pior que isso só quando eu parava de prestar atenção em conversas com várias pessoas e de repente decidia voltar pro papo e soltava alguma frase e todos me olhavam e diziam: “Mas acabamos de falar isso”. Se você entende errado regularmente, tem algo errado aí.

As pessoas perguntam se você ouviu coisas que você não ouviu

“Você não ouviu baterem na porta?”, “Você não ouviu que eu te chamei?”, “Você não ouviu o alarme do carro?”, “Você não ouviu a porta bater?”, “Você não ouviu a campainha?”, “Você não ouviu o interfone?” – e por aí vai. E não, você não ouviu.

Os outros começam a perguntar se você é surdo

Quem ouve capta direitinho os ‘escorregões’ de quem não ouve. Quando um ouvinte percebe que a gente não ouve em diversas situações as antenas levantam. Se você desconfia que ouve mal e te fazem a temida pergunta ‘Você é surdo?’, melhor correr pro médico. Muitas pessoas gostam de se enganar dizendo-se desatentas ou distraídas. Mesmo o mais distraído dos ouvintes ouve quando lhe chamam ou entende o que lhe dizem.

Se você se identificou com algum ou alguns dos sinais, busque um otorrinolaringologista de confiança e faça uma audiometria. Tentar fingir que a sensação de isolamento trazida pela surdez não existe é uma das tarefas mais cansativas para quem não ouve ou ouve mal. Busque ajuda, busque qualidade de vida e vá ser feliz. 😉

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem 2023

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

     

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2.  

  3. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  4.  

  5. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  6.  

  7. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  8.  

  9. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  10.  

  11. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  12.  

  13. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  14.  

  15. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

3 Comments

  • Gregório
    27/12/2017 at 16:41

    Eu sempre dediquei minha vida à música, sempre foi meu hobbie. Meu irmão andou pegando ódio disso recentemente, porque ele dedica a videogames e tem inveja do meu lado artístico, aí ele berrou tão alto no meu ouvido que tive perda auditiva. Vou ter que ouvir música baixo e falar baixo.

    Reply
  • Juliana Malafaia
    04/03/2016 at 15:03

    Eu também falo baixinho, e ninguém entende o porque. Acho por falar baixo quem não me conhece bem acha que devo estar mentindo. Qualquer coisa que falo as pessoas pedem pra repetir, só que na minha cabeça tô falando super alto!! Vai entender.

    Reply
  • Cah
    23/08/2014 at 00:58

    Realmente vc listou os mais importantes alertas da deficiência auditiva.
    Porém, minha voz é baixinha e as pessoas acham incrível qdo falo da minha surdez por causa desse tom suave…

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.